EBRADI

Advocacia, Adivocacia ou Adevocacia?

Banner: Fique por dentro do mundo jurídico

Olá, pessoal! 

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito. 

Advocacia, Adivocacia ou Adevocacia? 

 

 A forma correta é Advocacia!  

 

1)Conceito:A advocacia é uma das funções essenciais à justiça, que possui como finalidade o cumprimento da ordem jurídica, com o objetivo de garantir direitos além de intermediar conflitos entre particulares, Estado, ou entre ambos. 

2) Exemplo Prático:João se formou no curso de Direito pela Universidade XTTO e foi aprovado no exame da OAB. Assim, João está apto para o exercício da advocacia. 

3) Notícia: Gostaria de começar este artigo dizendo que utilizo a expressão “advogado” de maneira a englobar tanto o advogado privado quanto os heroicos membros das Defensorias Públicas do nosso País. 

Dispõe o caput do artigo 133 da Constituição Federal, principalmente, que o advogado é indispensável à administração da justiça. Assim também dispõe, com exatamente as mesmas palavras, o caput do artigo 2º do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994). Uma pequena observação antes de continuar: acredito que todos saibam o significado da data em que o Estatuto da nossa querida OAB foi publicado. Pessoas deram as suas vidas pela liberdade em decorrência daquilo, tal rebelião influenciou a Revolução Francesa de 1799 e, consequentemente, a nossa Inconfidência Mineira. Deve ter sido só uma coincidência bizarra, mas uma boa coincidência bizarra. (…)”. 

Para saber mais: A situação do advogado como figura indispensável à administração da justiça 

 

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais!Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube. 

 

 

Sair da versão mobile