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Advogado home office: saiba como se reinventar no mercado

advogado home office

Com a expansão da pandemia de Covid-19, o trabalho remoto passou não só a ser uma alternativa para a continuidade de diferentes setores em um novo cenário global, mas também um formato de atuação desejado pela flexibilidade e adaptabilidade que proporciona em períodos normais e de crise — e isso não é diferente no mercado jurídico. Tanto é que o trabalho em escritórios vem dando lugar à atuação do advogado home office.

Essa tendência, inclusive, é uma oportunidade para quem deseja investir na advocacia autônoma. Afinal, além de ampliar os campos de atividades e fornecer mais independência para montar sua clientela, é possível ainda reduzir despesas comuns na manutenção de escritórios. Por isso, se você tem interesse no assunto e quer se planejar para seguir esse campo, é só continuar lendo este post!

Como um advogado pode trabalhar nesse formato?

Aqui, você vai encontrar o passo a passo necessário não só para se adaptar ao home office e ter uma boa experiência com ele, mas também sugestões de como otimizar a sua jornada de trabalho, programar-se para atrair e formar uma clientela e prestar um serviço de qualidade, mesmo a distância. Confira!

Planejamento

Comece fazendo um planejamento do seu trabalho a curto e médio prazos com metas mensais de captação de clientes, faturamento desejado e estimado e das despesas que você terá nesse período — além do quanto espera reduzir se comparado ao período de atividade no escritório. Tudo isso vai ajudá-lo a nortear os seus próximos passos e a definir ações para crescer no mercado.

Organização

Em seguida, trace quais serão as tarefas que você vai exercer, o nicho de mercado com o qual vai atuar, qual será a jornada laboral semanal e como será o cronograma de divulgação do seu serviço. Além disso, é nessa fase que você deve reservar um espaço em casa para montar o seu escritório.

Comunicação

Não deixe de pensar também na comunicação da sua marca, não só na prospecção, mas também na fidelização dos clientes. Para isso, produza cartões de visitas virtuais e contrate uma plataforma de CRM. Ela vai ser útil para organizar e catalogar as informações de cada caso, criar um canal de atendimento exclusivo, produzir e enviar e-mail marketing, gerenciar campanhas publicitárias em buscadores (como o Google) e muito mais.

Tecnologia

Lembra quando falamos do seu escritório? Pois bem, além de um bom espaço para trabalhar e guardar os seus materiais, o home office deve contar com uma boa estrutura tecnológica, a fim de mantê-lo conectado sem interferências à rede, permiti-lo upar e fazer download de diferentes arquivos na internet, imprimir e escanear documentos e se comunicar com quem precisar por áudio e/ou vídeo.

Por isso, certifique-se de contratar um bom serviço de banda larga e telefonia e ter os equipamentos exigidos no ambiente (telefone fixo, computador, impressora etc.)

Coworking

Você pode recorrer a uma solução que tem ganhado força no modelo híbrido de atuação do advogado home office: o aluguel de uma ou mais salas em espaços de coworking na sua cidade.

Funciona assim: no escritório em casa, você realiza as diligências, acompanhamento de processos e demais afazeres do trabalho. Já quando é preciso fazer encontros e reuniões com clientes, outros advogados ou parceiros comerciais, faz uso desses locais.

É possível se destacar e conquistar mais clientes?

No tópico anterior, falamos sobre como se programar para sair do escritório e começar uma carreira como advogado home office. Agora, vamos mostrar o que você pode fazer para divulgar o seu trabalho de forma eficiente, com um bom custo-benefício, conquistar cada vez mais clientes e alcançar um maior reconhecimento no mercado. Fique atento às dicas!

Faça uso do marketing digital

Na era digital, a melhor estratégia para se divulgar, exibindo as competências e o histórico profissional que se tem, é por meio do espaço online, mais especificamente das redes sociais. Afinal, como mostrado pelo relatório global de 2019 do We Are Social, 70% da população brasileira estão conectados à internet e, desse total, 66% possuem, pelo menos, uma conta em uma rede social (como Facebook, Twitter, YouTube e Instagram).

Ou seja, plataformas nas quais você pode criar perfis/páginas para gerar anúncios — com alta circulação, público-alvo personalizável e custo reduzido — e se tornar produtor de conteúdo — de artigos, vídeos, fotos e afins — sobre, por exemplo, a área do Direito, as diligências mais frequentes de um advogado e os aspectos da legislação atual.

Materiais que ajudam a descomplicar e deixam esses assuntos mais acessíveis aos usuários e, como consequência, atraem potenciais interessados no seu serviço e na sua expertise — isto é, pessoas que podem ser convertidas em clientes.

Isso sem falar naquelas redes voltadas especificamente a profissionais, como é o caso do LinkedIn, que o conectam aos colegas advogados, aos indivíduos de outros ramos e às empresas de diversos setores. Esse tipo de mídia é utilizado para divulgar o seu currículo e expor as competências e habilidades técnicas que tem, as últimas atividades que desempenhou no mercado, as suas atualizações acadêmicas etc.

Invista em uma especialização

Um bom profissional do Direito sabe que o desenvolvimento de carreira passa, obrigatoriamente, pelo investimento em educação. Isso porque, além de atualizar e agregar valor ao currículo, ela aumenta o seu know-how sobre uma ou mais especialidades desse campo de formação, deixa-o a par das tendências do mercado advocatício (como os lawtechs), expande suas referências legais e o capacita para atender demandas mais complexas dos seus clientes.

Para isso, vale a pena estudar EAD, aproveitando a flexibilidade, a autonomia e a comodidade que esse formato proporciona aos alunos. A EBRADI, por exemplo, conta tanto com pós-graduação digital quanto com cursos de curta duração que ajudam a se aprofundar, especializar-se, praticar networking e ter contato com alguns dos principais e mais conhecidos profissionais do ramo jurídico.

Como mostrado, os primeiros passos para ser um advogado home office bem-sucedido envolvem ter um local adequado para trabalhar, a estrutura tecnológica necessária e um cronograma de atuação bem-planejado. Porém, só isso não basta. É imprescindível avançar e investir continuamente na sua aprendizagem e na sua capacitação profissional, pois, além de contribuir para fortalecer o seu currículo e aumentar a sua credibilidade no mercado, ela o permite trabalhar em segmentos específicos do Direito.

Gostou de saber mais sobre a atuação home office? Então compartilhe o post nas redes sociais com seus amigos também bacharéis em Direito. Quem sabe um ou mais deles não se interessam nessa modalidade, não é mesmo?

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