O mercado de trabalho em Direito, embora seja altamente diversificado e versátil, é também extremamente competitivo. Por isso, quem deseja ter uma boa ocupação nesse mercado precisa se dedicar e fazer as escolhas certas.
Nesse sentido, o público é certamente um dos setores que reservam as melhores oportunidades profissionais no Direito para quem busca estabilidade, boa remuneração, benefícios e uma jornada de trabalho fixa.
Contudo, todas essas vantagens da carreira pública têm o seu preço. Assim como na iniciativa privada, o setor público exige um bom desempenho dos seus profissionais.
Pensando nisso, queremos ajudar você a se desenvolver na carreira pública. Para isso, listamos 6 ações necessárias para quem deseja crescer e se destacar. Continue a leitura e confira!
1. Invista em especialização
Devido ao alto grau de especialização que algumas carreiras do setor público exigem, quem pretende ter sucesso nesse segmento precisa estar disposto a ir além da simples graduação. Hoje, o servidor público precisa ser altamente técnico e habilidoso. Além disso, precisa estar preparado para lidar com diferentes demandas e desafios.
Nesse contexto, investir em especializações se torna uma verdadeira necessidade para esse perfil de profissional. Cursos específicos, como de pós-graduação, podem agregar ainda mais conhecimento e experiência para o servidor, facilitando seu trabalho e aprimorando os seus resultados.
Vale destacar, ainda, que tanto a especialização em Direito quanto a pós-graduação também podem ser requisitos para a progressão na carreira e ocupação de funções comissionadas, por exemplo. Além disso, os títulos são uma das formas como os servidores públicos podem aumentar o salário e progredir dentro da carreira, a depender sempre do órgão e do seu regimento.
2. Preste concursos públicos
Os concursos públicos são a porta de entrada para quem deseja fazer parte do setor público. O concurso é uma das etapas mais desafiadoras e complexas da carreira pública, em razão da alta concorrência que se tem nas provas e do alto nível técnico exigido, a depender sempre do cargo que se busca ocupar.
Na prática, é muito comum ver pessoas que iniciam sua carreira no setor público em cargos de nível médio e, com o passar dos anos, acúmulo de experiência e estudo, prestam concursos para outros cargos, como os de nível superior.
No entanto, nada impede que alguém já ingresse no setor público em um cargo de nível superior, cujas responsabilidades e remunerações são maiores. Porém, para isso é necessário dedicar ainda mais tempo aos estudos e às especializações, pois a lógica é que quanto mais técnicas forem as atribuições do cargo, mais difícil se torna ocupá-lo.
3. Atente à progressão funcional
Um dos grandes diferenciais da carreira pública é a possibilidade de progressão funcional. Muitos dos cargos públicos são estruturados em diferentes classes, as quais vão sendo atingidas à medida que o profissional permanece na função ou se qualifica — seja por meio de especializações e pós-graduações, seja por meio do mestrado ou doutorado.
Diante dessa realidade, quem pretende apostar na carreira pública também precisa ter atenção às possibilidades de progressão funcional e salarial no cargo que pretende ocupar. Esse é um ponto muito importante na hora de escolher qual concurso prestar e qual função ocupar no futuro.
4. Desenvolva novas habilidades
A depender da função pública a ser exercida, o profissional pode ser estimulado a desenvolver novas habilidades a todo momento. Existem atividades altamente dinâmicas, as quais exigem conhecimentos que vão muito além da sua área de formação, como é o caso das funções policiais.
Nesse sentido, um profissional de sucesso é aquele que está sempre disposto a ir além, que busca aprender novas habilidades e novos recursos. Hoje, por exemplo, devido ao avanço acelerado da tecnologia, muitas profissões têm sido modernizadas, rompendo com modelos burocráticos e tradicionais, com o objetivo de melhorar o serviço público e atender cada vez melhor o cidadão.
Quem quer fazer uma carreira pública precisa estar preparado para se reinventar, aprender e contornar todos os desafios e limitações que o setor público impõe. Daí a importância de se manter estudando e se atualizando.
5. Escolha a função pública que mais combina com seus objetivos
Como dito, o setor público reserva oportunidades no mais diferentes órgãos e poderes. A exemplo, é possível seguir carreira dentro do judiciário, como juiz, assim como nas forças policiais civis, militares e federais.
Cada cargo tem seu enfoque, exige determinadas habilidades e, claro, requer a aprovação em um concurso público (com exceção dos cargos comissionados). Com tantas variáveis e diferenciações entre uma carreira e outra dentro do setor público, é fundamental que você tenha um direcionamento mais objetivo em relação aos caminhos que pretende trilhar.
Nesse ponto, o mais indicado é escolher a função que mais combine com os seus objetivos e as suas aspirações. Também é importante avaliar o esforço necessário. Hoje, os concursos públicos são extremamente concorridos e demandam uma alta carga de estudo e dedicação por parte dos candidatos.
6. Continue estudando constantemente
Outra dica que certamente pode ajudar você a crescer na carreira pública é manter o hábito de estudar. Após a aprovação no seu concurso e posse no cargo, a rotina de estudos não pode parar — ela apenas pode mudar um pouco o foco.
Como mencionado, é possível progredir dentro da carreira escolhida, e uma das formas de conseguir isso é continuar estudando, com o objetivo de desenvolver novas habilidades, se aperfeiçoar e se tornar um profissional cada vez mais especializado, eficiente e diferenciado. Isso certamente contribuirá com o seu crescimento no setor público.
Por fim, como foi possível perceber, a carreira pública pode ser extremamente promissora e vantajosa para o profissional que deseja seguir por ela. Além das boas remunerações, benefícios e estabilidade, existem diversos pontos positivos de se tornar um servidor público. Contudo, assim como ocorre na iniciativa privada, no setor público há uma intensa necessidade de aperfeiçoamento e qualificação. Por isso, é fundamental focar no seu desenvolvimento e aprendizado contínuo.
Gostou deste artigo? Quer seguir lendo e aprendendo mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre as diferentes possibilidades de atuação na carreira jurídica!