Ícone do site EBRADI

Confira 6 dicas de como inovar na advocacia!

como inovar na advocacia

Você sabe como inovar na advocacia? Na última década, a tecnologia ganhou destaque nos mais diversos setores, inclusive no mundo jurídico, justamente por causa dos benefícios que ela é capaz de proporcionar.

A utilização de ferramentas tecnológicas proporciona muita praticidade ao dia a dia profissional e é capaz de apresentar grandes oportunidades para quem está disposto a se adaptar.

Tem interesse pelo tema e quer descobrir como inovar na advocacia? Então, continue a leitura deste post e confira nossas dicas. Não perca!

O que é inovação?

A inovação consiste em ter a mente aberta e atenta ao novo, sempre procurando por alternativas distintas. Por isso, a inovação é muito importante para quem deseja empreender e advogar de forma autônoma.

Nesse sentido, os advogados podem perceber que, para prestarem bons serviços e se manterem atualizados sobre o que ocorre no meio jurídico, é necessário integrar novas habilidades inovadoras à rotina de atuação.

É claro que a tecnologia é uma das principais formas de buscar essa evolução, uma vez que foram desenvolvidas ferramentas que inauguraram novas maneiras de praticar o Direito.

Qual é a importância de inovar na advocacia?

Independentemente do ramo, as empresas e os profissionais costumam procurar maneiras de evoluir usando diferentes estratégias para oferecer serviços melhores e garantir a fidelidade do cliente.

Por sua vez, a inovação na advocacia ajuda os profissionais a entregarem valor, além de qualidade e eficiência. Ela tem como base usar soluções digitais que ajudam tanto nas demandas diárias, com automatização de processos, até nas atividades mais complexas, como a construção de estratégias.

Quais são os principais benefícios da inovação?

Entre as principais vantagens podemos citar o aumento de produtividade. Afinal, pequenas mudanças de comportamento costumam gerar ótimos resultados nesse sentido.

Mais um ponto relevante é que sair da zona de conforto e inovar também costuma aumentar a satisfação dos clientes. Já que oferecer um atendimento de excelência se torna mais fácil ao usar as ferramentas corretas.

Como inovar na advocacia?

Agora que você já conhece informações relevantes sobre o tema, vamos apresentar, nos próximos tópicos, as 6 dicas sobre como é possível inovar na advocacia. Confira!

1. Conectividade

A conectividade é tida como a base para todas as soluções digitais, pois ela faz com que a comunicação e a transmissão de dados se torne mais fácil.

Hoje em dia, existem diversos tipos de planos de internet, por exemplo, que se adaptam às necessidades de negócios de todos os tamanhos e oferecem conexões fortes e de alta velocidade.

2. Cloud

A nuvem é uma forma rápida e prática de armazenar e compartilhar informações. Além disso, esse tipo de armazenamento proporciona um ambiente é flexível, pois permite ajustes de capacidade de processamento conforme a demanda.

Ao usar esse sistema, também é possível fazer o monitoramento de produção e de acessos, o que ajuda no gerenciamento de pessoas.

3. Ferramentas de colaboração

O trabalho remoto ganhou destaque nos últimos tempos, especialmente por conta da pandemia gerada pelo vírus da COVID-19. Para que esse modelo não interfira na qualidade dos serviços entregues, ferramentas inovadoras de colaboração que auxiliam na comunicação entre as equipes oferecem facilidade e devem ser usadas.

Nesse sentido, os colaboradores devem estar habilitados para acessar, à distância, recursos como sistemas corporativos e demais aplicações necessárias para o cumprimento da rotina.

4. Automação

Dentro do cenário da inovação também há o conceito de “automação jurídica”, ou seja, a automatização das atividades repetitivas que fazem parte do dia a dia jurídico para proporcionar mais eficiência e tempo aos profissionais.

Ao contrário do que muitos advogados pensam, investir em automação não quer dizer apenas usar softwares jurídicos ou outras ferramentas tecnológicas. Trata-se de um conceito mais amplo, que contempla todos os processos e procura otimizar as atividades de maneira geral.

Inclusive, apenas comprar um software, mas não adequar a rotina para usá-lo da forma adequada, pode ser um desperdício de recursos. Por isso, para que a automação apresente a otimização e os benefícios prometidos, é preciso alinhar as ferramentas com o dia a dia profissional.

Aderir à automatização jurídica quer dizer não somente inovar na advocacia, mas também procurar atender uma necessidade cada dia mais presente no ramo, uma vez que vivemos o momento em que o advogado precisa ser ainda mais rápido e eficiente.

5. Jurimetria

Jurimetria quer dizer coletar e analisar dados jurídicos que apresentam o entendimento de como os casos são julgados. Por meio dela, se torna possível, por exemplo, verificar processos semelhantes e identificar tendências de julgamento e sentença.

Apesar dessa prática não ser nova, hoje em dia existem ferramentas inovadoras que são capazes de ajudar o advogado a fazer essa atividade de maneira mais ágil e precisa.

Usar esse tipo de ferramenta é relevante até mesmo para o futuro do direito penal, por exemplo, já que, nessa área, o profissional precisa agir rapidamente para defender os interesses de seus clientes.

6. Ferramentas que conectam clientes e profissionais

Hoje em dia também é possível encontrar pessoas que precisam de auxílio jurídico por meio de inovações tecnológicas. Nesse sentido, existem plataformas dinâmicas que conectam diretamente clientes e advogados indicados para cada caso, permitindo comunicação digital entre eles.

Esse tipo de tecnologia, inclusive, faz com que os indivíduos não tenham mais receio de procurar os próprios direitos, uma vez que muitas pessoas tinham receio de buscar pessoalmente um profissional qualificado. Dessa maneira, a profissão se torna mais valorizada.

Como mostrar seu diferencial?

Práticas inovadoras ocorrem a todo momento e, para conquistar novas habilidades e mostrar diferenciais, é relevante participar de eventos e fazer cursos relacionados à inovação.

Ao fazer um curso livre ou especialização, por exemplo, o profissional consegue comprovar habilidades por meio de um certificado, além de aprender o que é relevante sobre o tema.

Se preparar para o mundo VUCA também é relevante para se destacar dos demais profissionais, uma vez que se trata de um conceito que consegue traduzir as principais nuances do mundo contemporâneo.

Agora que já conhece as nossas dicas sobre como inovar na advocacia, procure colocá-las em prática para usufruir dos benefícios de ser um profissional inovador. Afinal, as novas tecnologias podem ajudar você a se diferenciar no mercado!

O que achou do tema? Deixe um comentário e nos conte a sua opinião!

Sair da versão mobile