Ícone do site EBRADI

Dignidade, Diguinidade ou Diguinidadi?

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito.

Dignidade, Diguinidade ou Diguinidadi?

A forma correta é Dignidade.

1) Conceito:O termo Dignidade diz respeito ao reconhecimento da pessoa digna de respeito. Tal vocábulo geralmente é utilizado para se referir ao princípio Dignidade da Pessoa Humana, o qual é o norte basilar da atual Constituição Federal.

2) Exemplo Prático: O poder legislativo deve criar normas respeitando a Dignidade da Pessoa Humana.

3) Notícia: “Antes de empreender a tentativa de definição da dignidade da pessoa humana e adentrar em seu conteúdo, faz-se necessário analisar a origem e a evolução dessa expressão para que seja possível entender o seu papel na atual conjuntura do Direito contemporâneo.

A princípio, na antiguidade clássica, observa-se que a noção de dignidade (dignitas) da pessoa humana possuía estreita relação com a posição social ocupada pelo indivíduo e o seu grau de reconhecimento pelos demais membros da comunidade, havendo, inclusive, uma modulação da dignidade, ou seja, pessoas mais dignas ou menos dignas. (…)”.

Para saber mais: Uma análise dos aspectos gerais do princípio da dignidade da pessoa humana

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no FacebookTwitterInstagramLinkedIn e YouTube.

 

Sair da versão mobile