Entre as áreas mais dinâmicas e valorizadas carreiras jurídicas, temos a esfera tributária. Para se preparar adequadamente e atuar nesse setor, é recomendado cursar uma pós-graduação em Direito Tributário.
O Brasil é um dos países com carga tributária mais alta, o que exige profissionais preparados para lidar com a grande variedade de taxações no país. Existem diversos cursos de especialização disponíveis no mercado, por isso é importante escolher o que é mais recomendado entre os juristas.
Entre os especialistas em Direito Tributário mais conhecidos, podemos destacar Ives Gandra, advogado, professor e escritor brasileiro que é patrono do Curso de Advocacia Tributária da Escola Brasileira de Direito — EBRADI. Para conhecer melhor sobre essa especialização e quais são as vantagens de se tornar um especialista nesse ramo, continue a leitura!
Quem é Ives Gandra?
Nascido no dia 12 de fevereiro de 1935, na cidade de São Paulo, é um importante jurista brasileiro, com grande conhecimento em Direito Tributário. Participou da elaboração de diversos projetos de lei no país, em especial da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.
Graduou-se como Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1959, cursou especialização em Direito Tributário, em Ciências das Finanças e em Direito Constitucional, sendo as duas primeiras pela USP e a última pela Universidade Mackenzie.
Foi também por meio desta que Ives Gandra tornou-se doutor em Direito em 1982 com a tese “Uma contribuição ao estudo da imposição tributária”. Profissional renomado e com muitos anos de carreira, ele atua como professor e advogado.
É autor de diversas obras jurídicas, além de ser membro de várias associações e conselhos, como o Conselho Consultivo do IbmecLAW, o Conselho Superior da Associação Comercial de São Paulo, entre outros.
Quais são as vantagens de cursar uma pós-graduação em Direito Tributário?
A pós-graduação em Direito Tributário é um diferencial na carreira dos advogados que desejam atuar na área fiscal. Veja, a seguir, as principais vantagens de fazer um curso de especialização nesse ramo jurídico.
Poucos especialistas no mercado
Apesar de promissora, essa é uma área complexa que demanda muito conhecimento e atualização constante, o que leva muitos profissionais a buscarem ramos mais comuns do Direito para se especializarem.
A vaga para advogado tributarista costuma ser bastante difícil de preencher, por isso quem se especializa em Direito Tributário encontra um mercado bastante receptivo, com muitas vagas disponíveis e grande possibilidade de crescimento na carreira.
Alta demanda por profissionais especializados
Além de existirem poucos especialistas no mercado, as mudanças frequentes na legislação tributária brasileira exigem uma resposta rápida das empresas a fim de que as alterações sejam aplicadas, evitando erros no recolhimento e pagamento dos tributos.
Nesse cenário, há uma grande valorização do profissional especializado em Direito Tributário. Ele tem a missão de auxiliar as empresas no planejamento estratégico, o que faz dessa uma das carreiras mais promissoras da atualidade.
Oportunidades no setor público e privado
A pós-graduação em Direito Tributário proporciona uma visão estratégica sobre o setor fiscal, pois é uma área que tem influência direta sobre o sucesso de qualquer organização, seja pública, seja privada. Dessa forma, o especialista tributário encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho.
Ele pode abrir o próprio escritório de advocacia, prestar consultoria às empresas, ser contratado diretamente por uma organização, entre outras atuações do setor privado. Já no setor público, tem a opção de atuar na criação de formas de arrecadação para municípios, estados e Governo Federal.
[rock-convert-cta id=”257386″]
Qual é o conteúdo programático do curso?
O estudo do Direito Tributário engloba um extenso rol de assuntos. Enquanto a grade curricular da graduação é enxuta para cobrir a variedade de disciplinas do bacharelado — civil, penal, trabalhista, ambiental, entre outras —, a pós-graduação se propõe a aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Para isso, inclui matérias como:
- processo tributário;
- Direito Constitucional Tributário;
- normas gerais do Código Tributário Nacional;
- tributos em espécie;
- contabilidade tributária;
- planejamento tributário, entre outras.
Para quem o curso é indicado?
O Curso de Pós-Graduação em Advocacia Tributária é indicado para portadores de diploma de curso superior que já atuam ou desejam atuar com planejamento tributário, medidas processuais eficientes, tributação setorial, relações internacionais, dentre outros.
O mercado de trabalho na área exige profissionais habilitados e capacitados para atender às necessidades das empresas. A estrutura programática do curso permite o ingresso do pós-graduado nos aspectos fiscais da atividade empresária que são exigidos pelo mercado.
Quanto tempo dura a pós-graduação?
A especialização dura, em média, de 12 a 18 meses, cobrindo um total de 400 horas de conteúdo. Entretanto, o curso pode ser integralizado em prazo menor, com opção de conclusão em até 6 meses.
Como funcionam as aulas e avaliações digitais?
A Pós-Graduação digital em Advocacia Tributária acontece em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que são publicadas as aulas, os materiais de apoio e os exercícios de fixação de aprendizado. É estruturado em dez módulos e dividido em dez temas, os quais são desenvolvidos em etapas.
É preciso finalizar cada etapa para ter acesso à próxima, o que garante maior aproveitamento. O sistema de avaliação é composto pela nota de cada fase, obtida por meio de uma Avaliação Modular — sendo 10 Avaliações Modulares no total — e pela Avaliação Final.
Todas as avaliações acontecem digitalmente. Para realizar a Avaliação Final, o aluno precisa alcançar, no mínimo, 75% de frequência nas atividades acadêmicas e nas aulas, realizar a avaliação modular de cada módulo do curso e obter 70% de aproveitamento.
Quais são os diferenciais da EBRADI?
A EBRADI oferece um ensino digital de alta qualidade, engajando alunos com aulas voltadas à prática da advocacia, algo que oferece uma base de conhecimento completa para a atuação na área de especialização. A excelência é resultado do suporte de grandes personalidades do Direito e da supervisão acadêmica realizada por profissionais renomados e atuantes no mercado. Entre seus principais diferenciais, ela oferece:
- conteúdo desenvolvido especialmente para o ensino digital assinado por grandes personalidades do Direito;
- acesso ilimitado a milhares de obras;
- supervisão acadêmica por sócios de grandes escritórios de advocacia;
- disponibilização de peças e modelos para download;
- ferramentas tecnológicas que auxiliam a aprendizagem;
- serviços de tutoria, mentoria e coaching.
O Direito Tributário está em constante modificação. Por isso, o advogado que deseja se destacar no mercado de trabalho precisa se manter atualizado e acompanhar as alterações nessa área jurídica tão dinâmica. Uma forma de se diferenciar dos demais é realizar uma pós-graduação. Assim, o profissional não será apenas mais um entre tantos outros, mas um verdadeiro especialista no assunto.
Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e fortalecer sua rede de contatos?