Diante as constantes ameaças causadas pelo Coronavírus, a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB adiou a aplicação da prova prático-profissional que estava agendada no próximo dia 5 de abril, para o dia 31 de maio.
A OAB disse em nota que o adiamento da segunda etapa é necessário ‘para auxiliar na diminuição da propagação do vírus, bem como garantir a proteção da saúde de todos os inscritos’. As demais medidas a serem adotadas, assim como as demais informações sobre o novo cronograma devem ser divulgadas posteriormente.
Além dessa providência, a OAB também suspendeu todos os eventos e reuniões institucionais que estavam programadas até o dia 31 de março, tendo em vista que uma participante da Conferência Nacional da Mulher Advogada testou positivo para o novo Coronavírus. Essa reunião ocorreu em Fortaleza nos dias 5 e 6 de março.
Foi notificado aos 2.644 inscritos e funcionários do evento sobre o contágio, assim como para o Ministério da Saúde e às secretarias de Saúde do Ceara e Distrito Federal.
1. Exame da OAB
Para que o bacharel em direito consiga atuar como advogado é preciso que ele seja aprovado na prova da OAB. A prova é realizada três vezes por ano, sendo os editais publicados em janeiro, maio e setembro.
Dividida em duas fases, são aplicadas em datas diferentes. A primeira fase é feita de forma objetiva, composta de 80 questões; enquanto a segunda consiste na formação de uma redação de peça profissional e quatro questões dissertativas, enquanto na primeira peça é necessário que acertar pelo menos 50% da provam a segunda é necessário fazer no miminho 6 pontos sendo que tem o valor de 10.
Um ponto a ser mencionado é que na primeira fase são exigidos conhecimentos sobre diversas matérias de direito, como Ética, Filosofia, Direito Civil, Direito Penal, entre outros; diferente da segunda fase em que é possível que escolha uma matéria de preferência do candidato.
Gostou deste conteúdo?
Então, siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!