EBRADI

Hipossuficiente, Hiposuficiente ou Hipossoficiente?

Banner: Fique por dentro do mundo jurídico

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito.

Hipossuficiente, Hiposuficiente ou Hipossoficiente?

A forma correta é Hipossuficiente!

1) Conceito: no mundo jurídico, uma pessoa hipossuficiente é aquela na qual se declara sem condições de arcar com as custas, despesas e honorários decorrentes de um processo de que faz parte, tanto na parte ativa quanto na parte passiva.

2) Exemplo Prático: no Direito do Consumidor, a figura do consumidor hipossuficiente trata-se do consumidor que se encontra em situação de impotência ou de inferioridade na relação de consumo, que está em desvantagem em relação ao fornecedor.

3) Notícia: “Em razão da crise do Estado Social, o Poder Judiciário foi invocado para garantir os direitos expressos em lei. O direito ao acesso à justiça ocorreu progressivamente reconhecido como sendo cada vez mais importante para sociedade, uma vez que a titularidade de direitos e deveres, somente esteve assegurada quando houve efetivação do acesso à justiça. Destacou-se, o direito fundamental quando representou o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição, mas sua efetivação não aconteceu satisfatoriamente na realidade social contemporânea devido há diversos fatores. Neste diapasão, a importância do estudo de método indutivo e pesquisa bibliográfica, aplicada e de abordagem qualitativa, pretendeu-se demonstrar a evolução desse direito, suas problemáticas e melhorias, principalmente a efetividade do hipossuficiente ao acesso à justiça após a reforma trabalhista.”

Para saber mais: O acesso à justiça do hipossuficiente

Gostou deste conteúdo?

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

Sair da versão mobile