EBRADI

In re ipsa, In re ipse ou In ri ipsa?

Banner: Fique por dentro do mundo jurídico

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito.

In re ipsa, In re ipse ou In ri ipsa?

A forma correta é In re ipsa!

1) Conceito: é conhecido também por dano moral presumido, aquele que para sua configuração depende da comprovação de conduta, dano e nexo causal.

2) Exemplo Prático: quando há o cadastro indevido de inadimplentes, é possível que haja dano moral in re ipsa.

3) Notícia: “O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar o dano moral e o seu sujeito de direito no qual na maioria das vezes tem seu direito lesado no cadastro de inadimplentes por conta de colocação de seu nome indevidamente ao sistema, também temos como característica de dano moral presumido o simples fato de lesar a moral do sujeito de direito e sendo assim o causando profundo sentimento de frustração na condição que a sociedade exige no âmbito financeiro, ao demonstrar que podemos ter nossa honra lesada perante a essa sociedade que nos cobra tanto em ter nossa honestidade de forma límpida, esse sujeito ao passa a ser visto como uma pessoa diferente dos credores, e sendo assim o causando um sentimento de incapacidade.”

Para saber mais: Dano “in re ipsa” e seus aspectos

Gostou deste conteúdo?

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Sair da versão mobile