Ícone do site EBRADI

Indenização, Indenizassão ou Indenisação?

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito Processual Civil.

Indenização, Indenizassão ou Indenisação?

 

 A forma correta é indenização!

 

1)Conceito:O termo indenização se refere ao ressarcimento dado a vítima por danos que tenha sofrido, podendo esses serem morais ou econômicos (patrimoniais). O tipo de indenização é decidido pelo juiz julgador da demanda, o qual é responsável por analisar o prejuízo sofrido pela vítima. Assim, o principal objetivo da indenização é diminuir o dano e que a pessoa prejudicada seja, de alguma forma, compensada.

2) Exemplo Prático: João teve a janela de seu carro quebrada por José. Ao analisar o caso, o juiz constatou que o dano sofrido por João foi de caráter patrimonial e impôs a José o pagamento de um valor a fim de reparar João.

3) Notícia: “A Justiça determinou que a concessionária de energia elétrica no Tocantins, a Energisa, regularize os serviços em Tocantínia, região central do estado, e pague uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 800 mil. As quedas de energia no município eram constantes e causavam prejuízos aos moradores, ao comércio e à prestação de serviços públicos, segundo a promotoria. (…).

Para saber mais: Justiça condena concessionária de energia a pagar indenização de R$ 800 mil por causar prejuízos a moradores

 

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no FacebookTwitterInstagramLinkedIn e YouTube.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile