Ícone do site EBRADI

O que é a interdisciplinaridade no Direito? Aprenda mais sobre isso!

interdisciplinaridade no direito

A interdisciplinaridade no Direito é importante para o desenvolvimento profissional na carreira dos advogados, uma vez que se trata de uma área em que o conhecimento é interligado e, portanto, o profissional deve dominar uma série de outras áreas do conhecimento para ter uma base sólida e completa.

Além disso, as mudanças na sociedade ocorrem frequentemente — fator que, consequentemente, gera alterações no entendimento jurídico e exige qualificação e atualização dos profissionais nas diversas esferas do conhecimento.

Pensando em ajudar a compreender sobre o assunto, preparamos este post para mostrar como se tornar um profissional capacitado para atuar de forma interdisciplinar. Continue a leitura para conferir os detalhes!

A interdisciplinaridade no Direito

Interdisciplinaridade está relacionada a duas ou mais matérias ou ramos do conhecimento. Especificamente no caso do Direito, o seu conceito se refere a ocasiões que exigem que o profissional tenha conhecimento em mais de uma área de atuação.

Trata-se da procura pelo conhecimento global, especialmente para obter uma visão ampla acerca das situações que aparecem no dia a dia profissional — o que possibilita que o advogado faça uma análise completa sobre das atividades que precisa desempenhar.

No ramo jurídico, é comum se deparar com situações que exigem preparo e conhecimento em diferentes áreas. Portanto, devem ser analisadas conjuntamente para identificar a maneira correta de interpretar a legislação a fim de solucionar um problema da melhor maneira ou até mesmo para saber quais são os direitos do cliente.

A importância da interdisciplinaridade na capacitação

A faculdade oferece ao estudante de Direito diferentes oportunidades de carreira — como a chance de ser advogado, juiz, delegado etc. Contudo, algo que todas elas têm em comum é a necessidade de entender o que está expresso na lei e como deve ocorrer a sua aplicação prática.

Conhecer sobre outros temas é relevante para que o profissional aponte as melhores soluções para os seus clientes a fim de julgar os pedidos feitos pelas partes, entrar com medidas judiciais ou atuar na mediação de conflitos, por exemplo.

Justamente para que um profissional mais completo seja formado, durante a graduação em Direito, não são todas as matérias que abordam as leis, e as grades curriculares abrangem disciplinas como:

Essas áreas, apesar de não terem relação direta com a atuação do profissional, também participam da formação de uma base e são importantes para que o trabalho seja feito de maneira mais humanizada.

Além disso, se torna possível entender a origem das leis e a forma com que os costumes da sociedade e a cultura influenciam o cotidiano de todos, bem como são pontos importantes para que os profissionais desenvolvam competências como raciocínio e capacidade de argumentação.

As práticas essenciais para atuar de forma interdisciplinar

Agora que você já sabe o que é a interdisciplinaridade no Direito, deve estar se perguntando como um profissional pode se preparar para ser mais completo e atuar de forma mais abrangente, não é mesmo?! Para ajudar nessa questão, vamos apresentar a seguir algumas dicas. Confira!

Realizar cursos e especializações em assuntos jurídicos

Uma das melhores estratégias para os profissionais que querem se capacitar para o mercado de trabalho é realizar uma pós-graduação e cursos de extensão, sendo esta, inclusive, uma boa alternativa para quem pretende atuar de maneira interdisciplinar no Direito.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos sobre diferentes assuntos jurídicos e com cargas horárias distintas, sendo uma excelente opção para que o profissional amplie os seus conhecimentos em ramos que apresentam afinidade com a sua área de atuação.

[rock-convert-cta id=”250102″]

Conectar um assunto ao outro na hora de estudar

As pessoas que optam por fazer Direito e atuar no ramo devem se preparar para estudar de forma constante, afinal existem diferentes ocasiões durante a construção da carreira em que é necessário se dedicar, como durante a faculdade, ao se preparar para a OAB, ao atender a clientes como advogado, ao estudar para concursos e durante a pós-graduação.

O estudo constante é necessário porque a jurisprudência e a legislação mudam o tempo todo, além de se tratar de um ponto fundamental para oferecer uma atuação especializada e aprimorar os conhecimentos — importantes diferenciais para a carreira.

Por essa razão, uma maneira de se capacitar em relação à interdisciplinaridade no Direito é por meio da conexão com os conteúdos estudados em outras matérias. Para tanto, uma estratégia é procurar por normas de outras disciplinas, aproveitando o momento para ler sobre o tema e ampliar essa relação.

Ao adquirir esse hábito, o estudo interdisciplinar se torna mais dinâmico, e o profissional adquire a capacidade de identificar os casos em que é possível conectar ramos distintos do Direito.

Fazer parcerias com outros profissionais

Por fim, o networking, além de ser importante para o crescimento e o sucesso profissional, também é capaz de ajudar os advogados que desejam aprimorar a interdisciplinaridade no Direito.

Nesse sentido, contar com parcerias que atuam em diversos ramos possibilita a troca de experiências, além de haver a possibilidade de fazer uma parceria para ajuda mútua na resolução de problemas e no atendimento a clientes.

Como existem diversos procedimentos específicos e inúmeras legislações, é normal que até mesmo um profissional dedicado e capacitado tenha problemas em uma situação específica para apresentar as melhores estratégias a fim de solucionar as demandas do trabalho.

Ao contar com parcerias, o profissional tem auxílio de especialistas em diferentes áreas, bem como se torna possível aprimorar os conhecimentos de ambas as partes por meio da troca de experiências.

Como é possível observar ao longo deste artigo, a interdisciplinaridade no Direito é imprescindível para que o profissional atue de forma mais completa em seu ramo. Ao desenvolver essa capacidade, ele se torna mais bem preparado e tem maiores chances de se destacar na advocacia e desenvolver uma carreira de sucesso.

Se você deseja se tornar um profissional interdisciplinar a fim de aumentar as suas chances de ser bem-sucedido em sua área, continue a visita em nosso blog e conheça também a importância de uma pós-graduação para a carreira de um advogado!

Sair da versão mobile