EBRADI

Como organizar a rotina e conciliar estudos e trabalho?

No Brasil, é comum o estudante precisar conciliar trabalho e estudos. Isso ocorre com frequência porque grande parte das pessoas precisa pagar o seu aprendizado — ou até mesmo as contas de casa — enquanto estuda.

Apesar de ser uma situação comum, sabemos que muitas vezes pode ser desgastante conciliar tantas atividades sem esgotar a sua energia e se mantendo produtivo, especialmente para os estudantes de Direito, uma vez que tanto o curso quanto o trabalho na área jurídica costumam exigir muita dedicação do estudante.

No entanto, você sabia que ao organizar rotina é possível realizar todas as atividades de maneira eficaz? Incorporando as técnicas corretas, fica mais fácil manter o rendimento em ambas as atividades.

Se você quer conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o artigo. Nele vamos dar algumas dicas para você organizar a rotina e utilizar o seu tempo de maneira produtiva e eficaz. Confira!

Crie um cronograma de estudos de acordo com as horas disponíveis

Organizar a rotina é fundamental para as pessoas que precisam conciliar trabalho e estudo. Por isso, se você é desorganizado, deve buscar mudar essa característica para não atrapalhar o seu dia a dia.

Para tanto, monte um cronograma com todas as suas atividades — diárias, semanais e mensais —, pois dessa maneira é possível observar de forma geral o que é preciso fazer dentro de cada período, como entregar um trabalho ou estudar para uma prova, e planejar-se com antecedência.

Para a montagem do cronograma é possível usar softwares de computador que auxiliam na criação de planilha ou ainda utilizar o método tradicional, com papel e caneta, e montar um quadro com todas as atividades, prazos e datas.

Ainda é possível alterar as cores utilizadas durante a criação do cronograma de acordo com a importância e urgência das atividades. Depois de pronto, basta colocá-lo em um local em que você olhe sempre para ele para não se esquecer das atividades.

Utilize métodos de estudos diferentes

Sabemos que muitas vezes pode ser difícil encontrar o momento e o local ideal para ler livros didáticos e anotações, por isso é importante utilizar o tempo que gastamos diariamente em outras atividades, como as valiosas horas que são perdidas no trânsito, para realizar tarefas mais produtivas.

A mobilidade urbana é um dos fatores que mais dificultam a vida das pessoas quando o assunto é aproveitamento do tempo. Portanto, aproveite o período gasto com transporte e locomoção para escutar podcasts e audiolivros, por exemplo, que são métodos de estudos diferentes, mas muito eficazes.

Além disso, usar um bom material de estudos é fundamental para ter um aprendizado de qualidade. Assista a vídeo aulas, faça simulados, leia resoluções comentadas e mantenha as suas anotações bem feitas e organizadas, pois, dessa maneira, no momento que for preciso consultar o material, a revisão da matéria é feita utilizando muito menos tempo.

Tenha disposição e não se esqueça dos momentos de lazer

Ter disposição é fundamental para obter bons resultados tanto na vida profissional como na vida acadêmica. Não encare o momento como uma punição, pois estudar com disposição faz com que o conteúdo seja assimilado com mais facilidade e torna o período menos estressante.

No entanto, lembre-se que ter uma rotina muito atarefada não significa que você deve usar todo o seu tempo livre para continuar estudando ou trabalhando. Abrir mão do descanso, especialmente quando você precisa produzir bons resultados no trabalho e nos estudos, não é uma boa opção.

Empregue muita disposição no momento de estudo, mas depois descanse e faça coisas mais leves, como assistir filmes, séries, ler livros e praticar atividades físicas, a fim de não sobrecarregar o seu cérebro e ter ainda mais entusiasmo para encarar a rotina no dia seguinte.

Para não prejudicar o seu rendimento, inclua momentos de lazer em seu cronograma e os torne tão obrigatórios quanto os momentos de trabalho e estudo.

Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o desempenho e com a produtividade, então, utilize-as como aliadas para gerenciar melhor o seu tempo.

É possível gravar as aulas com o celular, por exemplo, e escutá-las depois quando tiver um tempo livre, como no caminho entre sua casa, o trabalho e a faculdade. Além disso, também existem diversos aplicativos de estudos que podem auxiliá-lo em suas atividades.

Tablets e notebooks podem ser utilizados para fazer anotações ou gravações durante a aula. Esse método é eficaz, pois é possível acessar o conteúdo sempre que tiver um tempo livre, como, por exemplo, após o almoço, otimizando o tempo.

Outra vantagem desse método é a possibilidade fazer backup dos arquivos e os guardar na nuvem, o que faz com que o conteúdo não seja perdido, diferentemente de um caderno, que se for esquecido em algum local o estudante perde todas as suas anotações.

Avalie o que funciona melhor para você

Cada cérebro tem um funcionamento diferente, por isso é fundamental avaliar o que se adapta melhor a sua personalidade. Algumas pessoas produzem melhor durante a noite, enquanto outras têm um melhor rendimento pela manhã.

Além disso, para alguns, o método da leitura é mais eficaz, já para outros o ideal é ouvir a matéria, e para as pessoas mais visuais os mapas mentais com cores e desenhos ajudam melhor na fixação do conteúdo.

Assim, o ideal é descobrir qual método funciona melhor para você, pois dessa maneira é possível aprender gastando menos tempo e de forma mais eficaz. Não adianta ler diversos livros sem absorver o seu conteúdo, isso apenas faz com que o seu tempo, que já é escasso, seja desperdiçado!

Para fazer seu planejamento dar certo, você deve criar uma rotina que se adapta sua personalidade, ou seja, é preciso encontrar seu próprio ritmo, pois, dessa maneira, você gasta menos tempo e ainda aprende mais.

Viu só como é possível ir bem nos estudos e ainda destacar-se no mercado de trabalho ao organizar a rotina? Seguindo as nossas dicas, é possível realizar a dupla jornada de maneira eficaz e ainda encaixar momentos de lazer no seu dia a dia!

Se você gostou do artigo, continue a visita em nosso blog e conheça os nossos outros conteúdos, leia agora mesmo sobre a importância do compliance para advogados!

Sair da versão mobile