O mercado de trabalho jurídico oferece diversas possibilidades de atuação para o bacharel em Direito. As novas demandas que surgem a cada dia contribuem para criar novas especialidades, ou destacam ainda mais áreas jurídicas mais tradicionais. Em vista disso, uma pós-graduação em Direito pode fazer a diferença na busca por uma boa colocação profissional.
Para ter sucesso profissional, é importante não parar os estudos e seguir em busca de atualizações sobre os assuntos diversos da área, além de ficar por dentro dos debates do mundo jurídico. Nesse sentido, a especialização agrega valor ao advogado e aumenta consideravelmente suas chances de se destacar e conquistar melhores salários.
Confira, a seguir, 7 especializações promissoras para a carreira jurídica!
1. Direito Constitucional
A Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) é a lei suprema do país. Também chamada de Carta Magna, ela determina os direitos de todo cidadão e busca garantir a dignidade, a integridade e suas necessidades mais básicas. Por isso, a CRFB serve como parâmetro de validade para as demais normas jurídicas.
O curso de Pós-graduação em Direito Constitucional prepara o profissional para atuar com projetos sociais, políticas públicas e atendimento ao cidadão. A especialização confere ao advogado um olhar mais crítico e garante que ele se mantenha atualizado sobre as questões envolvidas no contexto social atual.
Sua grade curricular inclui matérias como:
- Teoria Geral do Direito Constitucional;
- Organização do Estado;
- Organização dos Poderes;
- Controle de Constitucionalidade;
- Direitos Humanos;
- Direitos Fundamentais;
- O Estado Constitucional Brasileiro.
2. Direito Tributário
O Direito Tributário é um dos ramos mais complexos na área jurídica, pois as pessoas físicas e jurídicas estão vinculadas a uma extensa legislação tributária. A necessidade de as empresas se manterem em dia com suas obrigações fiscais — a fim de evitarem multas e demais prejuízos — aliada à complexidade do setor, faz com que a busca por advogados tributaristas no mercado seja muito grande.
O curso de Pós-graduação digital em Advocacia Tributária possibilita que os pós-graduados atuem com planejamento tributário, tributação setorial, orientação processual e demais questões fiscais no âmbito Municipal, Estadual, Federal e Internacional.
A grade curricular do curso é composta por disciplinas como:
- Processo Tributário (administrativo e judicial);
- Direito Constitucional Tributário;
- Normas gerais do Código Tributário Nacional (CTN);
- Responsabilidade Tributária;
- Tributos em Espécie;
- Contabilidade Tributária;
- Planejamento Tributário.
3. Direito Trabalhista
O Direito do Trabalho é um dos ramos com maior número de ações na Justiça. Afinal, a área trabalhista lida com problemas corriqueiros na vida da maioria dos trabalhadores. As ações oriundas dos vínculos empregatícios são muito comuns e, quando ocorrem, levam à necessidade de auxílio jurídico tanto para o empregador quanto para o empregado.
O curso de Pós-graduação digital em Advocacia Trabalhista prepara o advogado para analisar processos e situações que envolvam as relações de trabalho. Apesar de ser um ramo que sempre teve campo para atuação, a busca por advogados trabalhistas cresceu ainda mais após a Reforma Trabalhista, fazendo dessa especialização uma excelente oportunidade para se diferenciar no mercado.
A grade curricular do curso abrange matérias como:
- Direito Individual do Trabalho;
- Processo e Procedimento na Justiça do Trabalho;
- Advocacia Trabalhista na Fase Recursal;
- Execução Trabalhista;
- Ritos Sumário e Sumaríssimo;
- Tutela Provisória;
- Segurança e Saúde no Trabalho;
- Direito Sindical;
- Ações Coletivas.
4. Direito Imobiliário
Mesmo em momentos de crise econômica, as transações imobiliárias não param. Operações de compra e venda, locação e demais negociações envolvendo bens imóveis precisam da orientação e supervisão de um especialista.
O curso de Pós-graduação digital em Advocacia em Direito Negocial e Imobiliário prepara o advogado para atuar em qualquer questão que envolva transações imobiliárias. Assim, o advogado imobiliário se capacita para orientar as negociações e analisar os documentos envolvidos nesses negócios. Além disso, o especialista também pode atuar nas ações que tenham relação com as leis imobiliárias.
A grade curricular do curso inclui disciplinas como:
- Teoria Geral do Negócio Jurídico;
- Direito Imobiliário;
- Teoria Geral das Obrigações;
- Responsabilidade Civil Aplicada aos Negócios Imobiliários;
- Teoria Geral dos Contratos;
- Contratos Imobiliários;
- Direitos Reais;
- Processo Civil;
- Aspectos Práticos, Notariais e Registrais.
5. Direito Ambiental
Nesse momento em que a sustentabilidade anda tão em alta e vemos escolas e empresas buscando conscientizar a população sobre o assunto, o Direito Ambiental tem ganhado ainda mais destaque entre as áreas jurídicas mais promissoras. O advogado ambiental pode atuar em empresas, órgãos de proteção e demais instituições preocupadas com a preservação do meio ambiente e dos espaços naturais.
O curso de Pós-graduação em Direito Ambiental é indicado para os profissionais que realmente desejam fazer a diferença no mundo. A especialização capacita os alunos para atuarem em questões envolvendo a legislação ambiental brasileira, o Estatuto das Cidades e demais normas jurídicas sobre o tema.
A grade curricular é composta por disciplinas como:
- Gestão Ambiental;
- Sustentabilidade;
- Gestão e Controle Ambiental;
- Direito Constitucional Ambiental;
- Meio ambiente Urbano e Cultural;
- Recursos ambientais;
- Direito Ambiental internacional;
- Direito Penal ambiental.
6. Direito Internacional
Vivemos em mundo globalizado, marcado por intensas mudanças em todo o planeta. Vemos migrações ocorrendo em larga escala e as relações entre os países sofrendo intensas transformações. Todas essas mudanças precisam ser compreendidas e enfrentadas com o uso de conhecimentos técnicos e práticos.
O curso de Pós-graduação digital em Direito Internacional Aplicado capacita o advogado para analisar e acompanhar os negócios firmados no cenário internacional, com a competência, a capacidade e a aptidão necessária para solucionar os conflitos que surgem nesse cenário.
Sua grade curricular inclui matérias como:
- Direito Internacional;
- Relações Internacionais;
- Proteção Internacional dos Direitos Humanos;
- Desenvolvimento Econômico e Político;
- Soluções de Controvérsias no Direito Internacional;
- Fluxo Migratório na Nova Ordem Internacional;
- Governança Global;
- Litigância Estratégica Internacional Pública e Privada.
7. Direito Administrativo
O Direito Administrativo é um dos ramos do Direito Público e tem como objeto de estudo a Administração Pública e suas atividades. Por isso, o profissional que se especializa na área está apto a entender seu funcionamento e controle.
O curso de Pós-graduação em Direito Administrativo prepara o aluno para lidar com leis, doutrinas, correntes de pensamento e desafios jurídicos da Administração Pública. Para proporcionar esse conhecimento, ele oferece algumas disciplinas, como:
- Teoria Geral do Direito Administrativo;
- Contratos Administrativos e Licitação;
- Regimes Previdenciários da Administração Pública;
- Responsabilidade do Estado;
- Improbidade Administrativa.
Um bom profissional nunca para de estudar. O advogado que deseja se especializar em alguma área precisa ingressar em um curso de pós-graduação em Direito, em uma instituição de ensino de excelência como a Escola Brasileira de Direito — EBRADI. Os cursos EBRADI são referência no meio jurídico e preparam seus alunos para ganharem destaque no mercado de trabalho.
Para conhecer mais sobre os nossos cursos, entre em contato conosco! Temos várias pós-graduações para advogados.