Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem, atualmente, 12,9 milhões de desempregados. Isso tem acirrado a disputa por uma colocação no mercado de trabalho. Para se destacar da concorrência, é importante que o candidato apresente diferenciais competitivos. Nesse cenário, o desenvolvimento de soft skills e hard skills garante um melhor desempenho.

Essas habilidades também são úteis para quem já está empregado e deseja crescer na carreira. Embora não existam fórmulas prontas para o sucesso, o desenvolvimento profissional inclui aptidões técnicas e comportamentais que desempenham um papel importante na busca por melhores oportunidades.

Para ajudar a compreender melhor a importância dessas competências para a sua carreira, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que são soft skills?

Em tradução livre, soft skills significa habilidades interpessoais, ou seja, trata-se de competências relacionadas às aptidões pessoais para interagir com outras pessoas no local de trabalho. Dessa forma, soft skills são atributos que podem ser desenvolvidos, mas não são conhecimentos técnicos — relacionados às hard skills, como veremos adiante. Confira, a seguir, as mais exigidas pelo mercado de trabalho.

Comunicação interpessoal

Essa aptidão é muito útil não apenas no meio profissional, mas para um bom relacionamento pessoal. A boa comunicação é indispensável para se fazer entender de forma clara e, para isso, é preciso considerar o público que deseja alcançar. Contudo, comunicar não é apenas falar: também é preciso saber ouvir, afinal controlar as palavras é considerado um sinal de inteligência emocional.

Capacidade de persuasão

Uma pessoa pode ter bons argumentos, mas, se não tiver poder de convencimento, não vai converter o público-alvo. Dessa forma, a capacidade de persuasão é uma habilidade essencial para uma boa atuação profissional. Aprenda a estabelecer uma narrativa que alcance seu ouvinte. Conhecendo bem o público, você vai expor suas ideias com mais eficácia.

Proatividade

Embora proatividade seja um termo bastante utilizado no ambiente de trabalho, muitas pessoas confundem com produtividade. Ser produtivo é fazer mais com menos recursos, enquanto proativo é antecipar as ações que devem ser tomadas diante de um problema. Dessa forma, proatividade é a capacidade de “arregaçar as mangas” e fazer as coisas acontecerem, assumindo a responsabilidade pelos atos.

Capacidade de trabalhar sob pressão

No dia a dia do trabalho, ocorrem situações desafiadoras as quais exigem do colaborador o equilíbrio emocional para resolver os problemas rapidamente. Mesmo ambientes mais tranquilos enfrentam acontecimentos inesperados. Por isso, é importante saber trabalhar sob pressão para que os resultados não sejam afetados frente a alguma circunstância imprevisível.

Capacidade analítica

Quem tem pensamento analítico costuma sugerir soluções e ideias inovadoras a partir da análise lógica sobre o problema. Para isso, é importante deixar as emoções de lado e usar o raciocínio na hora de resolver situações complexas. Pessoas com capacidade analítica exercem um papel de destaque no ambiente de trabalho.

Resolução de conflitos

Essa habilidade anda junto ao pensamento analítico, pois, além da capacidade de analisar o cenário, é importante ter aptidão para tomar a melhor decisão possível. Para isso, é preciso ser observador e detalhista, além de considerar todo o quadro antes de decidir o conflito.

Tenha as mesmas condições

Senso de liderança

A capacidade de liderança é a maior responsável pela formação de um bom funcionário, pois ela é fruto da união de outras habilidades, como a boa comunicação e a proatividade. O senso de liderança contribui para que funcionários trabalhem como um time, por isso essa característica é tão buscada pelos recrutadores.

O que são hard skills?

Enquanto as soft skills são aptidões comportamentais, as hard skills são capacidades técnicas, ou seja, habilidades aprendidas por meio de cursos, treinamentos, livros, workshops, entre outros. São justamente aquelas competências incluídas nos currículos que aparecem nos anúncios de emprego.

A hard skill pode ser obtida em diferentes momentos da vida profissional, sendo facilmente avaliada por meio de testes ou avaliações de conhecimentos. Uma breve análise objetiva permite constatar se o candidato tem determinada capacitação ou não. Entre as principais hard skills exigidas pelo mercado de trabalho, podemos citar:

Qual é a importância de desenvolver soft skills e hard skills?

Como vimos, as soft skills são habilidades sociocomportamentais desenvolvidas pelo profissional, mas difíceis de serem ensinadas e mensuradas, afinal resultam de vivências e aptidões pessoais.

Já as hard skills são aquelas competências técnicas de fácil identificação. Embora sejam mais facilmente aprendidas, não deixam de ser importantes para filtrar os candidatos de acordo com o que o cargo exige. Entretanto, frequentemente, o candidato tem conhecimento técnico suficiente para a vaga, mas não dispõe de habilidade social para lidar bem com os colegas.

Por isso, podemos dizer que soft skills e hard skills são complementares, ocupando posições de destaque na construção de uma carreira de sucesso. Ainda que muitas vezes a contratação ocorra pela competência técnica, a permanência na empresa se dá mais pela capacidade sociocomportamental.

Entretanto, isso vem mudando, pois os recrutadores têm avaliado as duas habilidades. Assim, quem está mais bem preparado se sobressai sobre os demais profissionais. Desse modo, a reunião da formação acadêmica e das habilidades sociais é decisiva em um processo seletivo interno ou externo, pois a possibilidade de crescimento profissional depende das aptidões de que dispõe.

Como aplicá-las à carreira?

A boa atuação como profissional depende muito do modo de agir nas mais diversas situações. Diante de dificuldades e desafios, o profissional que tiver boas hard skills e melhor souber desenvolver suas soft skills certamente se diferenciará dos demais.

Para aplicar essas habilidades à carreira, é preciso buscar constantemente novas fontes de conhecimento e adquirir o máximo de competências técnicas. Algumas formas de alcançar isso são:

O mercado de trabalho vem buscando profissionais capazes de reunir habilidades técnicas e sociais. Embora existam profissionais altamente qualificados e experientes, muitos deles ainda carecem de uma boa capacidade de relacionamento interpessoal e têm dificuldades de adaptação à cultura organizacional. Quem apresenta soft skills e hard skills oferece um diferencial competitivo que viabiliza oportunidades.

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