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[SUCESSO DO CLIENTE] A Taxonomia de Bloom no campo da aprendizagem

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Por Marcela Correa

Criada por Benjamin Bloom, a terminologia “taxonomia de Bloom” trata-se dos objetivos da educação. Bloom foi um psicólogo e pedagogo de origem americana que contribuiu significamente no campo da aprendizagem. Em sua visão, no campo cognitivo, existem níveis de aprendizagem organizados de maneira crescente, ou seja, o aluno deve escalar cada nível para obter compreensão daquilo que está sendo ensinado. Essa metodologia apresenta a estrutura para o planejamento, ideação, avaliação no desenvolvimento e eficácia na aprendizagem.

Os cursos online disponibilizados por nossa escola trazem em sua proposta o esquema de aprendizagem hierarquizado, sendo divididos em módulos de formação específica, cada qual contendo temas divididos em faixas de aprendizagem. Uma faixa de aprendizagem é composta por um vídeo, uma apresentação de slides em PDF, um E-book,  um teste objetivo, um dissertativo e finalizando, uma avaliação. Esse método permite ao aluno uma melhor fixação do conteúdo, e consequentemente, um melhor desempenho ao final de cada módulo. O ensino online proporciona métodos de aprendizagem que tiram o aluno da posição passiva no processo de conhecimento, fazendo com que o mesmo seja ativo na aquisição de novos saberes.

A Taxonomia de Bloom pode ser adotada também para o planejamento de aulas. O aluno, de forma hierarquizada consegue montar seu cronograma de estudos, além de fazer suas próprias anotações em relação ao conteúdo que julga ser mais importante para sua memorização. O método facilita o desenvolvimento das competências, pois se aplica no campo cognitivo do estudante. As categorias do domínio cognitivo proposto por Bloom são escaláveis. Conhece-se o conteúdo apresentado, compreende-o, aplica-o, analisa-o, sintetiza-o, e por fim, o aluno é condicionado a realizar uma avaliação  para um propósito específico.

Todo desenvolvimento cognitivo deve seguir uma estrutura hierárquica, para que os estudantes sejam capazes de aplicar e transferir o conhecimento adquirido. O discente deve pensar em um planejamento de aulas que lhe permita um aprendizado com maior facilidade. A técnica desenvolvida por Bloom estabelece objetivos educacionais que ajudam no planejamento, organização e controle no processo de aquisição do conhecimento, tornando claros os níveis cognitivos ora esperados.

No processo de aprendizado, devemos nos pautar pelo ponto de partida e ponto de chegada. O ponto de chegada é a conclusão do curso escolhido. Os avanços tecnológicos facilitam essa estrutura hierárquica de conhecimento, permitindo que cada aluno monitore seu progresso individualmente.

Se você ainda não começou sua Pós-graduação, fica aqui o convite para dar início a essa escalada rumo ao sucesso.

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