O Direito tem uma área de atuação bastante ampla, com várias especialidades. Para ter sucesso na carreira, é importante que o advogado escolha um ramo jurídico e se especialize nele para atuar. Existem muitas vantagens em apostar em um curso de pós-graduação, principalmente quando realizado em uma instituição de ensino de referência no mercado. Você conhece as vantagens de estudar Direito na EBRADI?
A Escola Brasileira de Direito forma profissionais capacitados para atuarem como advogados nas áreas jurídicas mais promissoras. Um dos ramos mais procurados entre os bacharéis é a criminal, pois engloba todo o conhecimento necessário sobre a atividade jurisdicional no julgamento dos ilícitos penais.
Para apresentar as principais informações sobre essa especialização, preparamos este post com algumas dicas sobre o curso e sobre a instituição de ensino. Siga a leitura!
Por que estudar Direito na EBRADI?
A EBRADI oferece ensino de alta qualidade no formato digital, contribuindo para o engajamento dos alunos. Além disso, as aulas são voltadas à prática da advocacia e oferecem os conhecimentos necessários para que o advogado atue com excelência na sua área de especialização. A instituição conta com o apoio e supervisão acadêmica de profissionais renomados e atuantes no mercado. Entre seus principais diferencias, podemos citar:
- metodologia e serviços exclusivos;
- comodidade do aprendizado digital;
- acompanhamento especializado;
- conteúdo desenvolvido especialmente para o ensino digital;
- acesso ilimitado a diversas obras;
- disponibilização de peças e modelos para download;
- serviços de mentoria, tutoria e coaching;
- troca de informações e oportunidades entre professores e alunos;
- acompanhamento de um regente.
A EBRADI atua no mercado desde 2016 com o compromisso de formar advogados cada vez mais preparados para o mercado. Para isso, ela oferece aos alunos conhecimentos sólidos sobre os aspectos jurídicos mais relevantes às demandas penais.
Como é o curso de Direito Penal da EBRADI?
A especialização em Direito Penal da EBRADI foi elaborada para aprimorar os conhecimentos do profissional jurídico, qualificando-o para o exercício da advocacia criminal de forma ampla. As aulas são estruturadas com o intuito de promover uma efetiva conciliação entre os aspectos teóricos e práticos da da área. Veja mais detalhes a seguir.
Modalidade digital
A Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal Aplicados ocorre na modalidade digital, o que possibilita que as aulas sejam assistidas de qualquer ambiente com acesso à internet. O curso é dividido em onze módulos, sendo dez de formação acadêmica específica e um para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Cada um tem duração de quarenta horas e é composto por dez temas. As aulas acontecem em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que são disponibilizados os vídeos, materiais de apoio e exercícios de fixação do conteúdo.
Carga horária
O curso tem uma carga horária total de 400 horas, com duração média de 12 meses, podendo ser integralizado em menos tempo.
Conteúdo programático
O estudo do Direito Criminal inclui um extenso rol de assuntos. Para que o aluno alcance a alta performance no exercício da advocacia criminal, a pós-graduação aprofunda seus conhecimentos sobre o tema por meio de matérias como:
- Princípios das ciências criminais;
- Do crime e suas excludentes;
- Investigação e processo;
- Provas e partes no processo penal;
- Aspectos relevantes do crime e da pena;
- Concurso de crimes, erro e consequências da condenação;
- Prisão, liberdade, chamamento ao processo, sentença e procedimentos;
- Júri, nulidades, recursos e ações de impugnação;
- Crimes em espécie;
- Leis especiais.
Docentes
A EBRADI se preocupa com a qualidade dos seus cursos, por isso preza pela excelência na escolha do seu corpo docente. Por conta disso, tem como Patrono Regente o magistrado Guilherme de Souza Nucci, de grande destaque no âmbito jurídico, e conta com Rafael Barone Zimmaro como Supervisor Acadêmico.
Além deles, o conjunto docente do curso reúne grandes nomes — em sua maioria, mestres e doutores — que se destacam na docência e na advocacia em nosso país. São eles:
- Doutor Alexandre Salim;
- Doutor Christiano Jorge;
- Doutor Jamil Chaim;
- Doutor Paulo Amador Bueno;
- Doutor Pedro Demercian;
- Doutora Márcia Bosch;
- Doutora Simone Savazzoni;
- Mestre André Monteiro;
- Mestre Diogo Aguiar;
- Mestre Gustavo Catharino;
- Mestre Ivan Marques;
- Mestre José Nabuco;
- Mestre Juliana Burri, entre outros professores convidados.
Como está o mercado de trabalho para o advogado criminal?
O advogado encontra diversos obstáculos e dificuldades ao iniciar a atuação. O diploma de bacharelado não abre todas as portas, pois o sucesso profissional está condicionado às técnicas e às capacitações que não são proporcionadas pela graduação. Nesse sentido, a especialização preenche essa lacuna, formando profissionais competentes para representar seus clientes durante toda a persecução penal.
Sua atuação inclui a defesa do réu, a assistência na acusação, a representação em acordos de delação premiada, a prevenção de atos ilícitos, o acompanhamento de investigações, a implementação de programas de compliance, entre outros.
Bônus: Guilherme Nucci, o patrono regente de Direito Penal da EBRADI
Guilherme de Souza Nucci é o patrono regente da Pós-graduação digital em Direito Penal e Processo Penal Aplicados da EBRADI. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), se especializou em Processo pela mesma universidade. Posteriormente, tornou-se Mestre e Doutor em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Considerado um dos mais conceituados doutrinadores em Direito e Processo Penal do país, é Desembargador na Seção Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo e atua há muitos anos no magistério, em cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concursos públicos.
A extensa experiência na área permitiu que ele construísse um sólido conteúdo acadêmico, que resultou na produção de diversas obras no âmbito Penal e Processual Penal, ultrapassando mais de 40 títulos.
O Direito Penal é uma especialidade clássica constituída de diversos desafios. Ele deve ser plenamente compreendido pelos profissionais que desejam investir nesse ramo, pois envolve questões relevantes que afetam a relação entre Estado e cidadãos. Dessa forma, é recomendável que o advogado que pretende atuar na área estude Direito na EBRADI a fim de desenvolver as habilidades necessárias para uma atuação de excelência.
Gostou das dicas? Conheça a Pós-graduação digital em Direito Penal e Processo Penal Aplicados e tire suas dúvidas sobre o curso!