Em um mercado com grande oferta de profissionais, quem deseja ganhar espaço precisa oferecer alguns diferenciais. Nesse cenário, os cursos de especialização são uma ótima forma de se destacar no setor jurídico. A cada dia aparecem novas demandas que contribuem para criar mais especialidades, mas as áreas tradicionais continuam a ter bastante valor no meio.
Hoje em dia, com o surgimento de diversas startups, o advogado que atua na área empresarial tem sido bastante requisitado. Um jeito de se preparar para trabalhar nesse setor e garantir uma boa colocação profissional é cursar uma Pós em Advocacia Societária.
Para saber como funciona esse curso e conhecer mais sobre a atividade do advogado societário, continue a leitura!
Por que fazer uma especialização em Direito?
Você sabia que o Brasil tem, atualmente, mais de 1 milhão de advogados ativos? Imagine quão difícil é se destacar em meio a tantos profissionais! Não basta apenas concluir a graduação, pois as melhores oportunidades aparecem para quem se especializa em determinada área.
Quando uma pessoa está com um problema jurídico, o que você acredita que será mais atrativo: um advogado generalista que age em diversas frentes sem se aprofundar demais em cada uma delas, ou um especialista que acompanha todas as novas teses e debates naquele ramo jurídico?
Por isso, uma dica para quem busca se diferenciar no mercado e ter sucesso profissional é cursar uma pós-graduação em Direito. A especialização agrega valor e aumenta as chances de conquistar uma boa colocação profissional e, consequentemente, melhores salários.
Além disso, a pós-graduação contribui para o aprimoramento pessoal e profissional, seja aprofundando o conhecimento em um campo, seja mudando os rumos da carreira, lançando-se em uma nova direção. Para escolher o curso ideal, é fundamental pensar nas próprias motivações e nas possibilidades de atuação naquele determinado segmento.
A importância da especialização em Direito Societário
Entre as inúmeras opções de especialização jurídica, o Direito Societário é uma das mais promissoras. Isso porque a área empresarial e societária apresenta uma demanda crescente por profissionais capacitados para trabalharem na formação e manutenção das sociedades empresárias.
O Direito Societário apresenta uma atuação mais específica do que o Empresarial. Afinal, o advogado societário precisa analisar os princípios e as regras relacionadas ao processo de estruturação de sociedades para, então, optar pelas melhores práticas de mercado nesse tema.
Trata-se de uma área que exige algumas habilidades do advogado, além de bons conhecimentos cíveis, financeiros, contábeis, tributários e de negociação. Ou seja, requer uma alta capacitação do profissional. Por isso, a Pós em Direito Societário visa suprir essa demanda do mercado de trabalho, oferecendo um estudo das sociedades e suas regras sobre constituição e dissolução, entre outros aspectos do universo societário.
Como funciona a Pós em Advocacia Societária?
A Pós-graduação em Advocacia Societária da EBRADI foi criada para acompanhar a evolução progressiva das organizações, que, em um cenário de transformação digital, vem mudando das tradicionais instituições familiares para o nascimento de novos negócios, como as startups.
Nesse contexto de inovações e procura por novos conhecimentos, também é necessário pensar na praticidade que a pós-graduação a distância pode proporcionar aos profissionais, pois eles precisam encarar uma rotina bastante intensa de trabalho e ainda ter tempo para manter os estudos em dia.
Por isso, a EBRADI desenvolveu um curso na modalidade digital, o que possibilita ao aluno assistir às aulas em qualquer lugar que tenha acesso à internet. O curso é dividido em 10 módulos, além da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de vídeos, materiais de apoio e exercícios.
Patrono regente
A especialização em Advocacia Societária conta com o Professor Fábio Ulhoa Coelho como patrono regente. Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o profissional leciona em cursos de graduação, pós-graduação e especialização, além de ser autor de importantes obras jurídicas e artigos especializados.
Docentes
Por se preocupar com a qualidade dos seus cursos, a EBRADI almeja a excelência em seu corpo docente. Desse modo, além de escolher como patrono regente o Doutor Fábio Ulhoa Coelho e contar com Marcelo Tadeu Comett como Supervisor Acadêmico, a instituição reuniu grandes nomes de destaque na advocacia brasileira, como:
- Mirelle Bittencourt Lotufo;
- Ernesto Tzirulnik;
- Renato Buranello;
- Viviane Muller Prado;
- Eduardo Secchi Munhoz;
- Robson Maia;
- Newton De Lucca;
- Gustavo Tavares Borba;
- Marcelo Sacramone;
- Cláudia Cristina Barrilari;
- Marcelo Guedes Nunes;
- Mariana Pinto;
- Adalberto Simão Filho;
- Marcelo Andrade Féres;
- Uinie Caminha;
- Daniel Moreti;
- Nelson Zanzanelli;
- Tatiana Smolentzov;
- entre outros professores convidados.
Carga horária
O curso tem uma carga horária total de 400 horas, com duração de 6 meses.
Conteúdo programático
O estudo do Direito Societário tem por objetivo preparar o aluno para compreender, de maneira aprofundada, sobre governança corporativa, compliance, fusões e aquisições, direitos e deveres dos sócios, modelos institucionais das formas societárias, entre outros pontos necessários para acompanhar os novos negócios.
Para que o aluno alcance o melhor desempenho no exercício da advocacia societária, a especialização oferece disciplinas como:
- Introdução ao Direito Societário;
- Aspectos práticos das sociedades;
- Sociedade limitada;
- Sociedade anônima;
- Órgãos societários;
- Compliance e governança;
- Poder de controle;
- Acionistas;
- Operações societárias;
- Grupo de sociedades e consórcios;
- Mercado de valores mobiliários;
- entre outros temas de Direito Societário.
Como está o mercado da advocacia societária?
O processo de constituição de uma sociedade empresarial é complexo e envolve alguns procedimentos bastante específicos para o nascimento e manutenção dessa sociedade. Por isso, antes de abrir uma empresa, é importante que o empresário busque ajuda profissional especializada.
Nesse contexto, o advogado societário é responsável por determinar as melhores práticas para a estruturação da sociedade. Devido à criação de diversas novas empresas — as startups —, o mercado da advocacia societária anda bastante aquecido.
A média salarial de um advogado especialista em Direito Societário é de cerca de 5 mil reais, podendo ultrapassar os 7 mil reais para profissionais com mais tempo de carreira. Entre as suas principais atividades, podemos citar:
- constituir sociedades;
- escolher a estrutura societária;
- reorganizar estruturas empresariais;
- redigir o contrato social;
- planejar e implementar fusões e aquisições;
- estabelecer o valor do capital social;
- executar due diligence;
- prestar assessoria jurídica.
A advocacia societária está em alta no mercado de trabalho, sendo uma opção bastante atrativa, com bom retorno financeiro. Contudo, quem deseja atuar nesse ramo precisa se especializar. Por isso, cursar uma Pós em Advocacia Societária é o modo mais garantido de ingressar nesse mercado e se destacar em meio à concorrência.
Gostou das nossas dicas? Conheça a Pós-graduação Digital em Advocacia Societária e confira mais sobre essa especialização.
Quero conversar pessoalmente. Com. Um. Consultor e dquirir a inscricao e fazer parte da turma