Você sabe qual é a relação que existe entre Responsabilidade Civil e Advocacia 4.0? O mundo está se transformando e as inovações tecnológicas estão a favor de todos os profissionais que aderem à era digital.
Com isso, existe um aumento no nível de exigência em todos os setores. Inclusive para o ramo do Direito, uma vez que os processos mudaram e o advogado deve adaptar a maneira com que trabalha para estar em conformidade com o futuro da profissão.
Pensando em ajudar você a entender sobre o tema, preparamos este post para explicarmos mais detalhes sobre a Advocacia 4.0. Continue a leitura e confira os detalhes!
O que é Advocacia 4.0?
O Direito 4.0 é um fenômeno que integra novas tecnologias às atividades jurídicas a fim de automatizar procedimentos, otimizar processos. Além de aumentar a produtividade e permitir a delegação de atividades meramente administrativas e burocráticas.
Muitas das condições tecnológicas da Indústria 4.0, conhecida como Quarta Revolução Industrial, também são usadas no Direito 4.0, como:
- Inteligência Artificial (IA): campo da ciência da computação que busca desenvolver a inteligência nas máquinas, de forma que elas realizem atividades humanas de forma autônoma;
- Internet das Coisas (IoT): visa promover a conexão de diferentes objetos à internet, desde produtos doméstico como lâmpadas e televisões até dispositivos usados em diferentes áreas profissionais, como equipamentos médicos;
- Cloud Computing: tecnologia que permite o acesso remoto a documentos, softwares e outros tipos de dados por meio da internet;
- Big Data: coleta de dados em grande volume e velocidade, gerados pelas informações disponibilizadas pelos usuários na rede.
Assim, por conta da automatização, os procedimentos que antes eram analógicos, atualmente contam com a ajuda de tecnologias que armazenam e otimizam a análise de dados para que decisões mais assertivas e inteligentes sejam tomadas.
Quais são as oportunidades que existem para o advogado que atua na área?
Na prática, entre diversas possibilidades e benefícios, um advogado 4.0 pode:
- automatizar tarefas que antes eram executadas manualmente;
- conectar-se com outros profissionais e com clientes por meio da internet;
- analisar todos os dados para tomar as melhores decisões;
- diminuir custos e definir estratégias processuais.
Ou seja, na prática, existe uma evolução na mentalidade e no conceito do que quer dizer advogar, uma verdadeira alteração na cultura de organização. O que pode ser um grande desafio para os advogados mais conservadores e tradicionais.
Por que se especializar em Advocacia Contratual e Responsabilidade Civil?
O advogado 4.0 é capaz de entregar serviços mais técnicos e melhores, com atendimento personalizado ao cliente e menos custos. Por isso, conhecer a respeito da Advocacia 4.0 e manter um escritório nesses moldes costuma ser muito vantajoso.
E a Pós-graduação em Advocacia Contratual e em Responsabilidade Civil é capaz de contribuir com o desenvolvimento de competências para suprir demandas da Advocacia 4.0, uma vez que o tema tem relação ao Direito Digital.
Por meio do curso, o profissional desenvolve a capacidade de inovação que, em conjunto com o uso das tecnologias, deve proporcionar um relevante diferencial competitivo sobre os colegas resistentes à mudança.
Agora que você já sabe qual é a relação entre Responsabilidade Civil e a Advocacia 4.0, lembre-se de que as inovações tecnológicas permitem novas resoluções de problemas e formas de raciocínio. Assim como novas possibilidades de atuação no mercado. Por isso, o ideal é que todos os profissionais se adaptem a essa nova realidade o quanto antes!
Acesse agora mesmo o nosso site para conhecer mais detalhes sobre a Pós-graduação em Advocacia Contratual e Responsabilidade Civil da Ebradi!