Você sabe o que é direito ao sufrágio? É o nosso direito de votar e ser votado, sem restrições que envolvam etnia, classe social, gênero e cor. Atualmente, vivemos em uma democracia, em que todos podem participar da sociedade política e vida pública. No entanto, nem sempre foi assim.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito histórico do direito ao voto, esclarecendo a diferença entre o sufrágio universal e sufrágio restrito, além de destacar como ocorreu essa conquista no Brasil. Confira!

O que significa direito ao sufrágio?

Sufrágio consiste no direito de votar e ser votado, conforme a Constituição Federal de 1988. Demonstra uma forma de o cidadão se manifestar perante a vida pública e a sociedade política.

O direito de votar é o principal instrumento do sufrágio, quando falamos de direito público de natureza política de todo cidadão. Portanto, em um país democrático, em que o poder emana do povo, trata-se de uma forma usada para expressar esse tipo de direito da população.

O conceito ainda pode ser dividido em sufrágio universal e sufrágio restrito. Dessa forma, abordaremos mais sobre as diferenças de ambos a seguir. Acompanhe!

Sufrágio universal

O sufrágio universal representa o direito de todos de participar das decisões políticas da nação e sem restrição. Na Constituição Federal do Brasil, nos termos do artigo n.º 14, diz que o sufrágio é universal, ou seja, um direito de todos os cidadãos.

Tenha as mesmas condições

No entanto, a única condição exigida para o sufrágio universal é que a pessoa seja adulta. No Brasil, a obrigação do voto é utilizada apenas para indivíduos com mais de 18 anos.

Sufrágio restrito

Diferentemente do sufrágio universal, o restrito estabelece algumas condições específicas para que os cidadãos possam usufruir do direito de votar, sendo:

  • sufrágio capacitário: limita o direito ao voto conforme a capacidade intelectual da pessoa. Por exemplo, pessoas sem um diploma acadêmico não poderiam votar;
  • sufrágio censitário: limita o direito ao voto conforme a capacidade financeira da pessoa. Por exemplo, indivíduos com baixa renda não poderiam votar.

Na atual Constituição do nosso país e na maioria das nações do mundo, o sufrágio restrito não é mais usado. Hoje, todos os cidadãos têm o mesmo direito ao voto, independentemente de crença, etnia, sexo ou classe social.

Como é o sufrágio no Brasil?

No Brasil, militares de baixa patente e analfabetos não podiam votar. As mulheres que conquistaram o direito ao voto em 1932 tinham que ser alfabetizadas. Os militares de baixa patente (cabos, soldados, recrutas) só puderam votar a parir da Constituição Federal de 1988. A mesma situação aconteceu com os analfabetos.

O direito ao sufrágio irrestrito e universal no Brasil foi assegurado com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que declara a todos e todas, sem distinção de classe social, cor e gênero, cidadãos em pleno gozo de direitos e com plena igualdade.

Aprendemos neste texto todo o contexto histórico do direito ao sufrágio. Podemos dizer que, apesar de ser obrigatório, o direito ao voto representa uma verdadeira conquista política para o povo brasileiro.

Se você gostou deste post sobre o direito ao sufrágio no Brasil, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.