Você sabe quais são as tendências para a advocacia previdenciária em 2022? Trata-se de um fator relevante, já que esse é um dos ramos do Direito mais dinâmico e que se renova constantemente.

Por isso, o advogado que atua no Direito Previdenciário deve estudar e se atualizar constantemente, inclusive porque o próprio mercado nessa área também tende a se transformar.

Tem interesse pelo assunto e quer conhecer as principais tendências do Direito Previdenciário para 2022? Então continue a leitura deste post e confira!

Por que considerar as tendências do Direito Previdenciário para planejar a carreira?

É fundamental conhecer as tendências da área para planejar a sua carreira, uma vez que, além de considerar as suas aspirações pessoais, também é preciso considerar as demandas de mercado, considerando o futuro e as possibilidades de atuação.

Assim, ao saber o que deve acontecer na advocacia previdenciária, você consegue entender se, de fato, deseja atuar na área e, em caso positivo, em quais assuntos você deve procurar se especializar para conquistar mais clientes.

Quais são as perspectivas do Direito Previdenciário para 2022?

Os profissionais que desejam atuar no ramo do Direito Previdenciário devem orientar a carreira pensando nas próximas tendências. Assim, vamos apresentar mais detalhes sobre quais são elas. Acompanhe!

Atuação digital

A tendência é que a Reforma da Previdência traga mais clientes, uma vez que as mudanças geram dúvidas nos segurados. Além disso, o crescimento do ramo digital permite que as informações jurídicas cheguem atualmente a lugares que elas não alcançavam antes.

É o caso, por exemplo, da aposentadoria rural. Muitas pessoas não tinham conhecimento sobre o tema por morarem em locais afastados e que nem sequer contam com escritórios de advocacia por perto.

No entanto, com a ampliação da internet, até mesmo aqueles que não tinham conhecimento sobre o assunto conseguem se inteirar sobre temas jurídicos e procurar por advogados. Ou seja, é possível abranger mais gente e ampliar as fronteiras de atuação ao expandir o atendimento para o ambiente digital.

Por isso, uma dica relevante é investir em marketing digital, o que pode ser feito, por exemplo, com a criação de um site e em páginas em redes sociais, além de anúncios pagos, como o Google ADS.

Necessidade de especialização

A Reforma da Previdência realizou uma “peneira”, já que os advogados que não são especializados, de maneira geral, não conseguem mais se arriscar a atuar na área sem o devido preparo.

Isso ocorre especialmente na área de aposentadorias, uma vez que é preciso estudar bastante para entender sobre o tema. Dessa maneira, podemos dizer que entre as perspectivas do Direito Previdenciário há a expectativa de que a concorrência diminua.

Esse momento é bom, inclusive, para procurar firmar parcerias em todo o Brasil com outros escritórios a fim de chegar em mais locais, já que os profissionais que não são especialistas em Direito Previdenciário não devem arriscar atuar na área sem o devido respaldo de um advogado previdenciário qualificado.

Se você ainda não é um especialista, procure fazer uma pós-graduação em uma das melhores áreas do Direito, como o ramo previdenciário, para conquistar mais clientes, já que a tendência é que 2022 seja o ano que separa os aventureiros dos especialistas.

Tenha as mesmas condições

Benefícios previdenciários promissores

Entre os ramos previdenciários que se destacam, podemos citar a aposentadoria especial, uma vez que não são todos os profissionais que são qualificados para atuar nessa esfera, por se tratar de um benefício muito específico.

A tendência é que também haja um aumento nos pedidos de benefícios assistenciais e por incapacidades, principalmente por conta da miséria que aumentou, sendo inclusive um reflexo da pandemia gerada pela COVID-19.

Mais um nicho promissor são os pedidos de pensão por morte nos casos em que é preciso comprovar a união estável do casal para a concessão do benefício, uma vez que o INSS tem recusado cada vez mais esse tipo de pedido administrativamente.

Diagnóstico previdenciário

Como no Direito Previdenciário o advogado recebe na maior parte das ações apenas no êxito, uma tendência para fazer caixa de imediato para o escritório é apostar no diagnóstico, que consiste em um planejamento previdenciário mais simples.

Não são todas as pessoas que precisam de um planejamento completo, já que elas não se encontram em situações tão complexas. Assim, apresentar uma alternativa simplificada é relevante para atrair clientes e receber uma quantia em dinheiro.

Nesse tipo de análise o advogado deve verificar alguns pontos, como qual alíquota é mais vantajosa para o cliente, o que é preciso para garantir qualidade de segurado, a possibilidade de acrescentar tempo rural ou extra em sua contagem de tempo, entre outros pontos.

Esse trabalho também é relevante para os clientes, já que depois da reforma se tornou mais complexo entender sobre o tema. Então é necessário agir de maneira preventiva, além de ser uma atuação prática para o advogado, pois consiste em um serviço pontual e que não se estende por um longo período, como o processo judicial.

Softwares jurídicos

Cada vez mais profissionais adotam os softwares jurídicos, porque eles permitem o aumento da produtividade e, consequentemente, ampliam os lucros do escritório.

Por outro lado, os profissionais da área que não apostam nesse tipo de ferramenta podem ficar para trás em 2022, pois não vão conseguir de maneira ágil competir com a concorrência.

Assim, para sobreviver à realidade atual e manter a competitividade, é preciso se adaptar a esse ambiente. Nesse sentido, é relevante conhecer sobre o mundo VUCA, que traduz as principais nuances do mundo contemporâneo, para compreender mais sobre o assunto.

Como se especializar em Advocacia Previdenciária?

Fazer uma especialização voltada para a advocacia previdenciária é o melhor caminho para ter sucesso em sua atuação e alcançar as melhores oportunidades do mercado, já que o profissional adquire as habilidades que são necessárias para atuar na área.

Além disso, como vimos, uma das maiores tendências para 2022 é a necessidade de ser especialista em Direito Previdenciário para conseguir trabalhar em demandas mais complexas e rentáveis.

Contudo, para que os estudos sejam realmente eficazes e gerem o retorno esperado, é fundamental apostar em um curso de qualidade e que realmente ensina o que é usado no dia a dia profissional, como a pós-graduação em Advocacia Previdenciária: Nova Previdência da EBRADI.

Agora que você já conhece as tendências para a advocacia previdenciária de 2022, fique atento a esses pontos que apresentamos e procure se especializar na área para aprimorar a sua atuação profissional!

Conheça mais detalhes sobre a pós-graduação em Advocacia previdenciária: nova previdência da EBRADI!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.