Você já ouviu falar em Lawtechs? Elas estão mudando o dia a dia dos profissionais jurídicos, justamente porque são capazes de proporcionar a celeridade processual e facilitar o trabalho dos advogados.

Se você ainda não está familiarizado com o tema, é importante se acostumar, uma vez que as Lawtechs ganham cada vez mais espaço no mundo jurídico e na mídia, pois prometem transformar o ramo do Direito.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir qual é o conceito de Lawtechs, como elas mudam a celeridade processual e de que forma devem impactar a sua vida, continue a leitura deste artigo e confira os detalhes. Não perca!

O que são Lawtechs?

Lawtech é um conjunto das palavras “law” (lei, em inglês) e “technology” (tecnologia). Assim, podemos dizer que Lawtechs são startups que oferecem soluções tecnológicas para o mercado jurídico a fim de melhorá-lo.

O objetivo dessas empresas é analisar as principais deficiências da área para que seja possível desenvolver soluções, agilizando processos e proporcionando um dia a dia mais eficiente aos advogados.

A jurimetria, por exemplo, consiste na previsão de resultados com base em uma pesquisa de banco de dados e histórico, o que pode ser realizado por meio de inteligência artificial e softwares — gerando mais eficiência e produtividade.

Como elas funcionam?

Os profissionais que não acompanham as novidades da área tecnológica podem imaginar que as Lawtechs apresentam soluções futuristas e não serão implementadas facilmente. No entanto, a verdade é que elas já integram a nossa realidade.

Há algum tempo, por exemplo, a viabilidade das fintechs também era discutida e hoje já são uma realidade. Assim como as fintechs revolucionaram o setor bancário e financeiro, as Lawtechs tendem a fazer o mesmo na área jurídica.

Por isso, da mesma maneira como ocorre em outros ramos, o profissional do Direito também precisa se reinventar e aplicar conceitos inovadores em um modelo de negócio tradicional.

Como as Lawtechs estão transformando o mercado e a celeridade processual?

Apesar de a duração razoável de um processo ser um conceito que existe na legislação, na prática, o Poder Judiciário não está vinculado a prazos definidos. Justamente porque se trata de algo inviável em razão da grande demanda que existe nos fóruns.

Por isso, existem diversos processos que duram longos períodos na justiça e, muitas vezes, nem sequer encontram o desfecho adequado a tempo, pois o Direito exige decisões rápidas e especializadas.

Contar com amparo para procurar outras maneiras de solucionar conflitos se tornou uma necessidade nos novos tempos. E a tecnologia ajuda na procura por novos meios.

Nesse sentido, as Lawtechs podem desafogar a grande demanda que há no Poder Judiciário por meio da resolução de conflitos online, por exemplo.

Além disso, soluções que automatizam processos e documentos também poupam o tempo dos advogados e geram economia de tempo e dinheiro.

Tenha as mesmas condições

Isso ocorre porque profissional pode se dedicar a atividades intelectuais e prospecção de novos clientes no tempo que anteriormente era gasto com diligências em cartórios.

A racionalização da atividade jurídica também apresenta vantagens para o Poder Judiciário que pode concentrar esforços em sua atividade-fim.

Assim, os servidores judiciários podem voltar os esforços às fases do processo de conhecimento, execução e sentenciamento de processos, a fim de gerar a celeridade processual.

Quais são os benefícios das Lawtechs?

As Lawtechs proporcionam diversas vantagens para o futuro do Direito Penal e dos demais ramos do Direito, bem como para os profissionais da área. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre cada um deles.

Resolução de conflitos

Você já pensou na possibilidade de resolver um conflito entre seu cliente e a outra parte por meio de um software? Ao recorrer ao Poder Judiciário, a demanda pode demorar muito tempo para ser resolvida, além de custar caro.

Por isso, as Lawtechs procuraram facilitar a questão e desenvolveram softwares que permitem a arbitragem, mediação e negociação de acordos, sem que haja a necessidade de requisitar a justiça. Assim, ao solucionar o problema com menos burocracia, é possível economizar tempo e dinheiro.

Gestão de escritório

Escritórios de advocacia, profissionais autônomos e departamentos jurídicos de empresas precisam lidar com diversas informações que exigem atenção. Pensando nisso, há Lawtechs que oferecem softwares jurídicos capazes de realizar a gestão de processos, finanças, carteira de clientes, etc.

Compliance

Outro ramo contemplado pelas Lawtechs é o de compliance, principalmente depois das várias operações de combate à corrupção que ocorreram no país e demonstraram a vulnerabilidade das empresas.

Com a intenção de mudar essa cultura, é preciso fazer investimentos para que as companhias estejam em conformidade com a legislação. De olho nesse cenário, existem diversas iniciativas de Lawtechs que procuram viabilizar essa conformidade por meio da tecnologia.

Monitoramento de dados públicos

Como há a contínua disponibilização de dados públicos, as Lawtechs criaram soluções que facilitam o dia a dia dos advogados, agilizando o trabalho e permitindo que o profissional tenha mais segurança na hora de uma tomada de decisão.

Existem ferramentas que fazem o trabalho de coleta e organização desses dados a fim de disponibilizá-los aos profissionais da área jurídica, como publicações, andamento de processos judiciais, legislações e documentos cartorários.

Como usar as Lawtechs a seu favor?

As Lawtechs estão mudando o mercado jurídico em geral, por isso, o advogado que começar a usá-las sai na frente dos demais, por conseguir realizar o trabalho de maneira mais ágil e eficiente, proporcionando um melhor serviço aos clientes.

Contudo, não é preciso se preocupar por achar que as Lawtechs são uma ameaça à profissão, pois essas ferramentas não interferem na importância do advogado e servem apenas como instrumentos que ajudam no dia a dia profissional.

Como vimos, as Lawtechs no Brasil estão em expansão, sendo que diferentes companhias surgem todos os anos com novas soluções que visam assegurar a devida celeridade processual. Portanto, procure usar essas ferramentas ao seu favor para facilitar o seu dia a dia profissional!

O que você acha sobre as ferramentas criadas pelas Lawtechs? Qual delas parece mais útil em sua opinião? Deixe um comentário e nos conte o que pensa sobre o tema!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.