É um fato: a oportunidade de aprender em qualquer lugar e a flexibilidade de horário atraem muitos alunos para o ensino EAD.
Seja na graduação, ou na pós-graduação, há muitas instituições qualificadas e autorizadas pelo MEC oferecendo cursos para formação e especialização em praticamente todas as áreas do conhecimento, como o EAD em Direito.
Optar pela modalidade digital pode ser um ótimo investimento. Continue a leitura e descubra os motivos para apostar no EAD.
O que é EAD?
A principal característica do ensino a distância é a utilização da tecnologia no processo de aprendizagem. Não é necessário que professores e alunos estejam no mesmo espaço, pois todo ensino é realizado em ambientes digitais. O que permite interação, aprendizado e acesso a conteúdos que não perdem em nada em relação à qualidade.
Como funciona a pós-graduação EAD?
Os cursos de pós-graduação acontecem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma, os professores adicionam os conteúdos das disciplinas, indicações de leitura, atividades a serem desenvolvidas e as videoaulas explicativas.
Além disso, a plataforma AVA permite que você possa interagir com os demais alunos da turma, os tutores responsáveis por tirar as dúvidas ou com os professores. Tudo isso utilizando o chat ou o espaço reservado para os fóruns de discussão.
Por que optar por uma pós-graduação EAD?
O mercado de trabalho exige que os profissionais estejam atualizados e sejam qualificados para atender às necessidades das organizações.
Para isso, cursar uma pós-graduação pode ser uma oportunidade para aperfeiçoar os conhecimentos obtidos na graduação, aprender sobre novos temas e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.
É normal que o profissional que deseja fazer uma pós-graduação fique na dúvida sobre qual modalidade escolher. Mas de acordo com o estudo “A evolução do EAD no ensino superior e suas tendências na educação brasileira”, publicado pelo periódico científico Brazilian Journal of Development, estudar a distância proporciona o desenvolvimento pleno do indivíduo, pois esse modelo ultrapassa as limitações de uma educação formal e inclui inovações tecnológicas em sua metodologia.
Quais são as vantagens da pós-graduação EAD?
Veja com mais detalhes algumas vantagens de optar pela educação digital.
Flexibilidade para estudar
O ensino a distância é ideal para pessoas com uma rotina agitada, como os profissionais da área jurídica. Como as aulas ficam gravadas, você poderá acessá-las a qualquer momento e em qualquer lugar – basta ter conexão com a internet.
Menor custo
Como o curso acontece de forma digital, os custos da Instituição de Ensino são menores, possibilitando que as mensalidades também sejam mais baixas. Assim, é possível investir em diferentes cursos e se aperfeiçoar cada vez mais.
Qualidade de ensino
O ensino a distância exige muito mais do corpo docente para que o aluno possa ter uma experiência única e de verdadeira aprendizagem.
Dessa forma, o docente elabora além das aulas uma série de atividades, como fóruns de discussão, leituras complementares, atividades avaliativas e trabalhos. Tudo para que o aluno possa construir o conhecimento da forma atualizada que o mercado de trabalho exige.
Acesso ilimitado ao conteúdo
O aluno que faz uma pós-graduação a distância tem a possibilidade de assistir às aulas quantas vezes quiser, já que elas estão gravadas. Da mesma forma, ele conta com acesso liberado a uma biblioteca digital.
Como escolher uma boa pós-graduação EAD?
Quando for escolher uma pós-graduação EAD, considere se a instituição e o curso são aprovados pelo MEC, avalie se o corpo docente é qualificado e procure por depoimentos de alunos e ex-alunos na internet.
Nada melhor do que as pessoas que já passaram pela experiência para dizer se o ambiente digital proporcionado pela faculdade realmente é de qualidade, assim como a do ensino.
Para encerrar, destacamos que o ensino EAD também contribui com o desenvolvimento de novas habilidades. Estudar por uma plataforma digital exige que você trabalhe autodisciplina, organização, gestão do tempo, proatividade e autonomia, habilidades apreciadas no mercado de trabalho.
E você sabia que o EAD é permitido pelo MEC desde 2005? Saiba mais sobre os cursos de Direito EAD!