Você já refletiu sobre a importância do advogado na sociedade atual e se perguntou quais são as perspectivas para a profissão?! A advocacia é uma atividade essencial para a administração da justiça e uma das mais antigas profissões de que se tem conhecimento.

No entanto, assim como as demais carreiras, ela evolui e precisa se adaptar às mudanças que ocorrem na sociedade. No Brasil, a atividade é regulada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Se você tem interesse pelo tema e quer conhecer mais sobre o que faz um advogado e a importância da profissão, continue a leitura deste post e confira!

Qual é a importância da profissão de advogado?

Para se tornar um advogado, é preciso, inicialmente, ingressar na faculdade de Direito e se dedicar ao bacharelado por 5 anos. No final dessa etapa, é necessário ser aprovado no Exame da OAB para atuar.

Na prática, o estudante precisa ler muitas páginas de leis, estudos jurisprudenciais e doutrinais a fim de se preparar para cumprir com o papel do advogado na sociedade. De acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, esse profissional é indispensável à administração da justiça. Ou seja, ele conta com um relevante papel na formação da sociedade, defendendo seu bom funcionamento e a pluralidade.

Quem opta por essa carreira firma um compromisso com toda a comunidade de garantir a defesa de todos. Inclusive, um advogado competente deve sempre se manter preparado e atualizado para atender aos anseios da população, sempre em busca de um mundo mais justo e leal.

Dessa maneira, é possível dizer que o advogado tem um importante papel perante a sociedade no sentido de cuidar dos direitos dos indivíduos que o procuram para confiar seus problemas.

Como ela evoluiu ao longo do tempo?

A advocacia é uma das profissões mais antigas de que temos conhecimento, além de ser também uma das mais polêmicas, já que se baseia na liberdade de expressão e de comportamento.

Diversos estudiosos já se questionaram sobre quem foi o primeiro advogado da história. Nesse sentido, existem alguns relatos que apontam como o primeiro profissional da área Demóstenes em Atenas, na Grécia, no século IV — um homem que se interessava por ler normas e leis e ganhou fama por ser um orador político pioneiro.

Antigamente, não era necessário ter uma qualificação específica para atuar como advogado, bastava ter interesse pela área e estudar as leis. Contudo, o Direito é uma área que evolui em conjunto com a sociedade e, quando novas demandas surgiram, se tornou necessária uma maior qualificação por parte dos profissionais.

Por essa razão, surgiram as graduações, que têm como objetivo ensinar a qualificação técnica que envolve, evidentemente, o conhecimento do Direito aos interessados. Mais uma evolução da carreira é que, atualmente no Brasil, somente o bacharel em Direito que é inscrito nos quadros da OAB pode usar a denominação de advogado e realizar as atividades intrínsecas, como a postulação.

O que faz dessa profissão tão importante?

A importância do advogado se dá justamente porque sua atuação é indispensável para o funcionamento da justiça. Nesse sentido, o profissional deve analisar o direito de seu cliente que foi lesado, preparar a defesa com base em leis, princípios, doutrinas e jurisprudência e, por fim, solucionar a lide, seja a levando ao judiciário ou procurando por maneiras alternativas de resolvê-la.

Tenha as mesmas condições

O advogado ainda conta com a função de cooperar e defender a ordem jurídica, sendo uma obrigação intrínseca à profissão a procura por uma sociedade isonômica e justa de modo a proteger e defender a democracia.

Ou seja, a importância do advogado se dá porque ele detém a capacidade de prestar assessoria e consultoria jurídica e, especialmente, de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele, protegendo os cidadãos.

Inclusive, esse profissional pode atuar até mesmo como negociador a fim de resolver conflitos de uma maneira mais ágil e, inclusive, antes mesmo de se formar um litígio, evitando que um problema ainda maior ocorra.

Quais são as tendências da profissão?

Como já citamos, o Direito e a carreira do advogado acompanham as mudanças que ocorrem na sociedade. Pensando nisso, separamos algumas tendências dessa profissão que se torna cada vez mais importante, já que novos litígios surgem constantemente.

Direito digital

Uma nova área de atuação para os advogados é o ramo do Direito Digital, uma vez que o uso frequente da internet também faz com que apareçam problemas ligados à proteção de dados e a crimes cibernéticos.

Legal copywriting

Outra tendência na carreira jurídica é o trabalho com legal copywriting, também chamado de “marketing jurídico”. Nesse caso, o advogado escreve conteúdos sobre advocacia para o mercado com a finalidade de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

Análise de dados jurídicos

A análise de um grande volume de dados ganhou força em diversas áreas, e no ramo jurídico não foi diferente. Com o auxílio de sistemas específicos, os advogados podem prever os resultados de seus processos por meio dos dados de casos parecidos, por exemplo.

No entanto, é válido ressaltar que, para encontrar informações valiosas em meio a uma quantidade enorme de dados, os profissionais devem ter habilidades e conhecimentos específicos.

Lawtechs

As lawtechs são startups jurídicas, isto é, empresas que investem em tecnologia — como inteligência artificial, ferramentas de análise de dados, machine learning, entre outras — para resolver questões legais.

Ao contar com a ajuda desse tipo de ferramenta, os profissionais têm mais tempo para se dedicar aos trabalhos intelectuais em vez de se ocupar com tarefas repetitivas, o que valoriza ainda mais a profissão.

Agora que você já conhece a importância do advogado e sabe quais são as principais tendências para a área, deve ter percebido como o ramo jurídico é relevante para a sociedade, não é mesmo?! Lembre-se de que se manter atualizado é fundamental para se destacar e ter uma boa atuação profissional!

Gostou deste post? Então, que tal conhecer as novidades da Ebradi para o mês do advogado? Acesse o nosso site agora mesmo e fique por dentro das nossas ofertas especiais!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.