Você conhece o método GTD? Ele foi criado por David Allen, nos Estados Unidos, e significa “Getting Things Done”. É uma técnica de produtividade que pode ser traduzida como “fazendo acontecer”. O objetivo é auxiliar as pessoas a fazer uma gestão de tarefas eficiente para concluir todas as atividades necessárias.

Por isso mesmo, o método pode ser usado por estudantes e profissionais do Direito para otimizar a rotina, ajudando durante a faculdade, a especialização e o dia a dia no trabalho.

Neste conteúdo, vamos explicar quais são os benefícios desse método, como ele ajuda na carreira e como aplicá-lo. Continue a leitura e aprenda!

Como funciona o método GTD?

Essencialmente, essa é uma técnica para organizar as tarefas que devem ser realizadas, considerando os compromissos e metas. O objetivo é aumentar o seu controle sobre a rotina e a disciplina para cumprir todas as atividades propostas.

O método GTD é composto por diversas etapas que envolvem o levantamento de ações necessárias, o planejamento da agenda e outros cuidados antes de colocar tudo em prática. Isso tudo trará mais equilíbrio para a rotina, com diversos benefícios para a carreira.

Quais são as vantagens do método GTD?

A aplicação desse método para organizar a sua rotina traz diversos benefícios que podem ser aproveitados tanto nos estudos quanto na atuação profissional. Confira a lista a seguir e conheça os principais!

Melhora a organização

Um dos principais benefícios é a melhora na organização das tarefas. Como o objetivo é auxiliar no planejamento, com etapas bem definidas você terá mais facilidade para identificar prioridades, acompanhar o andamento das atividades e obter melhores resultados.

Aumenta a produtividade

Quando você tem uma agenda organizada e sabe quais atividades devem ser realizadas, é possível aumentar a produtividade, já que você terá menos preocupações e distrações. Como você também acompanha o seu progresso, é comum sentir mais disposição e empolgação para cumprir as suas obrigações.

Otimiza o tempo

A aplicação do método organiza todas as tarefas antes que você inicie as atividades, então você evita a realização de diversas funções ao mesmo tempo ou pausas longas para definir o próximo passo. Como tudo já estará planejado, basta seguir as anotações.

Reduz o estresse

Com todos os compromissos organizados, é possível reduzir a ansiedade e o estresse. As preocupações com as pendências e os problemas trazidos por atrasos e esquecimentos também diminuem, colaborando para a motivação e a qualidade de vida.

Como o método GTD ajuda na carreira em Direito?

A carreira em Direito sempre envolve diversas tarefas. Mesmo que existam diferenças entre as diferentes formas de atuação, é comum precisar lidar com clientes, petições, reuniões e audiências, além de reservar um tempo para leituras e atualização jurídica.

Um dos principais desafios para os profissionais da área é exatamente conseguir cumprir todos os compromissos e, ainda, ter tempo para investir em seus objetivos pessoais. Quando é preciso conciliar o trabalho com estudos, como durante a especialização, isso pode ser ainda mais complicado.

A aplicação do método GTD ajudará a planejar a rotina e organizar todos os compromissos, acompanhando o andamento de suas tarefas e a existência de pendências que exijam atenção. Dessa forma, fica mais fácil assistir às aulas, concluir as leituras e realizar as atividades exigidas pelos professores, sem perder prazos ou acumular matérias.

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Quais são os passos do método GTD?

Se você se interessou pelos benefícios que o método GTD proporciona, é hora de saber adotar essa prática. Consiste em 5 passos simples que explicamos a seguir, confira!

Coletar

Para começar, você deve coletar todas as informações sobre o que deve ser feito, anotando todas as tarefas que devem ser cumpridas. É com base nisso que o resto do método será desenvolvido, então crie uma lista de atividades, incluindo:

  • leituras;
  • exercícios;
  • atendimentos de clientes;
  • peticionamentos;
  • audiências;
  • reuniões;
  • aulas.

Esclarecer

A próxima etapa é esclarecer quais tarefas merecem atenção e as ações necessárias em cada uma, além de verificar quais são as prioridades. Uma dica importante para esse momento é criar classificações para saber o que deve ser feito naquele momento, no mesmo dia ou em horários específicos.

Avaliando isso, você terá mais facilidade para distinguir e separar o que não pode mais ser adiado do que pode ser realizado em outras datas. Desse modo, você conseguirá concluir a próxima etapa com mais tranquilidade.

Organizar

Em seguida, é hora de organizar a agenda. Aqui você organizará todas as tarefas de acordo com a prioridade, utilizando os horários disponíveis no seu dia e considerando os compromissos que não podem ser adiados ou controlados, como uma audiência.

Nesse momento, você deve observar as prioridades indicadas na etapa anterior para garantir que não terá atrasos em suas tarefas. Organize a agenda para cumprir antes tudo o que não pode esperar e, depois, distribua as demais atividades, sempre com cuidado para que elas sejam concluídas no prazo.

Refletir

Depois de organizar todas as tarefas, você precisa ter um tempo para refletir sobre todos os itens. A ideia é revisar o planejamento para ver se é necessário alterar alguma informação ou reajustar a disposição das atividades.

Como o método GTD deve ser aplicado de forma contínua, a etapa de reflexão também é feita para verificar as tarefas concluídas, reavaliar prioridades e fazer todos os ajustes para que você atinja os seus objetivos.

Fazer

O último passo dessa técnica é fazer ou engajar. Aqui é o momento de colocar o planejamento em prática para realizar as atividades; por isso, ele exige foco para que você conclua as tarefas desejadas sem intercorrências.

Por isso mesmo, vale a pena ter um local silencioso e organizado, sem ruídos e distrações, para conseguir manter a concentração. Para facilitar, você pode aplicar técnicas, como a Pomodoro, para conciliar os períodos de foco com pequenos intervalos.

Como foi possível perceber neste post, o método GTD traz diversos benefícios para a carreira jurídica, facilitando a organização para conciliar todas as tarefas e cumprir os seus objetivos.

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