É fato que o mercado de trabalho está cada dia mais concorrido e, por isso, os profissionais recém-formados precisam ter um diferencial. Afinal, as empresas buscam colaboradores com um currículo bem elaborado. Desse modo, quando se trata de indivíduos da área do Direito, uma pós-graduação jurídica pode ser uma boa opção para quem deseja ter maiores possibilidades de emprego no futuro.

Diante disso, continuar estudando é questão de sobrevivência. Visto que, para se diferenciar dos milhares de juristas e conseguir reconhecimento, é preciso ter domínio e conhecimento específico em determinada área para melhorar a reputação e rede de contatos.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e fique por dentro de mais novidades do segmento jurídico!

Qual é a importância de uma pós-graduação jurídica?

A pós-graduação é uma excelente opção para quem deseja dar um salto na carreira, afinal, quando o profissional finaliza o curso ele se torna especialista naquela área e, caso apareça uma vaga de emprego para esse setor, ele certamente estará na frente de muitos candidatos.

Então, o indivíduo que investe tempo e dinheiro em uma pós-graduação jurídica colherá os frutos desse processo. Isso porque, durante esse período de estudo, ele aprenderá técnicas e práticas que serão usadas durante toda a carreira. Logo, adicionando essa especialização no currículo, as chances de contratação aumentam expressivamente.

Quais são os principais benefícios da pós-graduação?

É válido pontuar que quando profissionais buscam se qualificar em determinada área, normalmente estão interessados em uma maior valorização. Além de um salário condizente com a formação acadêmica e jornada de trabalho. Desse modo, um jurista que tenha uma pós, mestrado ou doutorado, terá um salário atraente, afinal, o cargo que ocupará exige maior responsabilidade e conhecimento aprofundado.

Somado a isso, a especialização ajudará o profissional a conhecer mais pessoas da área do Direito que poderão contribuir na troca de conhecimento e, em alguns casos trazer indicações de excelentes propostas de emprego.

Quais são as diferenças da pós-graduação na área do direito?

A principal diferença que separa as especializações do Direito é o campo de atuação, afinal, cada área é voltada para a resolução de um problema específico, como é o caso dos Direitos Penal, Tributário, Internacional, Constitucional e Civil.

Assim, o formando em Direito precisa escolher em qual dessas áreas se encaixa. Depois disso, precisará se dedicar a ela para se tornar um profissional bem instruído e apto para encarar o mercado de trabalho.

Quais são os principais tipos de pós-graduação jurídica?

A área do Direito é ampla e contempla diversas esferas, como é o caso do Direito Ambiental, Direito Eleitoral, Direitos Humanos, Direito Civil e diversas outras especialidades. Logo, caso você tenha interesse em ampliar e se aprofundar ainda mais em algum desses setores, busque escolher o que melhor se encaixa com a sua personalidade.

Tenha as mesmas condições

Existem dois tipos básicos de pós-graduação:

  • Stricto sensu: ligada a cursos de mestrado e doutorado, e focada em pesquisa
  • Lato sensu: reúne aperfeiçoamentos e especializações com um foco maior no mercado.

Quais são as principais áreas de pós-graduação jurídica?

Entre as especializações mais procuradas está a pós em Direito Previdenciário, que aborda as regras jurídicas que norteiam a concessão de benefícios, como a tributação e as normas de gestão. Outro setor que está em alta é o Direito Imobiliário, por conta do surgimento frequentemente de problemas jurídicos ligados à propriedade de imóveis.

Também existe a pós em Direito Eleitoral, indicada para aquele bacharel que tem afinidade com a área política. Durante a época de eleição, esse profissional pode, por exemplo, atuar na assessoria jurídica.

Por último, podemos citar a pós em Direitos Humanos. O jurista que entra nessa área trabalha com as leis voltadas para os direitos básicos da população, das crianças e dos idosos, por exemplo.

Como escolher a melhor opção de pós-graduação?

O interessado precisa realizar pesquisas e estudos aprofundados sobre como está o mercado e qual especialização tem uma maior demanda. É preciso ter estratégia e planejamento antes de escolher qual área seguir, visto que será investido tempo e dinheiro.

Além disso, antes de escolher a especialização, é preciso avaliar se essa determinada área se encaixa com a sua personalidade e se você tem vocação e admiração por esse setor. Afinal, trabalhar em um ramo no qual você não sente prazer é um empecilho que impede o desenvolvimento da sua carreira.

Como a EBRADI oferece qualidade e diversas opções de curso para a pós-graduação jurídica?

A Escola Brasileira do Direito é referência na área jurídica e oferece aos alunos um ensino diferenciado e qualificado, com uma equipe de professores especializados em diversas frentes. Nossa instituição possui uma metodologia muito bem aceita entre os estudantes, Já que o conteúdo oferecido em EAD é de alta qualidade e com tecnologia de ponta.

Assim, por meio de uma equipe bem estrutura e instruída, a EBRADI forma anual e semestralmente profissionais do Direito que tinham o sonho de se especializar em alguma outra área. Aptos para enriquecer o currículo e ganhar espaço no mercado de trabalho.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns tipos de especializações jurídicas e a importância delas, ao escolher uma instituição de ensino, preze por uma que seja reconhecida no mercado. E que também garanta um ensino multidisciplinar e qualificado aos discentes.

Por fim, após ler sobre a pós-graduação e os principais benefícios dessa formação, tente fazer uma pesquisa com profissionais do Direito para se informar sobre qual especialização tem maior demanda na sociedade. Além de descobrir qual dará um retorno financeiro satisfatório. Assim, você conseguirá se destacar gradualmente no ramo jurídico.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.