Os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho têm muito a ganhar ao investir em uma especialização para se manter atualizado e adquirir novas habilidades. Nesse sentido, uma boa alternativa para os apaixonados pela área criminal é estudar o Processo Penal Aplicado.

Trata-se de uma área com campo de atuação abrangente, uma vez que o Direito Material contempla, além dos crimes previstos no Código Penal, diversos outros em legislação especial.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este post para apresentarmos por que é relevante aprender sobre o Processo Penal Aplicado e fazer uma especialização na área. Continue a leitura e confira os detalhes!

O que é um processo penal aplicado?

Na prática, para atuar no dia a dia profissional, apenas saber as fases do processo penal e suas regras não é o bastante. O Direito Material, ou seja, aquele que é concretizado no processo, também deve ser estudado.

Por essa razão, existem as especializações em Processo Penal Aplicado, assim como cursos livres de Direito focados nessa área, para que os advogados possam aprender sobre a aplicação prática, da maneira que ocorre no dia a dia.

É relevante estudar sobre o assunto porque, conforme a sociedade evolui, a legislação penal a acompanha. Com isso, aparecem novas condutas que configuram crimes. É o caso, por exemplo, dos crimes cibernéticos, que são uma novidade para o universo jurídico. Outro caso é o advento do pacote anticrime, que alterou de maneira significativa dispositivos do Código Penal.

Um especialista em Direito Penal deve saber sobre tais alterações e, especialmente, precisa estar pronto para atuar de modo prático, conforme as modificações apresentadas.

Qual é a importância de estar atualizado sobre isso?

É crucial que os profissionais que desejam trabalhar com Direito Penal se mantenham atualizados em relação ao processo penal aplicado para que eles saibam como atuar no dia a dia.

Inclusive, os especialistas em Direito Processual Penal Aplicado se tornam profissionais reflexivos e críticos, com capacidade de problematizar a frequente alteração do criminoso e do crime. Além disso, sabem como se manter atualizados por meio da pesquisa no âmbito penal e do processo.

Com isso, também se torna possível acompanhar as mudanças tecnológicas da sociedade de risco, bem como a necessidade de procurar novos enquadramentos jurídicos aos bens que surgem.

Como uma Especialização em Processo Penal Aplicado pode ajudar?

Conquistar a graduação em Direito não deve significar o fim dos estudos, mas sim o começo pela procura de novos estudos e entendimentos para enfrentar os desafios profissionais.

Nesse sentido, para atuação na área criminal, a Especialização em Processo Penal Aplicado é muito relevante, uma vez que se trata de uma área que conta com diversas peculiaridades e vertentes que os advogados devem conhecer a fundo.

Assim, realizar uma pós-graduação voltada para o ramo proporciona a formação que é necessária para uma atuação completa no mercado de trabalho. No entanto, para que os estudos sejam realmente efetivos e os alunos se tornem devidamente preparados para os desafios da área, é fundamental optar por uma instituição com ensino de qualidade, como a EBRADI.

Tenha as mesmas condições

Afinal, não basta que o especialista conheça a legislação penal e processual penal, para ser um bom advogado é preciso ir além e saber a melhor forma de aplicar a lei a cada caso concreto.

Por que vale a pena fazer essa especialização?

Levando em consideração a abrangência profissional e o conteúdo relevante que é aprendido nesse tipo de curso, existem diversos benefícios concretos em escolher fazer uma Especialização em Processo Penal Aplicado.

Inicialmente, é necessário pensar no contexto atual da Justiça Criminal no Brasil, em que há uma demanda crescente por operadores de direito especialistas no assunto.

Além disso, a observância aos direitos humanos cresce cada vez mais e, consequentemente, também demanda profissionais qualificados. Nesse sentido, o processo penal aplicado conta com preceitos que vêm da Constituição Federal e dizem respeito à dignidade da pessoa humana.

Desse modo, os advogados que estão antenados com esses preceitos conseguem se destacar dos demais no mercado. Já que demonstram que são especialistas diferenciados e se prepararam para uma atuação profissional completa e humanizada.

O que essa especialização proporciona?

Além de aprender conceitos práticos e teóricos, fazer uma especialização também permite o desenvolvimento de habilidades específicas que ajudam você a se tornar um profissional ainda melhor. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre cada uma delas!

Melhora o raciocínio

Aprender novos conceitos e, especialmente, saber como funciona a atuação na prática é capaz de tornar o advogado mais seguro, já que ele consegue pensar melhor sobre cada etapa do processo.

Aprimora a argumentação

A Especialização em Processo Penal Aplicado também faz com que o aluno aprenda técnicas argumentativas relevantes que o ajudam em seu dia a dia de trabalho, como em audiências e tribunais do juri.

Ajuda a se manter atualizado

O Direito é um ramo muito amplo e, por isso, fazer uma especialização garante a oferta de serviços diferenciados, com uma atuação aprofundada em determinada área.

Nesse sentido, a evolução da tecnologia e as próprias alterações que ocorrem na sociedade exigem que os que desejam se consagrar no mercado se especializem e se atualizem. Para tanto, o advogado precisa estudar constantemente e se manter atualizado sobre a área em que atua para crescer em um mercado tão competitivo.

O que se estuda nesse curso de especialização?

Na especialização em processo penal aplicado da EBRADI os seguintes conteúdos são aprendidos:

  • Princípios das Ciências Criminais;
  • Do Crime e Suas Excludentes;
  • Investigação e Processo;
  • Provas e Partes no Processo Penal;
  • Aspectos Relevantes do Crime e da Pena;
  • Concurso de Crimes, Erro e Consequências da Condenação;
  • Prisão, Liberdade, Chamamento ao Processo, Sentença e Procedimentos;
  • Júri, Nulidades, Recursos e Ações de Impugnação;
  • Crimes em Espécie;
  • Leis Especiais.

Agora que você já sabe o que é o processo penal aplicado, se você tem afinidade com a área e deseja atuar nesse ramo, não deixe de fazer uma especialização. Afinal, trata-se de um relevante investimento na carreira e em seu sucesso profissional!

Para conhecer mais detalhes sobre a pós-graduação digital em Direito Penal e Processo Penal Aplicado da EBRADI, entre em contato conosco!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.