Você com certeza já usufruiu de algumas técnicas para tentar memorizar algo que seja muito extenso ou complexo, como incisos de uma lei, ou textos recheados de informações relevantes.

De acordo com estudos, nosso cérebro trabalha com mais eficiência quando associamos uma imagem, pensamentos ou cheiros a uma lembrança importante. Uma das estratégias que usamos são as chamadas técnicas mnemônicas.

Por isso, vamos abordar neste texto conceito e vantagens delas, além do motivo de funcionarem tão bem no processo de aprendizagem. Confira!

O que são técnicas mnemônicas?

Elas funcionam basicamente como resumos dos principais assuntos que queremos lembrar na hora de uma prova de concurso ou decorar regimes extensos, caso trabalhe como advogado.

As técnicas podem ser estruturadas de diversas formas, como símbolos, gráficos, palavras ou frases que você consiga relacionar ao conteúdo estudado.

Por que as técnicas mnemônicas funcionam?

Nossa memória trabalha com mais eficácia relacionando objetos, palavras ou imagens a alguma lembrança de nossa vida. Podemos chamar esse acontecimento de gatilhos.

Essas associações facilitam bastante o processo de estudo e assimilação dos conteúdos. Isso porque, lembrando algumas palavras em uma lista longa, resumindo-as de acordo com as letras iniciais e formando outra palavra, por exemplo, ajuda você a acessar o que aprendeu com mais facilidade.

Quais são as principais técnicas mnemônicas?

Nós elencamos as estratégias mais populares que podemos usar para facilitar a memorização. Veja!

Acrósticos e acrônimos

Essas são as mais usadas por estudantes e pessoas que buscam aumentar a capacidade de se lembrar de assuntos mais difíceis ou abreviar nomes extensos. Apesar da similaridade de como são usados, eles apresentam diferenças.

Tenha as mesmas condições

Os acrósticos servem para simplificar os títulos longos de instituições ou documentos. Sendo transformados em siglas, o processo de memorização se torna ainda mais simples. Como exemplo, vamos citar os principais órgãos públicos como:

  • IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
  • CPF — Cadastro de Pessoa Física;
  • STF — Superior Tribunal Federal.

Já os acrônimos servem para criar genericamente uma frase ou palavra para você mesmo se lembrar dela. O método é bastante utilizado em provas de concursos jurídicos para recordar as leis com incisos longos ou alguma lista enumerada. Temos exemplos como:

  • capacete pm — competências privativas da união;
  • 3th não tem graça — Direito Constitucional.

Método de Loci

Também chamado popularmente como palácio da memória, acredita-se que este foi o primeiro método de memorização criado.

Tal técnica mnemônica consiste em desenhar, na imaginação, um lugar onde possa associar qualquer coisa que queira lembrar sobre algum estudo. Pode ser sua casa ou até um palácio que conheça se preferir.

Criando esse ambiente organizado na mente, conseguimos assimilar o que estudamos a algo familiar, ficando mais fácil de se lembrar do conteúdo. Também podemos usar essa estratégia na vida cotidiana e na profissional.

Palavras-chave mnemônicas

Esta última funciona como uma assimilação de histórias e conceitos com o conteúdo que se deseja memorizar. Vamos citar um exemplo muito prático abaixo.

Caso queira lembrar que a palavra “plateia” perdeu o acento agudo, basta relacionar este tópico a um simples trocadilho. Imagine que você está em um cinema e esse lugar simplesmente “não tem assentos” para se acomodar.

Rapidamente, associa-se a palavra assento com a ausência do acento no termo “plateia”.

Com a leitura deste artigo, você foi capaz de compreender o conceito das técnicas mnemônicas, como elas auxiliam no processo de memorização e suas principais formas de praticá-la.

Gostou do texto? Então, siga a Ebradi no Instagram e no YouTube para ficar inteirado de mais conteúdos.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.