Você conhece os principais tipos de crédito rural? Antes de tudo, você precisa saber que crédito rural é um financiamento destinado a cooperativas, associações e produtores individuais. Esse instrumento tem o intuito de fomentar a produção agrícola. Com ele, é possível custear a comercialização e produção da mercadoria, realizar investimentos financeiros e expandir as operações.
Para explicar melhor, preparamos este artigo com o objetivo de esclarecer quais são os principais tipos de crédito rural, as características deles, quem pode ter acesso e como fazer a solicitação. Confira!
1. Crédito de investimento
Direcionado para destinar os investimentos em serviços ou bens cujos benefícios contemplam diversas etapas de produção, como:
- projetos de irrigação;
- aquisição de máquina agrícola;
- tecnologias e equipamentos;
- obras para benfeitorias ou expansão da infraestrutura.
Tal crédito pretende ainda estimular o desenvolvimento da produção, além de elevar a competitividade do produtor, de modo seguro e sustentável. Ou seja, são linhas disponíveis para sanar as necessidades particulares dos negócios.
2. Crédito de custeio
É destinado a cobrir as despesas normais e emergenciais do ciclo de produção pecuária ou agrícola, em qualquer momento da atividade, seja você um produtor de médio ou grande porte. Por meio da linha de crédito de custeio, é possível financiar, despesas com:
- vacinas;
- medicamentos;
- insumos;
- produção de mudas e sementes certificadas;
- tratos e colheita.
3. Crédito de industrialização
Em primeiro lugar, é necessário entender que esse tipo de crédito não é voltado para que o produto seja industrializado e beneficiado. Tal linha de crédito foi criada para financiar unicamente a industrialização de mercadorias agropecuárias em uma propriedade rural.
Dessa forma, para conseguir esse financiamento, é indispensável que, no mínimo, 50% da produção a ser processada ou beneficiada seja própria. Enfim, o crédito de industrialização contribui na compra de:
- adoçantes;
- conservantes;
- rótulos;
- embalagens;
- insumos.
Além do mais, ele ajuda a arcar com os custos de conservação e manutenção de equipamentos, mão de obra e impostos devido à operação.
4. Crédito de comercialização
Essa linha de crédito objetiva viabilizar, para a cooperativa ou produtor rural, os recursos e condições necessários à comercialização de produtos, possibilitando melhores condições negociais ao dar mais expectativa e controle para o fluxo de caixa.
O crédito de comercialização pode ser aplicado para adiantamento aos cooperados, garantia de preços, estocagem e armazenamento após a colheita, entre outros.
Quem pode ter acesso aos tipos de crédito rural?
Basicamente, podem ser beneficiados os produtores rurais, cooperativas agrícolas e associações, que dependerão da necessidade de cada um. No entanto, cerealistas e agroindústrias conseguem solicitar o crédito relacionado na modalidade de comercialização.
Como funciona o procedimento para solicitar o crédito rural?
Você pode obtê-lo, acessando uma instituição financeira que ofereça essa linha de crédito. Após isso, algumas medidas precisam ser efetuadas, como:
- identificar o limite de crédito;
- realizar o cadastro;
- apresentar o orçamento, projeto ou plano do que é desejado financiar.
Apresentamos neste artigo os principais tipos de crédito rural e as características deles, destacando quem são os beneficiários e quem pode solicitar o crédito rural.
Você gostou do artigo? Então, curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!