Assim como existem diversos filmes para advogados, também há vários documentários interessantes relacionados ao universo do direito e que chamam a atenção até mesmo das pessoas que não atuam na área.

Existem inúmeras produções que usam a linguagem documental cinematográfica para apresentar questões jurídicas e sociais, contando a história de casos famosos que pararam na justiça. Ou tratando de problemas da sociedade, cuja solução passa pelo Direito.

Quer conhecer indicações de documentários relevantes sobre o universo do Direito? Neste post, separamos algumas dicas de produções relacionadas ao tema para você assistir. Continue a leitura e confira!

Por que ver documentários?

Os documentários são mais do que obras cinematográficas, afinal, eles contam histórias reais e são capazes de transmitir retratos da realidade. Por meio desse tipo de obra, podemos conhecer histórias inspiradoras, cenários diferentes e, especialmente, descobrir verdades sobre o que ocorreu no passado.

No que diz respeito ao aspecto social, os documentários são excelentes instrumentos para quem procura entender a história por outras óticas, compreender movimentos sociais ou conhecer sobre casos famosos.

Dessa maneira, é possível dizer que os documentários são uma maneira de se entreter e, ao mesmo tempo, de obter conhecimento acerca de eventos relevantes da história e do universo do direito. Além de uma excelente forma de estudar.

Como eles podem ser úteis para você?

Os documentários jurídicos podem ser úteis para o estudante de direito e o advogado que desejam entender a sociedade e conhecer sobre a conquista dos direitos ao longo do tempo.

Também são excelentes formas de observar a aplicação do Direito na prática, já que ao ver um documentário sobre algum caso, é possível observar de forma concreta a atuação do promotor, do advogado e do juiz, conhecer a motivação que levou ao caso, etc.

Com isso, podemos dizer que os documentários sobre o universo do Direito podem ser verdadeiras aulas a respeito da prática jurídica, já que proporcionam a imersão do espectador na rotina de profissionais.

Quais são os melhores documentários do universo do direito?

Agora que você já conhece a importância dos documentários, chegou o momento de apresentarmos indicações sobre as melhores obras do universo do direito!

A 13ª Emenda

A 13ª Emenda da Constituição dos EUA aboliu a escravidão e estabeleceu que não deveria mais haver no país escravidão ou trabalhos forçados, exceto como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.

No entanto, apesar dessa norma ter sido redigida há séculos, nos dias atuais existem mais afro-americanos sob a supervisão criminal do estado do que escravos em meados do século XIX.

Assim, trata-se de um filme que aborda o sistema carcerário dos Estados Unidos, com foco na ligação dele com o racismo estrutural, a marginalização e criminalização da população negra do país.

O documentário apresenta entrevistas com personalidades negras dos EUA, além de especialistas em Direito e Sociologia, que apresentam visões sobre como o judiciário dos Estados Unidos marginaliza a população negra do país.

Tenha as mesmas condições

VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso

A obra narra a história de um dos estelionatários mais famosos do Brasil, Marcelo Nascimento da Rocha, que se tornou conhecido por enganar as pessoas e aplicar golpes.

O documentário mostra alguns dos crimes que ele cometeu. As histórias pitorescas são contadas pelo próprio Marcelo por meio de entrevistas de dentro da prisão.

Essa obra, lançada em 2010, é muito interessante para quem gosta de Direito Penal, já que ela explica de que modo Marcelo conseguiu levar durante anos uma vida baseada em enganar as pessoas, inclusive a imprensa e celebridades, por meio da aplicação de diversos golpes.

Amanda Knox

Esse documentário de 2016 conta a história de Amanda Knox, uma intercambista norte-americana que viaja para Perúgia, na Itália, em novembro de 2007. E se torna colega de quarto de Meredith Kercher que, por sua vez, é brutalmente assassinada com 46 facadas.

A Amanda se torna uma das principais suspeitas do crime, mas exames geram dúvidas sobre o que, de fato, ocorreu na data do assassinato. O documentário apresenta o passo a passo do julgamento, além de diferentes entrevistas. E demonstra como a mídia e o apelo popular podem influenciar o resultado apresentado em um caso pelo tribunal.

Esse crime, inclusive, ficou muito conhecido em 2007 justamente por conta de controvérsias e erros jurídicos. Por isso, trata-se de um documentário interessante para quem gosta de Direito Penal e Direito Internacional, já que conflitos entre as legislações da Itália, EUA e Grã-Bretanha são apresentados ao espectador.

Central — O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil

Essa obra é fundamental para compreender como funciona o sistema carcerário do Brasil. Ela exibe uma análise aprofundada acerca dos problemas que envolvem o Presídio Central de Porto Alegre — a maior penitenciária do país.

Esse presídio, inclusive, já foi considerado como a pior prisão do Brasil e definido pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional como “A Masmorra do Século 21”.

O filme retrata os dias na prisão sob a ótica dos policiais, dos detentos e até mesmo de ex-carcerários. Além de apresentar entrevistas com promotores, magistrados e outros agentes públicos de segurança, a fim de debater os problemas jurídicos encontrados no presídio Central e nas demais penitenciárias do Brasil.

Ou seja, ao assistir esse filme é possível ter uma visão ampla e completa sobre o universo do Direito, sob o ponto de vista de diversas pessoas envolvidas na área.

Onde assistir a esses documentários?

Os filmes “13ª Emenda” e “Amanda Knox” são produções originais da Netflix e, portanto, podem ser vistos nessa plataforma. Já o documentário “VIPs” está disponível no Star+.

O filme “Central”, no momento, não está no catálogo de nenhum serviço de streaming, mas a sua versão completa está disponível no YouTube, no canal Falange TV, criado pelos diretores da obra para discutir temas ligados aos Direitos Humanos.

Agora que você já sabe quais são os melhores documentários do universo do direito e onde é possível assisti-los, não perca tempo e faça uma pipoca para acompanhar as obras que apresentamos. Dessa maneira, você consegue aprender sobre o mundo jurídico enquanto tem momentos de lazer e se diverte!

Gostou das dicas que citamos neste post? Para receber mais orientações relevantes para a sua carreira, curta a nossa página no Facebook!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.