| JURISPRUDÊNCIA STJ

Erro na Execução e Pronúncia

Reproduzir vídeo
| JURISPRUDÊNCIA STJ

Nesta aula, o Ministro Joel Ilan Paciornik abordou o erro na execução, a partir de um julgado do Tribunal do Júri. O erro na execução “aberratio ictus” ocorre quando o agente quer atingir uma pessoa, e vem a ofender outra. Incidindo em erro acidental não exclui a tipicidade do fato.

O Tribunal do Júri é o órgão competente, para julgar os crimes dolosos contra a vida, artigo 5, XXXVIII, da Constituição Federal de 1988, possuindo o procedimento do júri duas fases, a primeira fase se assemelha ao procedimento ordinário e ao final o juiz profere uma decisão que pode ser de pronúncia, impronúncia, desclassificação e absolvição sumária. Sendo o réu pronunciado, passamos à segunda fase: fase do plenário.

O plenário do tribunal do júri é presidido por um juiz togado e formado por 07 jurados leigos, que, ao final do plenário, responderão aos quesitos apresentados pelo juiz. Nesta aula, será abordada a competência do júri e o desdobramento do erro de execução no caso concreto.

| PROFESSOR DO CURSO

DIGITAL

Acesso ilimitado por 2 meses

10 MINUTOS

Conteúdo atual e relevante

CERTIFICADO

Receba um certificado de conclusão

| FAÇA SUA MATRÍCULA COM 25% OFF

e comece a estudar agora mesmo

R$599,00

R$419,00

ONLINE

Estude sem sair de casa

INÍCIO IMEDIATO

Sem formação de turmas

CONDIÇÃO ESPECIAL

Aproveite e economize

A Escola Brasileira de Direito tem como proposta direcionar o caminho do sucesso para os alunos por meio da educação jurídica. Para isso, desenvolveu, como parceira da Universidade São Judas – empresa do mesmo grupo econômico da EBRADI, a Ânima Educação, cursos de pós-graduação 100% EaD voltados à trabalhabilidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.