Em razão dos inúmeros benefícios que esse modelo educacional traz para as pessoas, nos últimos anos, estudar a distância deixou de ser uma opção para se tornar uma verdadeira necessidade. Atualmente, o ensino a distância possibilita o acesso a ensino de qualidade, de forma mais flexível, eficiente e democrática.
No entanto, apesar das grandes vantagens que o ensino remoto proporciona, é preciso levar em conta os seus desafios. Estudar a distância, em muitos casos, requer ainda mais disciplina, além da superação de uma série de obstáculos para que o aprendizado seja realmente efetivo.
Diante dessa realidade, queremos ajudar você a explorar de forma ainda mais eficiente o ensino a distância. Para isso, a seguir listamos os principais desafios desse modelo educacional e, ainda, as melhores estratégias para ter sucesso ao estudar remotamente. Continue a leitura e confira!
Quais são os desafios de estudar a distância?
O modelo de ensino a distância reúne uma lista bastante ampla de vantagens para o estudante. Além da economia de tempo com deslocamentos e possibilidade de estudar com os melhores profissionais do mercado, há toda a liberdade e flexibilidade de poder estudar de qualquer lugar e a qualquer hora.
Contudo, não se pode negar que o ensino remoto também traz alguns desafios, muitos deles difíceis de serem contornados, especialmente por quem não está totalmente adaptado ao formato digital de ensino.
Confira, a seguir, quais são os pontos que mais dificultam o rendimento na rotina de estudos a distância!
Organização
Um dos principais desafios enfrentados por quem opta pelo ensino a distância é manter a organização. Em muitos casos, a flexibilidade de horários que o modelo oferece acaba prejudicando o aluno, que volta e meia se vê com dificuldades para ajustar sua rotina com os estudos.
Produtividade
A produtividade também pode ser prejudicada no ensino a distância, sobretudo quando o aluno não tem uma rotina rígida de estudos. Nesse modelo de ensino, como nem sempre há alguém cobrando determinadas ações do aluno, manter a disciplina pode não ser tarefa fácil.
Adaptação
Na maior parte dos casos, no ensino a distância é o aluno o principal responsável pelos seus resultados. Na prática, não existe a cobrança dos professores e da instituição de ensino, como acontece no ensino tradicional.
Essa realidade, no entanto, exige uma certa adaptação por parte do aluno, que precisa estar comprometido e envolvido como o seu sucesso, mesmo que não exista mais ninguém cobrando a sua presença em aulas e o cumprimento das atividades propostas.
Como se dar bem estudando a distância?
Como foi possível perceber, existem diferentes variáveis que acabam dificultando o rendimento no modelo de ensino a distância. Porém, isso não significa que não seja possível contornar tais limitações e obter o máximo aproveitamento de toda a flexibilidade, eficiência e conforto que estudar a distância agrega.
Na verdade, com as estratégias certas, é plenamente possível promover algumas mudanças no seu comportamento, ajustar a rotina e seus hábitos, de modo a ter um maior foco e produtividade nos estudos a distância. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você nesse sentido!
Tenha uma rotina de estudos
O ensino a distância tem como uma das suas principais vantagens a enorme flexibilidade. O aluno é livre para definir os seus horários, estabelecer seu cronograma diário e cumprir com as suas obrigações. Contudo, toda essa flexibilidade pode ser a porta de entrada para a procrastinação e desorganização.
Assim, por mais que estudar a distância ofereça mais liberdade e flexibilidade, é indispensável que você tenha uma rotina fixa de estudos. Ou seja, é muito importante que todos os dias você tenha horários definidos para acordar, iniciar os estudos, fazer suas pausas e finalizar as atividades.
Evite distrações enquanto estuda
Principalmente no caso de quem estuda dentro de casa, as distrações acabam se tornando um grande entrave para o rendimento de quem opta pelo ensino a distância. O ambiente doméstico é repleto de distrações, como celular, aparelhos eletrônicos e os demais moradores.
Sabendo disso, não há alternativa melhor senão ter disciplina e foco para evitar todas essas distrações. Certamente essa não é uma tarefa simples, mas pode se tornar mais fácil quando você estuda longe do seu celular, prepara melhor o seu local de estudo e orienta os demais moradores da casa sobre sua rotina e compromissos.
Invista em material de qualidade
O sucesso do estudo a distância, em grande parte, se deve ao material que você utiliza para dar suporte às atividades educacionais. Assim, além das aulas tradicionais, expositivas, é preciso que você complemente os seus estudos com outros recursos e materiais, aprofundando ainda mais nos temas abordados em aula.
Nesse sentido, na hora de escolher um curso a distância, é primordial avaliar a qualidade do material didático oferecido, além dos recursos adicionais disponibilizados para que você tenha um aprendizado ainda mais eficiente.
Além disso, tenha em mente que cursos e materiais de qualidade podem ter um custo mais elevado. Porém, quando se trata da sua carreira, do seu desenvolvimento e do seu futuro, todos os gastos devem ser encarados como verdadeiros investimentos. Por isso, escolha sempre cursos e materiais de alta qualidade.
Valorize as tutorias
O ensino a distância não se resume a videoaulas e PDFs. Na realidade, bons cursos e especializações oferecem outros recursos pedagógicos para potencializar o aprendizado, como é o caso das tutorias.
As tutorias, na prática, são momentos de interação entre o aluno e professor. Elas ocorrem de forma mais dinâmica, e o aluno tem a possibilidade de dialogar com professores, tirar suas dúvidas e trocar experiências. Ou seja, é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento que deve ser valorizada.
Por fim, estudar a distância se tornou uma das modalidades mais estratégicas e eficientes na atualidade. O modelo digital chegou para atender às demandas da sociedade em termos de qualidade, acessibilidade e flexibilidade. Hoje, pessoas de todos os lugares têm a oportunidade de ter aulas com as maiores referências nacionais, isso no conforto de suas casas e no horário que melhor atender. Contudo, como vimos, estudar a distância exige ainda mais disciplina, organização e compromisso. Portanto, não deixe de colocar essas dicas em prática nos seus estudos.
Gostou deste artigo? Quer aproveitar todos benefícios e diferenciais que o ensino a distância pode oferecer, estudando com os maiores nomes do meio jurídico? Entre em contato hoje mesmo com a EBRADI e invista no seu futuro!