Em razão dos inúmeros benefícios que esse modelo educacional traz para as pessoas, nos últimos anos, estudar a distância deixou de ser uma opção para se tornar uma verdadeira necessidade. Atualmente, o ensino a distância possibilita o acesso a ensino de qualidade, de forma mais flexível, eficiente e democrática.

No entanto, apesar das grandes vantagens que o ensino remoto proporciona, é preciso levar em conta os seus desafios. Estudar a distância, em muitos casos, requer ainda mais disciplina, além da superação de uma série de obstáculos para que o aprendizado seja realmente efetivo.

Diante dessa realidade, queremos ajudar você a explorar de forma ainda mais eficiente o ensino a distância. Para isso, a seguir listamos os principais desafios desse modelo educacional e, ainda, as melhores estratégias para ter sucesso ao estudar remotamente. Continue a leitura e confira!

Quais são os desafios de estudar a distância?

O modelo de ensino a distância reúne uma lista bastante ampla de vantagens para o estudante. Além da economia de tempo com deslocamentos e possibilidade de estudar com os melhores profissionais do mercado, há toda a liberdade e flexibilidade de poder estudar de qualquer lugar e a qualquer hora.

Contudo, não se pode negar que o ensino remoto também traz alguns desafios, muitos deles difíceis de serem contornados, especialmente por quem não está totalmente adaptado ao formato digital de ensino.

Confira, a seguir, quais são os pontos que mais dificultam o rendimento na rotina de estudos a distância!

Organização

Um dos principais desafios enfrentados por quem opta pelo ensino a distância é manter a organização. Em muitos casos, a flexibilidade de horários que o modelo oferece acaba prejudicando o aluno, que volta e meia se vê com dificuldades para ajustar sua rotina com os estudos.

Produtividade

A produtividade também pode ser prejudicada no ensino a distância, sobretudo quando o aluno não tem uma rotina rígida de estudos. Nesse modelo de ensino, como nem sempre há alguém cobrando determinadas ações do aluno, manter a disciplina pode não ser tarefa fácil.

Adaptação

Na maior parte dos casos, no ensino a distância é o aluno o principal responsável pelos seus resultados. Na prática, não existe a cobrança dos professores e da instituição de ensino, como acontece no ensino tradicional.

Essa realidade, no entanto, exige uma certa adaptação por parte do aluno, que precisa estar comprometido e envolvido como o seu sucesso, mesmo que não exista mais ninguém cobrando a sua presença em aulas e o cumprimento das atividades propostas.

Como se dar bem estudando a distância?

Como foi possível perceber, existem diferentes variáveis que acabam dificultando o rendimento no modelo de ensino a distância. Porém, isso não significa que não seja possível contornar tais limitações e obter o máximo aproveitamento de toda a flexibilidade, eficiência e conforto que estudar a distância agrega.

Tenha as mesmas condições

Na verdade, com as estratégias certas, é plenamente possível promover algumas mudanças no seu comportamento, ajustar a rotina e seus hábitos, de modo a ter um maior foco e produtividade nos estudos a distância. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você nesse sentido!

Tenha uma rotina de estudos

O ensino a distância tem como uma das suas principais vantagens a enorme flexibilidade. O aluno é livre para definir os seus horários, estabelecer seu cronograma diário e cumprir com as suas obrigações. Contudo, toda essa flexibilidade pode ser a porta de entrada para a procrastinação e desorganização.

Assim, por mais que estudar a distância ofereça mais liberdade e flexibilidade, é indispensável que você tenha uma rotina fixa de estudos. Ou seja, é muito importante que todos os dias você tenha horários definidos para acordar, iniciar os estudos, fazer suas pausas e finalizar as atividades.

Evite distrações enquanto estuda

Principalmente no caso de quem estuda dentro de casa, as distrações acabam se tornando um grande entrave para o rendimento de quem opta pelo ensino a distância. O ambiente doméstico é repleto de distrações, como celular, aparelhos eletrônicos e os demais moradores.

Sabendo disso, não há alternativa melhor senão ter disciplina e foco para evitar todas essas distrações. Certamente essa não é uma tarefa simples, mas pode se tornar mais fácil quando você estuda longe do seu celular, prepara melhor o seu local de estudo e orienta os demais moradores da casa sobre sua rotina e compromissos.

Invista em material de qualidade

O sucesso do estudo a distância, em grande parte, se deve ao material que você utiliza para dar suporte às atividades educacionais. Assim, além das aulas tradicionais, expositivas, é preciso que você complemente os seus estudos com outros recursos e materiais, aprofundando ainda mais nos temas abordados em aula.

Nesse sentido, na hora de escolher um curso a distância, é primordial avaliar a qualidade do material didático oferecido, além dos recursos adicionais disponibilizados para que você tenha um aprendizado ainda mais eficiente.

Além disso, tenha em mente que cursos e materiais de qualidade podem ter um custo mais elevado. Porém, quando se trata da sua carreira, do seu desenvolvimento e do seu futuro, todos os gastos devem ser encarados como verdadeiros investimentos. Por isso, escolha sempre cursos e materiais de alta qualidade.

Valorize as tutorias

O ensino a distância não se resume a videoaulas e PDFs. Na realidade, bons cursos e especializações oferecem outros recursos pedagógicos para potencializar o aprendizado, como é o caso das tutorias.

As tutorias, na prática, são momentos de interação entre o aluno e professor. Elas ocorrem de forma mais dinâmica, e o aluno tem a possibilidade de dialogar com professores, tirar suas dúvidas e trocar experiências. Ou seja, é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento que deve ser valorizada.

Por fim, estudar a distância se tornou uma das modalidades mais estratégicas e eficientes na atualidade. O modelo digital chegou para atender às demandas da sociedade em termos de qualidade, acessibilidade e flexibilidade. Hoje, pessoas de todos os lugares têm a oportunidade de ter aulas com as maiores referências nacionais, isso no conforto de suas casas e no horário que melhor atender. Contudo, como vimos, estudar a distância exige ainda mais disciplina, organização e compromisso. Portanto, não deixe de colocar essas dicas em prática nos seus estudos.

Gostou deste artigo? Quer aproveitar todos benefícios e diferenciais que o ensino a distância pode oferecer, estudando com os maiores nomes do meio jurídico? Entre em contato hoje mesmo com a EBRADI e invista no seu futuro!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.