A profissão de advogado permite trabalhar com diversas modalidades de advocacia, desde as mais conhecidas e tradicionais, como Direito Civil, Direito Criminal, Direito Tributário e Empresarial, até as áreas mais específicas e pontuais, como Direito Internacional, Direito Portuário ou Direito Agrário.

Uma das áreas mais bem pagas e mais reconhecidas da atualidade e que é um ótimo caminho a ser seguido é a Advocacia Contratual. O mercado de trabalho tem exigido, cada vez mais, advogados competentes e especializados na área dos contratos, pois praticamente todas as transações comerciais e transnacionais ocorrem no bojo de relações comerciais.

Ter expertise nessa área do Direito, portanto, é altamente recomendado e vantajoso para o advogado contemporâneo. Por isso, nas próximas linhas, vamos falar um pouco sobre o que faz um advogado contratual, quais são os desafios da área, qual é o melhor jeito de começar e quais são as principais tendências.

O que faz um advogado contratual?

A expertise na área de Advocacia Contratual tem sido cada vez mais recomendada, em razão de ser um nicho fértil, bem remunerado e com largos horizontes de atuação. Agora, indicaremos o que, mais detidamente, faz um advogado contratual.

Em um escritório de advocacia e no mercado jurídico, em geral, o advogado contratual é aquele profissional responsável pelo estudo, acompanhamento e interpretação de contratos estabelecidas pelos seus clientes. Ou seja, ele realiza a análise da legislação aplicável ao contrato, produz pareceres jurídicos sobre eles, revisa minutas e cláusulas contratuais.

As atividades desempenhadas por um advogado contratual são, portanto, estratégicas, pois têm influência direta no desempenho/performance contratual dos seus clientes, nos eventuais e futuros prejuízos e, nesse contexto, como melhor dirimi-los juridicamente ou até mesmo evitá-los.

Um bom advogado contratual precisa compreender o contexto das relações jurídicas abrangidas pelos contratos para, assim, entender como melhor tutelar o interesse do seu cliente.

Agora que já compreendemos o que faz um advogado contratual, discorreremos com mais especificidade, nas próximas linhas, sobre quais são os desafios dessa área profissional.

Quais são os desafios da área?

Após compreender o que faz um advogado contratual, partimos agora para uma breve visão dos desafios enfrentados na área em enfoque. Assim como as demais áreas do Direito, a Advocacia Contratual possui, também, dificuldades a serem superadas e vencidas.

Um dos desafios mais intensos da atuação na área contratual é a grande variedade dos contratos que existem atualmente, inseridos em uma realidade de alta complexidade. De modo geral, há, hoje, uma gama enorme de possibilidades contratuais, caracterizadas por aspectos transnacionais e por uma rede de múltiplos contratos que funcionam em conjunto.

Com a digitalização das relações humanas e com o surgimento das mídias digitais, cada vez mais relações contratuais têm sido estabelecidas por meio da internet. Isso é algo que exige uma visão moderna sobre essa questão e um conhecimento global sobre as interações e transações comerciais em rede que desempenhamos atualmente. A visão antiga, em que apenas duas partes compunham a relação jurídica contratual, há muito já foi ultrapassada.

Outro desafio muito salutar à área contratual é a criatividade na interpretação das cláusulas, nas hipóteses de conflitos e disputas judiciais, e a necessidade de uma fundamentação jurídica robusta, a favor do seu cliente, nesses episódios.

Tenha as mesmas condições

As soluções jurídicas para as controvérsias contratuais e/ou judiciais não são óbvias em boa parte dos casos e exigem, portanto, criatividade e um conhecimento jurídico sólido sobre os contratos em geral.

Em linhas gerais, estes são os desafios enfrentados pelos advogados que optam por desempenhar suas atividades profissionais na Advocacia Contratual. No próximo tópico, verificaremos qual é o melhor jeito de entrar nessa área.

Qual é o melhor jeito de entrar na área contratual?

A Advocacia Contratual exige, assim como o mercado de trabalho como um todo, estudo, aperfeiçoamento e muito afinco e dedicação. Assim, a escolha por melhorar o currículo é uma das maneiras primeiras atitudes para abrir portas e entrar na área.

Netwroking, relacionamento, além de uma postura bastante profissional em sua apresentação (demonstração de um currículo com todos os seus méritos individuais) é uma atitude necessária. A combinação desses elementos possibilitará a abertura de portas, convites para parcerias e até mesmo a ser tornar sócio ou criar uma sociedade de advogados, futuramente.

Uma das maneiras de conhecer diversos profissionais da área de contratos e entrar nesse nicho de mercado é participar dos ambientes que essas pessoas frequentam. As comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) trazem diversos a ela vinculados, com expertise em temáticas diversas, inclusive na área contratual.

Os contatos profissionais estabelecidos nos eventos acadêmicos (congressos nas diversas áreas do Direito) são também uma excelente oportunidade para aqueles que buscam entrar na área da Advocacia Contratual. Lá, nos congressos, simpósios e seminários, você terá contato com as maiores e melhores produções intelectuais dessa área.

Quais são as tendências para a área de Advocacia Contratual?

Encontrar as tendências da área da Advocacia Contratual é muito relevante para o profissional do Direito que pretende atuar com contratos. Há uma variedade enorme de relações contratuais, modalidades de contratos, a partir dos quais são tutelados os mais diversos interesses.

As relações contratuais que permeiam as governanças coorporativas e os compliances são ótimas tendências para a Advocacia Contratual, tendo em vista que são demandas muito presentes no mercado jurídico atual.

O grande empresariado tem, a cada dia mais, investido em alternativas de resolução extrajudicial das controvérsias, com investimentos mais altos na prevenção de processos do que no custo dos pagamentos dos processos procedentes.

Nesse cenário, advogados que possuem expertise em contratos são muito úteis e demandados, pois estudar, prevenir e tratar eventuais controvérsias nas interpretações dos contratos multilaterais que caracterizam a nossa atualidade é uma atividade profissional cotidiana.

Então é isso! Essas são as informações mais relevantes quando pensamos na Advocacia Contratual — seus desafios, tendências e a melhor forma de entrar no mercado de trabalho dessa área do Direito.

Gostou das informações? Então vem com a gente e comece a receber conteúdos de qualidade sobre Direito e Advocacia. Assine já a nossa newsletter!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.