Apesar de o Direito ser muito amplo, com diversas especialidades, não se pode negar a atração que a área penal exerce em quem decide seguir a carreira jurídica. As diversas séries e filmes sobre o tema alimentam os sonhos de muitos estudantes que desejam se especializar na advocacia criminal.

O profissional dessa área atua dentro do Direito Penal e tem um vasto campo de atuação, que se estende por áreas como ambiental, trabalhista, tributária, entre outras, e envolve desde crimes de violência até fraude.

Devido a todas as possibilidades que o setor dispõe, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos advogados penalistas e qual é o perfil esperado para essa área. Para conhecer mais sobre esse assunto, continue a leitura!

O que faz um advogado criminalista?

Esse profissional atua em escritórios, tribunais, delegacias e penitenciárias, ou seja, está presente em lugares em que precisa garantir o direito de defesa de seu cliente. Sua função principal é impedir abusos e ilegalidades contra cidadãos nos processos penais. Entre as principais atividades da advocacia criminal, estão:

  • redigir petições;
  • comparecer a julgamentos;
  • orientar o cliente durante o processo;
  • acompanhar visitas a delegacias ou centros de detenção.

Quais são as áreas da advocacia criminal?

Quem deseja atuar no setor criminal tem algumas opções de carreira, além de atuar como advogado criminalista. Essa área possibilita a atuação tanto na esfera privada quanto pública. Veja, a seguir, as principais opções para o exercício profissional na esfera penal.

Juiz criminal

A magistratura é uma das carreiras mais cobiçadas no Direito. O cargo de magistrado é alcançado por meio de concurso público, por isso trata-se de uma função estável. Para ser juiz criminal, é preciso se submeter a exames extremamente complexos, compostos por provas teóricas, práticas, de títulos e orais. Entre suas funções, podemos citar a análise de processos, a realização de audiências e a emissão de sentenças.

Delegado de justiça

A carreira de delegado é outra excelente escolha. Para atuar nessa função, é exigido um conhecimento mais técnico na aplicação do Direito Penal. Um ponto de destaque para quem deseja ser delegado é o uso do raciocínio jurídico e o amplo conhecimento das leis.

Assim como a magistratura, também é um cargo público, que exige, além da aprovação em concurso, o registro na OAB e uma experiência de, no mínimo, dois anos de atuação na área jurídica. Na Polícia Civil, suas funções são conduzir investigações e perícias, abrir inquéritos e dirigir a delegacia. Já na Polícia Federal, ele trabalha na investigação e seleção de provas, além de planejar operações de segurança.

Promotor de justiça

Também conhecido como promotor público, é um funcionário do governo, ou seja, trata-se de um cargo público. Quem deseja ser promotor de justiça deve ser formado em Direito — inscrito na OAB e com três anos de prática jurídica — e conseguir a aprovação em concurso do Ministério Público. Esse profissional é responsável pela acusação em ações penais públicas.

Como atuar nessa área?

Atuar na área penal pode ser o sonho para muitos profissionais. Contudo, às vezes é difícil saber por onde começar e quais atitudes tomar para atingir o objetivo. Na sequência, confira as principais dicas para quem deseja seguir carreira na advocacia criminal.

Tenha as mesmas condições

Tenha uma boa rede de contatos

Um dos pontos-chave para crescer na profissão é manter contato com outros advogados. É importante estar perto dos profissionais com mais experiência, pois eles são uma grande fonte de aprendizado. Além disso, ter uma boa rede de contatos é uma excelente forma de ser lembrado quando surgirem novas oportunidades no mercado.

Adquira conhecimentos

Essa é uma dica fundamental, afinal conhecimento nunca é demais. Por isso, estude bastante e se mantenha atualizado. É preciso ir além da doutrina e conhecer a jurisprudência dos tribunais superiores e os regimentos internos dos tribunais. Mantenha uma rotina de estudos e você será capaz de manter um excelente conhecimento técnico sobre Direito Penal.

Escolha onde quer atuar

Existem muitas possibilidades de atuação na área penal, por isso planejar a carreira é um passo fundamental para alcançar o sucesso. Para isso, é preciso, primeiramente, decidir onde e de que forma deseja atuar. Pergunte a si mesmo: quero ter meu próprio escritório ou trabalhar em um reconhecido? Desejo construir uma carreira na administração pública?

Cada um desses caminhos pode levar ao sucesso, mas é preciso definir sua escolha para saber quais apostas deve fazer para seu próprio crescimento. Entrar em um escritório já renomado garante experiência e confiança. Já ingressar no serviço público garante estabilidade. Por fim, montar seu próprio escritório é um caminho árduo, mas muito indicado para quem tem espírito empreendedor.

Qual é o perfil do profissional da área de advocacia criminal?

A advocacia criminal é o sonho de muitos operadores do Direito. Entretanto, nem todo profissional tem o perfil esperado para atuar na área. Conheça as principais características do advogado criminalista logo abaixo.

Boa oratória

Popularmente, a oratória é conhecida como a “a arte de falar em público” e é uma qualidade fundamental para o advogado penalista. Afinal, a advocacia criminal exige uma boa capacidade de comunicação e argumentação, principalmente para fazer a sustentação oral.

O profissional precisa convencer sobre a inocência ou culpa do réu, sendo necessário dominar as técnicas e regras de oratória para demonstrar os argumentos de forma clara e coesa.

Senso de justiça apurado

O principal objetivo do Direito Penal é a manutenção da ordem na sociedade. Assim, quem deseja atuar na área deve ter um apurado senso de justiça. Isso porque o profissional criminalista contribui com a aplicação da lei no exercício da profissão e, quando atua no setor público, auxilia no combate à impunidade e à criminalidade.

Gosto pelos estudos

Seguir carreira no ramo do Direito Penal significa uma rotina de muito estudo para se manter atualizado com as doutrinas, legislações e jurisprudências sobre o tema. Além disso, existem conhecimentos extras que são muito relevantes para a atuação profissional, como psicologia jurídica, medicina legal, criminalística, entre outros. Por isso, quem deseja seguir nessa área deve ter gosto pelos estudos.

A advocacia criminal é uma das carreiras jurídicas mais populares entre os apaixonados pelo Direito. Ela traz muitos desafios aos profissionais atuantes, logo é importante conhecer bem as possibilidades de atuação para se preparar adequadamente e alcançar os objetivos.

Agora que você conhece mais sobre o ramo penal, entre em contato conosco e conheça os cursos que temos disponíveis para quem deseja se destacar nessa área!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.