Iniciar a carreira jurídica, em um mundo globalizado e tão dinâmico como o nosso, pode ser bastante desafiador, já que a competitividade é alta e a formação generalista de um bacharel em Direito pode dificultar uma escolha profissional genuína, autêntica e feliz, de maneira a possibilitar um ingresso mais adequado do advogado recém-formado no mercado de trabalho.

Ou seja, identificar o que promoverá realização pessoal e profissional, além de uma remuneração que assegure desfrutar de uma vida digna, pode ser difícil para quem vivencia o início da vida profissional. No entanto, com a mente aberta e as escolhas corretas, é possível encontrar o caminho do êxito. É exatamente sobre tal tema que refletiremos durante este texto, que foi pensado e escrito com esse propósito.

Nas próximas linhas, oferecemos a você reflexões e dicas sobre o contexto profissional de um advogado recém-formado e como ele pode se inserir no mercado de trabalho e conseguir o seu primeiro emprego. Mãos à obra!

Quais são os principais desafios do advogado recém-formado?

O advogado recém-formado encontra, certamente, diversas dúvidas e desafios em suas primeiras experiências profissionais. A primeira etapa para um recém-formado é ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a qual deverá solicitar inscrição. Uma vez inscrito na OAB, é permitido agir profissionalmente como advogado, identificando-se a partir do número de inscrição, assim é com cada profissional.

Após a conquista da tão sonhada carteira da OAB, é necessário criar um planejamento para o começo da vida profissional. Ou seja, ter um momento de reflexão para definir os primeiros passos é muito importante. É possível para um recém-formado escolher atuar como autônomo ou correspondente, abrir um escritório ou tentar ser aprovado em concursos públicos. Mas para que seja possível decidir por alguns desses caminhos, é preciso definir o que desperta desejo, interesse, entre essas possibilidades.

Um dos principais desafios para os recém-formados talvez seja identificar a paixão pelo trabalho que deseja desempenhar, pois isso é o maior e principal motivador profissional. Uma carreira jurídica marcada pela insatisfação, em razão da atividade desenvolvida ou pela remuneração recebida, impedirá o alcance do sucesso. É necessário estar feliz todos os dias ao acordar para trabalhar, ter resistência para enfrentar os diversos empecilhos da jornada, e isso apenas será verdadeiramente possível se a sua paixão for identificada.

Após encontrar o que lhe desperta paixão, faz-se necessário unir a necessidade de encontrar uma atividade rentável à atuação apaixonante determinada. Reflita detidamente sobre o que despertou isso em sua jornada durante a faculdade e como é possível monetizá-la para que consiga auferir renda e construir patrimônio. Há diversas possibilidades e caminhos para o sucesso e modos como acessá-los durante a sua jornada profissional.

Tenha as mesmas condições

De que forma é possível atuar na área?

É bastante recomendável iniciar a sua carreira como advogado em algum escritório dentro da área de interesse, já que, nesse ambiente, você poderá dar os seus primeiros passos na advocacia com quem já tem bastante tempo de experiência. Há muito o que aprender nos primeiros anos de profissão, porque as disciplinas e as oportunidades de estágio durante a faculdade definitivamente não são iguais a uma rotina intensa de trabalho de um trainee ou de um advogado júnior.

Não se limite, no entanto, apenas a aprender com quem já tem experiência, tente, de fato, inovar: criar uma identidade jurídica própria voltada para algum nicho novo ou pouco explorado. É preciso conhecer áreas novas e, também, criar estilos de advocacia inovadores e diferentes. Estratégias e empreendedorismo são dois componentes muito fortes e importantes na definição de sua identidade jurídica. A advocacia de vanguarda, aquela que abre precedentes, é a mais comumente bem-sucedida.

Uma atitude essencial é inspirar-se nos exemplos de sucesso na área escolhida. Compreenda quais foram os elementos/fatores do profissional em questão que o levaram ao pódio. É importante ler informações consistentes sobre o mercado de trabalho e a relevância do desenvolvimento profissional. Encontrar exemplos de sucesso, portanto, é um excelente direcionamento em sua busca por prosperidade e o reconhecimento profissional.

Uma outra boa forma para começar a ter contato com a sua área de atuação é se cadastrar em sites/plataformas de prestação de serviços jurídicos, além de atuar como advogado em algum escritório, pois nelas é possível fazer conexões profissionais com outras pessoas, clientes e advogados iniciantes, por meio de atuação online. Há plataformas virtuais nas quais é possível expor o seu currículo profissional, oferecer serviços jurídicos dentro da sua expertise etc. Criar um perfil de Instagram no qual você expressará suas visões e demonstrará suas habilidades profissionais é também um ótimo modo de se manter ativo nas redes sociais e captar clientes.

Como entrar no mercado de trabalho e se preparar para a concorrência?

Após identificar o que desperta paixão em você e proporciona uma boa remuneração, surge a necessidade de buscar altas qualificações na área apaixonante — pois, como já afirmado, a carreira jurídica, em um mundo globalizado e tão dinâmico como o atual, é bastante desafiante. É recomendável cursos de pós-graduação, mestrados acadêmicos ou profissionais e, até mesmo, um doutorado em Direito, caso seja necessário desenvolver uma expertise mais profunda na sua área.

Mesmo que haja investimentos em pós-graduações, mestrados e inclusive doutorados, a necessidade de atualização será constante, já que a dinamicidade é uma das características da sociedade atual. É preciso acompanhar, juridicamente, as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, estudando e atualizando-se sempre que necessário.

O início da carreira jurídica é bastante desafiador, mas, com a ambientação e as dicas adequadas, é possível definir o caminho do sucesso e passar pelos primeiros anos da vida profissional de uma maneira não tempestuosa. Haverá, sim, bastante sacrifício, esforço e aprendizado e, exatamente em razão disso, é necessário identificar a sua paixão e investir em altas qualificações. Coragem para empreender e superar barreiras é um hábito constante para a vida profissional. O sucesso é sempre alcançável!

Gostou das informações sobre como um advogado recém-formado vai conseguir ingressar no mercado de trabalho? Entre em contato conosco por meio de nossos canais de comunicação!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.