Os formados em Direito têm muitas possibilidades de atuação profissional. Assim, enquanto alguns profissionais querem se destacar na advocacia, outros desejam prestar concursos para ingressar na carreira pública.

Entre os apaixonados pelo Direito Penal e pela área policial, a carreira de Delegado Federal é uma das mais cobiçadas, afinal trata-se de um cargo com excelente remuneração e com grande prestígio profissional. Se você tem interesse pelo tema e já pensou em seguir essa profissão, continue a leitura deste post, que vamos apresentar todos os detalhes sobre ela. Não perca!

Afinal, o que faz um delegado?

É o profissional responsável pelas ocorrências dentro da sua jurisdição, sendo que o seu papel é realizar uma investigação acerca dos casos registrados a fim de descobrir a autoria dos crimes e combater a criminalidade.

Para tanto, em seu dia a dia profissional, o delegado deve fazer interrogatórios, colher depoimentos, lavrar registro de ocorrências e instaurar inquéritos policiais, por exemplo. Como é possível observar, trata-se de uma profissão que tem uma atuação agitada e diferenciada, motivo pelo qual é tão atrativa, interessante e desejada.

Enquanto o agente de polícia atua em investigações e operações no combate e na prevenção a crimes, o Delegado é o chefe da Polícia, sendo responsável por comandar ações e desvendar delitos para que seja possível punir os infratores.

O delegado de Polícia Civil é responsável pela investigação das demais violações, chamadas de crimes comuns. Já o federal deve apurar os delitos praticados contra a União, os que apresentam repercussão internacional, que envolvem políticos, contrabando internacional, meio ambiente, tráfico internacional de drogas, empresas e órgãos públicos, trabalho escravo, entre outros.

Como é a carreira do delegado?

O delegado é um profissional que não faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Por isso, é comum ter dúvidas sobre o que ele faz. Em geral, o cargo envolve atividades de campo, como chefia em ações policiais, além de outras atividades burocráticas e trabalhos administrativos.

Após a conclusão de uma investigação, o delegado deve encaminhar ao juiz um relatório descrevendo qual foi o delito cometido e quem o realizou. O magistrado, por sua vez, precisa direcionar a apuração ao Ministério Público, pois quem é responsável por realizar ou não a denúncia ao Poder Judiciário é o Promotor de Justiça.

A carreira de delegado de Polícia Federal é um dos melhores concursos públicos, inclusive em razão da sua remuneração, que varia entre 22 mil e 30 mil reais mensais, totalizando um valor anual entre 300 e 400 mil reais.

Como se tornar um delegado?

Para ingressar na carreira de Delegado Federal, é preciso ser bacharel em Direito e ter conhecimentos práticos e teóricos, uma vez que é necessário obter aprovação em um concurso público que conta com diferentes etapas e grande concorrência, além de ser preciso ter experiência prática de ao menos 3 anos em alguma área de atuação na advocacia, seja atividade jurídica ou policial.

O concurso para ingressar na Polícia Federal, inclusive na carreira de delegado, é feito pela União e ocorre em todos os estados do Brasil na mesma data.

Primeira etapa

A primeira etapa do certame tem fases classificatórias ou eliminatórias, como as que vamos apresentar nos próximos tópicos.

Tenha as mesmas condições

Prova de múltipla escolha

Inicialmente, há uma prova com aproximadamente 120 questões acerca de matérias jurídicas, como Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Legislação Penal Especial.

Prova dissertativa

Essa fase, que geralmente é aplicada no mesmo dia da prova de múltipla escolha, apresenta questões discursivas e exige que o candidato elabore uma peça profissional. O seu objetivo é mensurar o nível de conhecimento jurídico e a produção textual do candidato.

Exame de aptidão física

O TAF (teste de aptidão física) é uma fase eliminatória em que os candidatos são submetidos a testes de natação (50 metros), barra fixa, corrida de 12 minutos e impulsão horizontal.

Exame médico e avaliação psicológica

Etapa de caráter unicamente eliminatório que tem como finalidade avaliar se candidato está apto mentalmente para exercer as atribuições do cargo.

Prova oral

Fase eliminatória e classificatória que visa analisar a capacidade discursiva do candidato e os seus conhecimentos jurídicos por meio de banca avaliadora.

Prova de títulos

Etapa de caráter classificatório, consiste em uma análise do currículo profissional do candidato, avaliando sua vida acadêmica, formação e os cursos realizados, como certificado de conclusão de curso de pós-graduação.

Segunda etapa

Consiste no Curso de Formação oferecido pela Academia Nacional de Polícia. Só podem participar dessa etapa os aprovados em todas as fases da primeira. Nesse momento, os candidatos precisam realizar um curso com carga de 850 horas/aula, em regime de internato parcial.

Durante essa formação, os alunos recebem um auxílio financeiro que corresponde a 50% dos vencimentos da carreira inicial de Delegado Federal. Até o final da segunda etapa e a subsequente nomeação dos aprovados, todos os candidatos podem realizar exames periódicos para detectar o uso de drogas ilícitas e, ainda, devem ser submetidos a uma investigação social que tem como finalidade analisar a vida e o passado de cada indivíduo.

Para obter a aprovação e ingressar na carreira de Delegado Federal, é preciso se preparar e se dedicar aos estudos, afinal os certames para o cargo geralmente são bastante concorridos. Por essa razão, é importante aprender e assimilar o conteúdo do edital, inclusive por meio de uma especialização em Direito Penal, como uma pós-graduação, que também é capaz de ajudar o candidato a obter uma melhor colocação na fase de prova de títulos.

Contudo, apesar de não ser uma tarefa fácil, não é impossível ingressar na carreira. Quem sonha em ser aprovado em um concurso público para se tornar Delegado Federal deve começar a preparação o quanto antes.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a carreira de Delegado Federal, deve ter percebido que se trata de um cargo com futuro promissor para aqueles que ingressam nele, não é mesmo? Se esse é o seu sonho, lembre-se de que os estudos são imprescindíveis!

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Então, continue a visita e descubra como ser delegado e os caminhos até o sucesso!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.