O mercado de trabalho em Direito, embora seja altamente diversificado e versátil, é também extremamente competitivo. Por isso, quem deseja ter uma boa ocupação nesse mercado precisa se dedicar e fazer as escolhas certas.

Nesse sentido, o público é certamente um dos setores que reservam as melhores oportunidades profissionais no Direito para quem busca estabilidade, boa remuneração, benefícios e uma jornada de trabalho fixa.

Contudo, todas essas vantagens da carreira pública têm o seu preço. Assim como na iniciativa privada, o setor público exige um bom desempenho dos seus profissionais.

Pensando nisso, queremos ajudar você a se desenvolver na carreira pública. Para isso, listamos 6 ações necessárias para quem deseja crescer e se destacar. Continue a leitura e confira!

1. Invista em especialização

Devido ao alto grau de especialização que algumas carreiras do setor público exigem, quem pretende ter sucesso nesse segmento precisa estar disposto a ir além da simples graduação. Hoje, o servidor público precisa ser altamente técnico e habilidoso. Além disso, precisa estar preparado para lidar com diferentes demandas e desafios.

Nesse contexto, investir em especializações se torna uma verdadeira necessidade para esse perfil de profissional. Cursos específicos, como de pós-graduação, podem agregar ainda mais conhecimento e experiência para o servidor, facilitando seu trabalho e aprimorando os seus resultados.

Vale destacar, ainda, que tanto a especialização em Direito quanto a pós-graduação também podem ser requisitos para a progressão na carreira e ocupação de funções comissionadas, por exemplo. Além disso, os títulos são uma das formas como os servidores públicos podem aumentar o salário e progredir dentro da carreira, a depender sempre do órgão e do seu regimento.

2. Preste concursos públicos

Os concursos públicos são a porta de entrada para quem deseja fazer parte do setor público. O concurso é uma das etapas mais desafiadoras e complexas da carreira pública, em razão da alta concorrência que se tem nas provas e do alto nível técnico exigido, a depender sempre do cargo que se busca ocupar.

Na prática, é muito comum ver pessoas que iniciam sua carreira no setor público em cargos de nível médio e, com o passar dos anos, acúmulo de experiência e estudo, prestam concursos para outros cargos, como os de nível superior.

No entanto, nada impede que alguém já ingresse no setor público em um cargo de nível superior, cujas responsabilidades e remunerações são maiores. Porém, para isso é necessário dedicar ainda mais tempo aos estudos e às especializações, pois a lógica é que quanto mais técnicas forem as atribuições do cargo, mais difícil se torna ocupá-lo.

3. Atente à progressão funcional

Um dos grandes diferenciais da carreira pública é a possibilidade de progressão funcional. Muitos dos cargos públicos são estruturados em diferentes classes, as quais vão sendo atingidas à medida que o profissional permanece na função ou se qualifica — seja por meio de especializações e pós-graduações, seja por meio do mestrado ou doutorado.

Tenha as mesmas condições

Diante dessa realidade, quem pretende apostar na carreira pública também precisa ter atenção às possibilidades de progressão funcional e salarial no cargo que pretende ocupar. Esse é um ponto muito importante na hora de escolher qual concurso prestar e qual função ocupar no futuro.

4. Desenvolva novas habilidades

A depender da função pública a ser exercida, o profissional pode ser estimulado a desenvolver novas habilidades a todo momento. Existem atividades altamente dinâmicas, as quais exigem conhecimentos que vão muito além da sua área de formação, como é o caso das funções policiais.

Nesse sentido, um profissional de sucesso é aquele que está sempre disposto a ir além, que busca aprender novas habilidades e novos recursos. Hoje, por exemplo, devido ao avanço acelerado da tecnologia, muitas profissões têm sido modernizadas, rompendo com modelos burocráticos e tradicionais, com o objetivo de melhorar o serviço público e atender cada vez melhor o cidadão.

Quem quer fazer uma carreira pública precisa estar preparado para se reinventar, aprender e contornar todos os desafios e limitações que o setor público impõe. Daí a importância de se manter estudando e se atualizando.

5. Escolha a função pública que mais combina com seus objetivos

Como dito, o setor público reserva oportunidades no mais diferentes órgãos e poderes. A exemplo, é possível seguir carreira dentro do judiciário, como juiz, assim como nas forças policiais civis, militares e federais.

Cada cargo tem seu enfoque, exige determinadas habilidades e, claro, requer a aprovação em um concurso público (com exceção dos cargos comissionados). Com tantas variáveis e diferenciações entre uma carreira e outra dentro do setor público, é fundamental que você tenha um direcionamento mais objetivo em relação aos caminhos que pretende trilhar.

Nesse ponto, o mais indicado é escolher a função que mais combine com os seus objetivos e as suas aspirações. Também é importante avaliar o esforço necessário. Hoje, os concursos públicos são extremamente concorridos e demandam uma alta carga de estudo e dedicação por parte dos candidatos.

6. Continue estudando constantemente

Outra dica que certamente pode ajudar você a crescer na carreira pública é manter o hábito de estudar. Após a aprovação no seu concurso e posse no cargo, a rotina de estudos não pode parar — ela apenas pode mudar um pouco o foco.

Como mencionado, é possível progredir dentro da carreira escolhida, e uma das formas de conseguir isso é continuar estudando, com o objetivo de desenvolver novas habilidades, se aperfeiçoar e se tornar um profissional cada vez mais especializado, eficiente e diferenciado. Isso certamente contribuirá com o seu crescimento no setor público.

Por fim, como foi possível perceber, a carreira pública pode ser extremamente promissora e vantajosa para o profissional que deseja seguir por ela. Além das boas remunerações, benefícios e estabilidade, existem diversos pontos positivos de se tornar um servidor público. Contudo, assim como ocorre na iniciativa privada, no setor público há uma intensa necessidade de aperfeiçoamento e qualificação. Por isso, é fundamental focar no seu desenvolvimento e aprendizado contínuo.

Gostou deste artigo? Quer seguir lendo e aprendendo mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre as diferentes possibilidades de atuação na carreira jurídica!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.