Alguns recursos e serviços potencializam o desenvolvimento profissional, melhorando o posicionamento da pessoa no mercado de trabalho. Esse é o caso do coaching de carreira para advogados.

Abrir o próprio escritório, galgar o almejado cargo dos sonhos, investir em uma área jurídica ainda fora do seu domínio ou deixar a timidez de lado para ter maior desenvoltura nas audiências. Esses são alguns exemplos de como o método em questão pode ajudar quem está na advocacia.

Entenda melhor como funciona o processo e como a metodologia pode ajudar você a alcançar os seus objetivos. Siga a leitura!

Razões para investir em coaching para advogados

Qual área seguir? Trata-se de uma dúvida recorrente de quem está iniciando a vida profissional na advocacia ou já atua no ramo e deseja explorar novas possibilidades, a fim de aumentar a renda no final do mês ou entrar para um segmento promissor seguindo as tendências do mercado, a exemplo do Direito Digital.

A decisão é importante porque envolve interesses e afinidades com certas matérias, expectativa de crescimento das demandas sobre o assunto e investimento financeiro — afinal, ter especialização na área jurídica já é tão essencial quanto a própria graduação. Não é fácil ponderar tantos aspectos.

Se você é advogado civilista e cuida principalmente de questões contratuais, pegar causas trabalhistas vai ser um desafio, por mais que o Direito Civil seja subsidiariamente aplicado ao Laboral.

Além da mudança de rotina e da necessidade de assimilar o direito material do nicho escolhido e os seus aspectos processuais, existe também o fator psicológico, que envolve as suas expectativas, limitações (comunicativas, por exemplo) e os seus valores. Uma orientação profissional pode ser decisiva dentro desse contexto.

O trabalho de um coaching de carreira

Muitos advogados se sentem fragilizados para o mercado de trabalho porque precisaram de mais de uma tentativa para obter a aprovação no exame da OAB. Esse cenário evidencia alguns dos papéis do coach: ajudar o coachee a superar as suas crenças limitantes enquanto lhe dá tarefas e traça um plano de ação juntamente ao tutelado.

O profissional da área não apenas ajuda o jurista a tomar a decisão estrategicamente, como também o auxilia a implementar as medidas necessárias na prática — tais como se especializar para atuar em um novo ramo jurídico daqui a 1 ano, iniciando a prospecção de clientes em 8 meses e investindo em networking no segmento desde já.

O coaching na advocacia promove esse alinhamento a partir de um processo profundo de autoconhecimento baseado em psicologia e neurociência. A sua vida profissional é o reflexo da pessoal: as chances de sucesso na carreira são maiores quando há correspondência entre os seus valores, as suas habilidades intrínsecas ou desenvolvidas e o projeto traçado.

Não se trata de fazer apenas o que lhe agrada, pois muitas medidas vão exigir que você saia da sua zona de conforto, mas de adotar o caminho compatível com os seus interesses e objetivo. Assim, com coerência e consistência, o coach ajuda o jurista a obter máxima performance, satisfação com seu trabalho e a ganhar destaque no mercado.

Tenha as mesmas condições

4 situações em que o coaching jurídico pode ajudar o advogado

O coach ficou conhecido no âmbito corporativo por melhorar o desempenho dos colaboradores e impactar os resultados empresariais. Dados da Public Personnel Management atestam: o treinamento comum aumentou em 22,4% a produtividade em uma agência de publicidade.

Quando aplicado o coaching, o percentual foi de 88%, comprovando a eficiência da modalidade. Confira como os resultados podem ser obtidos quando você investe em desenvolvimento pessoal com o recurso em questão.

1. Orientação vocacional

Talvez você tenha começado a atuar em Direito de Família e Sucessões porque já fazia estágio na área, foi efetivado onde trabalhava e levou consigo alguns clientes quando decidiu abrir o seu próprio escritório. Enquanto isso, a afinidade com Direito Tributário, descoberta apenas no último ano de faculdade, ficou esquecida.

O coaching de carreira para advogados ajuda a pessoa a identificar os seus gostos e as suas preferências, situa o indivíduo em sua realidade atual e o ajuda a lidar com os conflitos profissionais futuros. Quando você faz o que gosta, até as tarefas mais chatas e difíceis acabam sendo feitas com maior facilidade e primor.

2. Desenvolvimento de habilidades

Quem atua no Direito Tributário precisa saber fazer contas e aplicar fórmulas no Excel com maestria. Paciência extra para lidar com as partes, muitas vezes profundamente magoadas e com questões pessoais mal resolvidas, é requerida do advogado de família e sucessões. O contratualista deve ter olho clínico para identificar lacunas nos documentos.

Além de se dedicar às habilidades peculiares a cada área, o coaching jurídico desenvolve outras, como: retórica, liderança, gestão e marketing jurídico. Afinal, quem está na advocacia também precisa empreender para prospectar clientes e administrar o próprio escritório, por exemplo.

3. Inteligência emocional

Estamos falando da capacidade de reconhecer os seus sentimentos e das pessoas com quem você tem contato utilizando-os a seu favor. A técnica é importante em questões cruciais na vida do advogado, como a negociação, necessária para fechar contrato com o representado, e o acordo com a parte contrária, a fim de resolver logo o litígio.

O coach ensina o coachee a ter controle de tais fatores emocionais, a estabelecer empatia com o ouvinte e a se comunicar melhor. Consequentemente, crescem as chances de sucesso em uma transação, o profissional desenvolvido expande a sua rede de contatos e a carteira de clientes enquanto cria diferencial competitivo no mercado de trabalho.

4. Foco e motivação

O coaching de carreira para advogados ajuda o jurista a manter o foco no objetivo almejado a longo prazo enquanto o cativa a ter resistência perante as adversidades. Ele utiliza técnicas de gestão de projetos como o roadmap para manter o profissional nos trilhos, estabelecendo metas enquanto o motiva a persistir na empreitada.

Diminuir a atuação em uma área que é velha conhecida sua, lidar com as negativas dos lugares onde você deseja trabalhar e com a reprovação da família e dos amigos pela mudança de caminho, ter poucos clientes no início de carreira ou ao explorar um novo nicho. As dificuldades virão, requerendo resiliência e força de vontade.

O coaching de carreira para advogados tem inúmeras aplicações e todas levam a um único objetivo: explorar ao máximo as suas potencialidades, promovendo a alta performance. Invista na modalidade e receba toda a orientação necessária para conquistar os seus objetivos profissionais na advocacia.

Gostou do tema? Compartilhe o post nas redes sociais e aproveite para fortalecer a sua rede de contatos!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.