Se você trabalha como advogado, já deve ter notado quanto a remuneração pode variar. O montante não tem a ver diretamente com o quanto a pessoa trabalha, mas sim com o valor das causas julgadas a favor dos seus clientes naquele mês, ou se o crédito daquele caso que você pegou como dativo já caiu na conta, por exemplo. E o desafio é ainda maior quando pensamos em um aumento salarial.

Por isso, precisamos aprender a lidar com tamanha variação salarial, seja na advocacia preventiva, seja na contenciosa, principalmente nos meses em que os rendimentos são menores. O profissional precisa se reinventar, conquistar o mercado, desenvolver competências, angariar conhecimento técnico e expandir sua atuação.

Quer saber como? Confira 11 dicas para otimizar os resultados do advogado e, assim, aumentar sua renda!

1. Analise as tendências do mercado

Notou o quanto algumas áreas jurídicas estão em evidência? Exemplo disso é o Direito Penal e Processual Penal, por causa das recorrentes matérias nos meios de comunicação em massa sobre escândalos políticos. Além das notícias sobre segurança pública, os crimes de colarinho branco têm movimentado o cenário nacional e mudado a figura do “ladrão”.

Emissoras de TV, rádios e jornais procuram o advogado especialista no assunto a fim de abordar o tema de maneira profissional e didática, uma forma de explicar os acontecimentos aos brasileiros. O espaço na mídia é uma ótima oportunidade para você ganhar notoriedade e se consolidar como referência no assunto.

Além disso, investigações como a Lava Jato e outras promovidas pelo Ministério Público evidenciaram a importância do compliance no ramo corporativo. A área tornou-se sinônimo de garantia de cumprimento de leis, de normas regulamentadoras e de diretrizes e políticas organizacionais.

Falando ainda da necessidade das empresas, podemos citar o crescente interesse pelos advogados capazes de realizar o planejamento tributário — ferramenta extremamente importante à saúde financeira do empreendimento.

Nesse caso, o profissional conhece o ordenamento jurídico bem o suficiente para se valer das normas de isenção, redução de tributos e recuperação de crédito fiscal. Assim, as companhias têm economia, garantem a conformidade legal, evitam sanção dos órgãos fiscalizadores do Fisco e alocam melhor os seus recursos.

2. Aposte nas áreas mais bem-pagas

A pesquisa de mercado é outro ponto importante, principalmente para saber quais são as áreas mais bem-pagas na sua região. Na prática, o cenário jurídico é bastante influenciado pelas condições econômicas e sociais do contexto em que atuamos.

Em grandes cidades, a tendência é conseguir os melhores vencimentos, tendo serviços mais específicos, como Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Criminal etc. Há, ainda, os chamados nichos, que são mais específicos que os segmentos tradicionais, como Direito Desportivo e Direito Mercantil.

Quando a economia local é menor, o aumento salarial pode estar em formações mais generalistas, como Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e Direito Civil. As demandas nessas áreas serão frequentes mesmo em municípios pequenos, porque elas afetam praticamente qualquer pessoa.

3. Defina uma estratégia de negócios para ter um aumento salarial

Após entender o cenário, é hora de traçar uma estratégia de negócios para atingir o objetivo de aumentar a renda. O ideal é que o plano contemple diferentes perspectivas de um negócio:

  • perspectiva de aprendizado e de crescimento — quais são os conhecimentos, habilidades, atitudes, inovações etc. necessários;
  • perspectiva de processos internos — quais são os métodos de trabalho e o modo de realizar as atividades;
  • perspectiva do cliente — como atender aos critérios de compra dos clientes, quais serão os produtos e serviços, qual a qualidade esperada etc.;
  • perspectiva financeira — quais são os custos, receitas, lucratividade etc. a serem alcançados.

Normalmente, as metas fixadas para essas quatro áreas são organizadas em um quadro, divido em quatro partes: o balanced scorecard. Ademais, a ideia é que existe uma relação de causa e efeito entre as perspectivas:

  • para alcançar o resultado financeiro, o profissional precisa atender ao cliente;
  • atender ao cliente requer processos internos bem-estruturados no escritório;
  • aprendizado e crescimento melhoram os processos internos.

Não por acaso, as especializações em Direito são o início da transformação de muitos escritórios, afetando as diferentes perspectivas até gerar o aumento salarial, a partir do aprendizado e do crescimento.

4. Preste consultorias

Considere também as atividades complementares da advocacia. Existe um grande espaço para atuar como consultor, prevenindo a ocorrência de conflitos de interesse e ajudando pessoas e organizações a cumprirem as disposições legais.

O primeiro passo, nesse sentido, é trabalhar a autoridade em determinada disciplina, firmando o nome no mercado local. Depois disso, os próprios clientes podem ser os primeiros interessados em consultorias.

Com os serviços adicionais, é possível ter um aumento salarial. Isso porque as receitas dessa modalidade serão pagas logo após ou, até mesmo, antes da consultoria, sendo mais recorrentes.

5. Siga a tabela de honorários

Saber precificar os honorários também contribui para melhorar os rendimentos do advogado. Afinal, tanto valores acima ou abaixo do mercado podem representar perdas, seja por abrir mão de valores, seja por perder contratantes.

Um bom parâmetro é a tabela da OAB. Como as seccionais são estaduais, os valores representam um pouco da realidade da advocacia local em relação aos preços dos serviços jurídicos.

Aliás, a tabela é uma forma de justificar a cobrança de maneira objetiva para o cliente. Como o documento fixa o piso para cada demanda, os honorários se tornam mais fáceis de serem compreendidos pelo contratante.

6. Busque pela renovação profissional

O aumento salarial pode vir da renovação dos conhecimentos, métodos de trabalho e habilidades profissionais. Afinal, os avanços tecnológicos e as mudanças na legislação e jurisprudência se tornaram parte da rotina profissional.

Nesse sentido, se o cenário muda constantemente, mas os conhecimentos e as habilidades do advogado permanecem inalterados, pouco a pouco, perde-se relevância. Sem contar que a competitividade no setor, diante de mais de 1 milhão de inscritos na OAB, é bastante elevada.

Por isso, mantenha uma rotina de estudos e procure sempre novos serviços para os seus contratantes. Exemplos são consultoria, serviços jurídicos notariais, conciliação, mediação e diversas outras práticas que ganharam destaque nos últimos anos.

Tenha as mesmas condições

7. Faça networking

Outro ponto relevante é que, apesar da relevância do marketing, boa parte das oportunidades para advogados nasce das relações profissionais. Indicações e contratações entre colegas são bastante recorrentes. Além disso, os próprios clientes contribuem com novos casos.

Então, é importante construir um networking sólido. Participe de eventos da comunidade jurídica local, faça cursos de qualificação, cuide das relações de trabalho e pense na qualidade do atendimento ao cliente.

 8. Antecipe-se em determinada área

Além de estar por dentro das notícias e interesses do mercado na atualidade, atente às necessidades futuras, aquelas que as pessoas ainda nem cogitam. Estamos falando do jeito Google de empreender: você já imaginou ter praticamente todas as ruas do mundo mapeadas e fotografadas?

A empresa norte-americana trabalha com inovação, termo muitas vezes associado meramente à tecnologia. No entanto, inovar também significa trazer a oferta ao cliente antes mesmo da demanda, propor uma solução ou facilidade antes do surgimento do problema.

O Direito Digital é exemplo de área jurídica extremamente promissora e pouco explorada pelos advogados porque ainda não atingiu seu auge. A internet das coisas (IoT) promove a integração de diferentes dispositivos e plataformas. Trata-se de uma tendência global que deverá gerar uma quantidade inimaginável de dados.

Como lidar com tantas informações e ataques cibernéticos? De que forma proteger o direito à privacidade, intimidade, honra, imagem e vida do consumidor? Qual será a regulamentação e o posicionamento das cortes sobre segurança digital?

Para ter ideia, 10 milhões de brasileiros passaram a utilizar a internet entre 2017 e 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendência mundial.

O boom do Direito Digital vai abrir espaço para os advogados, como aconteceu com a ascensão das startups no Brasil — a falta de normas sobre o tema tornará os honorários do jurista ainda mais valorizados, possibilitando o aumento salarial.

9. Conheça áreas pouco exploradas

Analise sua rede de contatos e veja quantos colegas de profissão atuam no ramo cível, criminal e trabalhista. Estamos falando de matérias que não só compõem a grade curricular de todo curso de Direito no país como também têm alta carga horária.

Por outro lado, quantos especialistas em Direito Marítimo, Militar e Ambiental você conhece? Essas áreas, diferentemente das três primeiras, não são tão abrangentes, mas também exigem profissional capacitado a fim de lidar com suas normas.

Você pode até saber o Código Penal de cor e salteado e ter anos de prática no ramo. Porém, tal bagagem não qualifica o advogado para defender um coronel acusado na Justiça Militar pelo desvio de armas — afinal, existe legislação e procedimento específicos ao assunto.

Já tentou fugir do lugar-comum? Procurar espaço no mercado de trabalho em segmentos renegados pode contribuir, e muito, na sua remuneração, pois são raros os advogados com capacidade técnica em tais matérias.

É verdade que áreas abrangentes oferecem múltiplas oportunidades de atuação e chances de aumento salarial, porém, elas são mais saturadas. A advocacia no Direito Marítimo, Militar e Ambiental é interessante e integra múltiplas esferas jurídicas (inclusive, normas de Direito Internacional), mais um motivo pelo qual elas são interessantes.

10. Utilize a tecnologia a seu favor

Que tal expandir sua carteira de clientes e buscar parcerias utilizando sites, blogs e redes sociais? O avanço da internet tem influenciado até mesmo as disposições no Código de Ética e Disciplina da OAB sobre publicidade no meio digital.

Como advogar é empreender, sua carreira depende também de ações de marketing; por isso, muitos advogados têm investido em produção de conteúdo a fim de propagar e de consolidar seu nome no mercado. Eles explicam em texto ou vídeo questões jurídicas ao público-alvo, atraindo o interesse de quem tem dúvidas sobre o tema.

Assim, uma pessoa pode estar em busca de profissional capacitado para dar entrada em um inventário e se deparar com você, especialista em Direito de Família, por causa de uma postagem sua falando de herança e meação do cônjuge sobrevivente.

Outra vantagem de investir no meio virtual é o fornecimento das métricas estabelecidas pelos algoritmos. O número de acessos ao post, curtidas, compartilhamentos, comentários e tempo de permanência na página indicam a satisfação dos clientes em potencial com os temas abordados.

Assim, as ações do advogado são orientadas, com a produção de conteúdo correspondendo às expectativas dos clientes em potencial. Seu salário no final do mês pode ser maior por causa da visibilidade e da escalabilidade promovidas pela internet.

11. Invista em uma pós-graduação

O Direito é abrangente, inclusive dentro das suas várias vertentes, motivo pelo qual você deve investir em uma especialização — a propósito, considere todas as dicas anteriores na hora de escolher o curso.

Conforme pesquisa da Catho Educação, a pós-graduação pode proporcionar aumento salarial de 118%. Além disso, existem várias instituições renomadas capazes de oferecer ao profissional formação de qualidade inclusive na modalidade online.

A EBRADI é uma delas: nossa metodologia de ensino alia teoria a casos práticos em uma grade curricular especialmente desenhada para atender às necessidades do profissional moderno. Você tem flexibilidade de horários enquanto acompanha as matérias e angaria conhecimento transformador à forma com que presta seus serviços advocatícios.

Nossas pós-graduações têm como patronos juristas renomados em cada área jurídica, a plataforma online é bem-estruturada, nosso corpo docente é altamente capacitado e o material, completo.

Sendo assim, se você busca diferenciais competitivos e quer um aumento salarial, nossos cursos serão aceleradores da sua mudança de carreira. Com eles, você será um profissional mais qualificado e poderá traduzir esse conhecimento em resultados financeiros.

Caso tenha alguma dúvida sobre este conteúdo ou queira saber mais sobre as especializações, deixe um comentário no post!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.