Não é mais nenhuma novidade o uso da Constelação Familiar na solução de conflitos perante o Poder Judiciário. Esse método está relacionado ao Direito de Família e é utilizado em litígios que envolvam pensão alimentícia, guarda de menores, alienação parental e até mesmo em ações de inventário a fim de evitar o desgaste que ocorre em processos judiciais.

No entanto, mesmo que esse tema não seja novidade na área jurídica, nem todos os profissionais do Direito conhecem essa metodologia criada pelo alemão Bert Hellinger. Por isso, preparamos este texto a fim de informá-lo sobre a Constelação Familiar. Prossiga com a leitura e saiba mais.

O que é Constelação Familiar relacionada ao Direito de Família?

Trata-se de uma metodologia que visa compreender os esquemas de comportamentos problemáticos provenientes das relações familiares de forma bastante profunda. Está relacionado a disciplinas que encontram sua base em ações sistêmicas cuja finalidade é compreender o que ocorre nas relações não aparentes que ligam seres humanos aos sistemas familiares, sejam famílias naturais, extensas ou a família substituta.

Quando se fala em seio familiar, as pessoas não herdam somente um patrimônio genético. Inserem-se nessa perspectiva comportamentos e crenças, uma vez que a família é o centro cultural que promove a evolução de uma pessoa.

Em relação ao Direito, a Constelação Familiar busca identificar o motivo de um conflito por meio da análise de seu sistema de relações. A ideia é observar o indivíduo e suas interações a fim de entender onde nasceu o conflito para que ele seja solucionado. Reconhecer padrões existentes em várias gerações permite que seja identificado aquilo que originou o problema.

No Direito de Família, essa metodologia permite a constatação de alguns padrões de comportamento os quais geram algum sofrimento psicológico, ou mesmo físico, como são os casos de violência doméstica. Assim, se esses problemas não forem averiguados com o cuidado necessário, os litigantes tendem a não encontrar a resolução viável para seus conflitos, o que apenas amplifica sentimentos de raiva, insatisfação, vingança e descontentamento.

Como funciona a aplicação da Constelação Familiar no Direito de Família?

Quando algum problema é exposto na seara judicial e os litigantes compreendem a responsabilidade de suas ações, inicia-se a busca por uma solução efetiva e não somente por uma sentença judicial com a utilização do instituto da Constelação Familiar.

Essa aplicação vem ajudando bastante não apenas na humanização da área jurídica, mas também permite que o Poder Judiciário se torne mais célere, além de diminuir a incidência de novos processos judiciais.

Assim, para os profissionais que atuam com o Direito de Família, compreender e aplicar essa metodologia é fundamental e altamente recomendável. Com essa prática, você apresentará melhores resultados para o seu cliente, fazendo com que ele fique satisfeito com o resultado do processo.

Tenha as mesmas condições

Por que os advogados devem se aprimorar nessa metodologia?

Os profissionais jurídicos, principalmente aqueles que trabalham na área contenciosa, utilizam bastante o estudo de jurisprudência, doutrina e técnicas de persuasão como embasamento de estudo e desenvolvimento da carreira. Porém, com a entrada em vigor do Novo Código Civil, da Resolução n° 125/10 do Conselho Nacional de Justiça, e da Lei de Mediação, a área jurídica vem exigindo profissionais cada vez mais capacitados para atuar com a autocomposição de litígios.

A Constelação Familiar surgiu como uma maneira de identificar e solucionar conflitos com base no sistema de relações familiares, demonstrando bastante eficácia em litígios relacionados ao Direito de Família. Os advogados devem se adaptar ao que o mercado exige a fim de otimizar sua atuação conforme a demanda do cenário jurídico.

Por que a Constelação Familiar e o Direito de Família geram cases de sucesso?

O Poder Judiciário do Brasil já apresenta casos de grande sucesso com a utilização da Constelação Familiar no âmbito jurídico. Segundo a Juíza Wilka Vilela, que exerce suas funções perante o tribunal de Justiça do Estado do Pernambuco, em 33 processos em que ela atuou, 75% foram resolvidos por meio de acordos.

Ela ainda cita que houve situações bastante emblemáticas, como o caso de um inventário que estava em litígio na justiça por cerca de 13 anos. Depois que houve a audiência, constatou que, com o uso dessa metodologia, o conflito foi solucionado em uma ação que envolvia 8 filhos.

Dessa forma, diversas vezes a solução oferecida somente pela lei não é o suficiente, uma vez que o conflito geralmente está no relacionamento entre as partes. Em muitos casos, somente a sentença em um processo é algo que limita bastante e que, além de não resolver o problema, amplia o desgaste que ocorre em um processo judicial.

Quais são as propostas dessa metodologia aplicada ao Direito?

A utilização da Constelação Familiar veio para otimizar e trazer uma nova abordagem ao Direito como um todo. Com o foco na compreensão de questões que influenciam o comportamento humano e das relações que dão origem aos conflitos, esse método propõe algumas ações que são fundamentais, como:

  • trazer percepção e liberação de padrões e crenças limitantes;
  • entender a origem do conflito ou determinado tipo de comportamento;
  • buscar novos meios de solucionar os litígios judiciais;
  • proporcionar equilíbrio ao sistema jurídico ao oferecer uma nova ordem;
  • aumentar a consciência sobre os papeis das partes em cada processo.

Para que isso aconteça, é preciso ver que cada indivíduo faz parte de um sistema maior, seja na área familiar, social, empresarial etc. Ou seja, deve-se entender o sistema como uma equipe de pessoas que estejam ligadas umas às outras por um destino comum e relações recíprocas, em que cada membro atua e exerce influência sobre todos os envolvidos.

Enfim, a Constelação Familiar ultrapassa o limite de apenas solucionar problemas. Trata-se de um resgate de sentimentos, vínculos, humanidade e abandono da violência. Por isso, você deve se aprofundar nessa metodologia que está em constante ascensão no ambiente jurídico. Procure alavancar a sua carreira e se profissionalize cada vez mais em relação às mudanças que ocorrem na advocacia.

E aí, o que achou deste post? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos como este!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.