Está pensando na decoração de escritório de advocacia? Tem buscado referências sobre o assunto? Não sabe se opta por uma decoração mais séria e formal ou por um estilo mais moderno? Calma, o escritório precisa antes de tudo transmitir seriedade e os móveis e acessórios podem fazer isto, mas sem pesar o ambiente. Tem muitas novidades no mercado atualmente.

O design deve ser estudado para que cada sala contenha o espaço e os móveis necessários para atender quem trabalhará lá e seus clientes. Por exemplo, é preciso analisar onde serão guardados os papéis e livros muito usados pelos advogados. São detalhes que devem ser considerados no início para não tumultuar o local depois.

Aprenda neste artigo como demonstrar segurança aos seus clientes, sem deixar o escritório com uma decoração pesada e antiga.

Favoreça a decoração de escritório de advocacia

Para construir ou reformar seu escritório de advocacia é preciso fazer um planejamento direcionado aos clientes e colaboradores, sem perder a identidade visual. Aspectos como o dia a dia do local, acústica, iluminação, ergonomia e funcionalidade dos mobiliários devem ser considerados para que haja harmonia no ambiente. Afinal o conjunto da obra faz a diferença e é parte de seu cartão de visitas.

Com um projeto arquitetônico, os riscos de reformas emergenciais são reduzidos e a troca de mobiliários desnecessária. A decoração correta auxilia na produtividade dos colaboradores, reduzindo o estresse do ambiente para que todos trabalhem de maneira agradável.

Confira a seguir 7 dicas para tornar a decoração de escritório de advocacia com seu perfil e a seriedade que a profissão exige.

1. Considere suas necessidades

Antes de tudo, verifique quais ambientes serão necessários para seu escritório de advocacia atenda a todos, se haverá muitas pessoas transitando e número de funcionários. Priorize como é o dia a dia para avaliar tudo que será preciso, como:

  • o volume de clientes que frequentarão a recepção e o que poderá tornar a espera menos tediosa;
  • a sala de reuniões será para uma, duas ou mais pessoas;
  • uma televisão ou tela para transmitir algumas informações é necessária;
  • a copa servirá somente os funcionários ou os clientes também para um café e água.

2. Avalie a disposição dos móveis

Crie um espaço funcional para realizar um atendimento de qualidade a seus clientes e facilitar o trabalho dos colaboradores, pois um ambiente organizado agrega valor cativando as pessoas. Preste atenção no estilo da decoração dos móveis, pois a área de direito demanda seriedade para que os clientes tenham segurança em contratar seus serviços.

O escritório necessitará de cadeiras, poltronas, sofás, mesas, estantes, aparadores e prateleiras para compor o ambiente. Escolha móveis confortáveis. Calcule a quantidade de prateleiras que deverão ser usadas, você pode até aproveitar para preenchê-las com livros. Se gosta de objetos decorativos e quadros, coloque alguns no aparador e nas paredes. Busque móveis que possam deixar o escritório bem organizado.

3. Crie espaços

A acessibilidade das salas, cozinha, banheiros e entrada deve ser bem projetada. O escritório pode ser com salas individuais ou coletiva, tudo dependerá do conceito que queira dar ao ambiente e o número de advogados trabalhando.

Tenha as mesmas condições

Existe a tendência de espaços colaborativos, como o coworking, dando um tom de informalidade e troca de experiências.

4. Use cores

Móveis escuros e pesados caíram de moda, agora os escritórios de advocacia querem transmitir a seriedade, mas com toques de cores e um pouco de descontração. Desta forma, os colaboradores se sentem mais motivados e os clientes mais próximos dos advogados.

As cores podem estar presentes nas paredes, tapetes, objetos, almofadas e até nas cadeiras, claro que com equilíbrio para dar um contraste com os tons sóbrios. Você pode combinar até estilos diferentes na decoração, dando um ar moderno e personalidade ao escritório.

5. Escolha boa iluminação

As luzes amareladas nos ambientes não fazem mais parte de decoração de escritório. Atualmente, quanto mais claro for o espaço melhor. Inclusive, se vier acompanhado de lâmpadas econômicas e equilíbrio dentro do espaço, pois isto se reflete na saúde dos trabalhadores.

Além disto, uma boa iluminação destaca as cores presentes nos ambientes, sendo elas artificiais ou naturais. Esta última cria uma sensação de bem-estar e menos estresse. Abra sempre as cortinas e janelas para que a luz do dia possa dar suporte às luzes do teto.

6. Aposte em objetos de decoração

Os detalhes fazem a diferença na decoração e dão o toque final, assim você pode ornar o ambiente com quadros, plantas, aquário, esculturas, almofadas, telas dando um charme ao escritório com elegância, mas lembre-se sempre de não exagerar: menos é mais!

7. Pense no piso

É mais comum pensar nas cores das paredes, móveis e objetos e não lembrar que o piso também compõe a decoração do escritório. Portanto, opte por um que seja fácil a sua manutenção e limpeza. Alguns pisos, além de trazerem beleza e resistência, ajudam no isolamento de ruídos do escritório.

Em ambientes pequenos, opte pelos pisos de vinílico e laminado, pois eles podem ser colocados em cima de outros já existentes. O vinílico pode ser encontrado em diversas cores e imitando madeira e azulejo. O laminado é mais clássico e confeccionado em madeira, ajuda no conforto térmico e traz mais aconchego ao lugar.

Para fazer a decoração de escritório de advocacia pense no cliente e na sua equipe. O primeiro precisará ter uma boa impressão do local, pois faz parte da experiência oferecida, já o segundo deve estar confortável para trabalhar em um ambiente favorável. Uma decoração bem feita deixa a marca da identidade visual do advogado, se tornando uma lembrança fácil para qualquer pessoa.

Neste artigo você aprendeu como fazer a decoração de escritório de advocacia de uma forma moderna, sem perder a seriedade exigida do direito. Dicas de móveis, espaços, decoração, iluminação e piso foram abordadas para que atraia mais clientes com um ambiente confortável.

Viu que não é difícil compor um escritório? Para que seus amigos também tenham acesso a estas informações, compartilhe em suas redes sociais e ajude a esclarecer as dúvidas deles também!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.