A área do Direito é certamente uma das mais versáteis e promissoras, mas também uma das mais competitivas. Hoje, embora quem tenha formação possa optar por diferentes caminhos, seja no setor público, seja no setor privado, é indispensável investir tempo e dedicação no seu desenvolvimento profissional, buscando formas de se aprimorar cada vez mais.

A competitividade é uma marca do Direito, que exige um grande dinamismo, visão estratégica e habilidade diferenciadas. Por isso, quem deseja fazer uma carreira de sucesso precisa estar disposto a ir além da graduação, a desenvolver novas habilidades e a investir o seu tempo de forma estratégica.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 6 dicas que certamente contribuirão com o seu desenvolvimento profissional e pessoal no Direito. Continue a leitura e descubra como desenvolver uma carreira ainda mais promissora!

1. Faça networking

Em muitos casos, o desenvolvimento do profissional que atua na área do Direito está relacionado à troca de experiências, seja com outros especialistas ou empresas, os quais são fundamentais para o firmamento de parcerias, por exemplo.

Hoje, mais do que nunca, a comunicação com a rede de contatos figura como uma das práticas mais importantes. De forma geral, o networking nada mais é do que uma forma de cultivar boas relações a fim de inserir-se em ambientes de aprimoramento, estreitar negociações comerciais e aproveitar as oportunidades que surgirem.

2. Atualize-se

Outra dica essencial para quem deseja desenvolver uma carreira de sucesso no Direito é se manter sempre bem-informado. Especialmente no Brasil, a legislação é extremamente dinâmica. Todos os dias, novas leis surgem e outras são alteradas, novos debates do mundo jurídico se tornam relevantes, e tudo isso gera impactos diretos na atuação.

Nesse sentido, é fundamental acompanhar toda essa dinâmica a fim de manter-se atualizado. No mais, a transformação digital é uma realidade cada vez mais presente no Direito, o que faz com que o profissional dessa área também precise acompanhar as tendências tecnológicas, buscando se manter alinhado com as boas práticas, com as novidades do Direito e com os padrões mais eficientes do mercado, por exemplo.

3. Participe de encontros da área

Como foi visto, fortalecer o seu networking é um passo importante para o desenvolvimento profissional no Direito. Uma das formas mais eficientes de colocar isso em prática é por meio da participação em encontros e eventos da área.

Por exemplo, os congressos, reuniões e workshops são excelentes oportunidades não só para agregar conhecimento, mas também para se inserir em ambientes em que o Direito está em foco, nos quais as pessoas compartilham objetivos e, de alguma forma, podem contribuir com o seu progresso.

Além disso, essas situações podem colocar em proximidade com grandes nomes da área, servindo como uma excelente fonte de inspiração para que você trilhe caminhos de forma ainda mais promissora.

4. Continue estudando

Embora seja um grande desafio para muitos profissionais, o dinamismo do Direito também pode ser visto como uma oportunidade para sempre se reinventar, criar e aproveitar estratégias e formas de negócio.

Tenha as mesmas condições

No entanto, isso só é possível para quem se mantém sempre ativo, estudando e buscando o aperfeiçoamento. Nesse sentido, fica claro que o profissional do Direito deve ser um eterno estudante, pois constantemente direitos são reconhecidos e modificados, tribunais alteram entendimentos e novos ramos de atuação surgem.

Atualmente, por exemplo, há muitas oportunidades não só na advocacia privada, mas também nas mais diferentes estruturas do setor público, como nas polícias, no Ministério Público, no Judiciário e nas Defensorias Públicas. Toda essa versatilidade, no entanto, tem seu preço, que, nesse caso, é muito estudo e especialização para atuar em cada um desses segmentos.

Não se pode pensar que a faculdade de Direito é suficiente para a formação de um bom profissional. Na verdade, a graduação é só o primeiro passo de uma carreira que sempre estará ligada à atualização dos conhecimentos.

5. Acompanhe os avanços tecnológicos

Apesar de ser uma ciência com um forte apelo humano, o Direito cada vez mais se aproxima da tecnologia e da inovação. Hoje, o profissional dessa área precisa estar atento aos novos recursos, aos meios digitais e, mais do que isso, às implicações que tudo isso gera sobre a sua atuação e a realidade dos clientes.

Hoje, grande parte das informações e atividades está digitalizada e depende da utilização de ferramentas como a Certificação Digital, processos eletrônicos, softwares e tantos outros. Além disso, os avanços tecnológicos transformaram as demandas dos clientes. Por exemplo, já se fala em Direito Digital e Bens Digitais, ou seja, conceitos inovadores que estão extremamente ligados ao novo paradigma da sociedade.

Acompanhar esses movimentos será fundamental para prestar serviços de forma atualizada e qualificada. Além disso, os avanços permitem a identificação de novas oportunidades para empreender no Direito.

6. Busque por referências

Principalmente para quem está no início da carreira em Direito, buscar referências no mercado é uma ação essencial. Quando não se tem toda a bagagem necessária para pensar e agir de uma determinada forma, o mais recomendando é buscar auxilio e suporte externo, o que pode ser conseguido por meio de uma especialização ou uma pós-graduação.

Na atualidade, bons cursos de pós-graduação têm uma preocupação em fornecer um embasamento consistente a quem busca o aprimoramento. Para isso, oferecem aulas com profissionais renomados e altamente qualificados para expandir a visão do profissional e colocá-lo no caminho certo.

Por isso, esses cursos são uma estratégia imprescindível para quem deseja adquirir conhecimento, pensamento crítico e estar em contato com as maiores e melhores referências do ramo.

Como vimos, o desenvolvimento profissional no Direito é um processo gradativo. Quanto mais tempo e contato com a área você tiver, além de estudos e relacionamento com outros agentes, mais preparado e completo vai se tornar. Todas as dicas listadas têm exatamente essa proposta, reforçando a necessidade de se manter ativo, atualizado e em constante evolução.

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em seguir lendo e se informando mais sobre carreira e Direito? Então, leia nosso outro post e conheça os novos cursos que a EBRADI desenvolveu em parceria com a Opice Blum Academy.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.