Nos últimos anos, em razão dos avanços tecnológicos e da mudança de hábitos da sociedade, estudar a distância se tornou uma das principais alternativas para quem deseja crescer profissionalmente por meio da educação.

Hoje, o ensino a distância tem não só democratizado o acesso à educação de qualidade, mas proporcionado muito mais liberdade para quem não quer ou não pode estudar presencialmente. Nesse formato, as barreiras geográficas não existem, de modo que estudantes de todo o país conseguem aprender com os maiores nomes do mercado, digitalmente, a qualquer hora e em qualquer lugar.

No entanto, apesar de todas as vantagens e diferenciais que o ensino a distância oferece, é preciso ter em mente que ele também exige muito mais disciplina e foco por parte do aluno. Por isso, para ter sucesso no ensino a distância, é necessário adotar algumas posturas.

Diante disso, a seguir, listamos 6 dicas de estudos que você pode aplicar para aproveitar ao máximo os benefícios do ensino digital. Acompanhe!

1. Seja organizado

Sem dúvida, um dos primeiros e mais importantes atributos que você deve ter para se dar bem no ensino a distância é a organização. Como dito, um dos grandes diferenciais do ensino digital é justamente a flexibilidade e a liberdade que ele oferece. Assim, o aluno tem autonomia para decidir quando, como e onde estudar.

Porém, tal vantagem pode se tornar um desafio, quando a rotina diária não está devidamente organizada. Nesse sentido, então, a dica é trabalhar com base em um bom planejamento semanal, por exemplo.

De forma geral, é muito importante que você tenha ciência e controle dos seus compromissos pessoais, profissionais e educacionais. Por isso, é necessário ter horários bem-definidos para o cumprimento das suas tarefas diárias — sobretudo as ligadas ao seu curso, inclusive na educação continuada, como a pós-graduação.

2. Compreenda a necessidade de dedicação

A qualidade do ensino a distância, quando oferecido por instituições já reconhecidas no mercado, que dispõem dos melhores profissionais, é um dos trunfos desse formato. Em conjunto com modernas ferramentas e metodologias de estudo, o aluno pode alcançar excelentes resultados educacionais, agregando muito conhecimento e gerando oportunidades para a sua carreira.

Porém, para que isso seja possível, a dedicação aos estudos é uma peça indispensável. O sucesso no ensino a distância é resultado da qualidade da instituição educacional, somada ao esforço e comprometimento do aluno.

Por essa razão, é bastante importante que a escolha pelo ensino a distância seja feita no momento certo, quando o aluno tem disponibilidade e motivação para focar nesse projeto. Dependendo do curso, será exigido bastante comprometimento não só em termos de tempo, mas de empenho e envolvimento intelectual. Tenha ciência disso.

Tenha as mesmas condições

3. Faça os exercícios propostos

No ensino a distância, as aulas online costumam compor a maior parte da grade de atividades dos cursos e especializações. No entanto, elas não são as únicas tarefas propostas aos alunos. Além do ensino teórico, ministrado por professores, existe o estudo prático, que costuma englobar exercícios, apresentações e discussões em grupo.

Logo, se você deseja ter sucesso no ensino a distância, é preciso ter organização e dedicação aos estudos para cumprir todas as atividades do curso, sejam elas teóricas, sejam práticas. Por isso, é necessário estar compromissado com o seu desenvolvimento pessoal e profissional, tendo rigor com os prazos, horários e tarefas que fazem parte da sua formação.

4. Tenha um local de estudos apropriado

Outro ponto que pode auxiliar bastante no melhor aproveitamento do ensino a distância é um lugar adequado. Nesse aspecto, o estudante tem uma grande liberdade, já que as aulas e atividades são desenvolvidas de forma online, o que facilita a sua mobilidade.

Desse modo, você pode optar por estudar em casa, em uma biblioteca ou em qualquer outro espaço. Porém, seja qual for a sua escolha, o mais importante é que o seu ambiente de estudos favoreça a sua concentração e ofereça um certo conforto. Assim, fica mais fácil e produtivo manter o foco nos estudos.

Aqui, a dica é encontrar um ambiente silencioso, limpo e organizado. Além disso, é importante que o seu local de estudos conte com uma boa conexão à Internet e alguns equipamentos que otimizam a sua rotina, como uma impressora e uma luminária.

5. Desenvolva um bom cronograma de estudos

Disciplina e organização, como visto, deverão fazer parte da rotina de quem deseja ter o máximo proveito com o ensino a distância. Nesse sentido, uma das maneiras de potencializar a sua organização e manter o foco é contar com um bom cronograma de estudos.

O cronograma de estudos é uma ferramenta muito útil para o estudante, independentemente de qual seja o seu nível e formação. A partir dele, é possível planejar sua rotina de estudos, definindo metas e objetivos a serem alcançados em um determinado prazo.

Em geral, as instituições de ensino já estruturam seus cursos a partir de um cronograma de atividades, as quais devem ser cumpridas pelo aluno, à medida que ele avança nos estudos. No entanto, se você deseja crescer na carreira, precisa ter em mente que é necessário ir além do que é proposto pelos cursos.

Assim, nada impede que você desenvolva um cronograma de estudos à parte, individualizado. No seu cronograma, você pode encaixar leituras adicionais, estudo da legislação, jurisprudência e até filmes e séries que façam sentido para a sua formação.

6. Utilize técnicas e ferramentas de estudo

Por fim, uma outra dica que pode melhorar o seu rendimento no ensino a distância é utilizar boas ferramentas e técnicas de estudo. Hoje, por exemplo, o ensino a distância gerou diversas oportunidades para quem deseja crescer na carreira de uma maneira mais produtiva, flexível e econômica. Atualmente, os meios e ferramentas digitais são grandes fomentadores do ensino no país.

Estude de modo eficiente, flexível e inovador. Entre em contato hoje mesmo com a EBRADI e conheça melhor os cursos que podem ajudá-lo a ir ainda mais longe em sua carreira no Direito!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.