É unânime que, em qualquer ramo profissional, é imprescindível ter uma especialização de qualidade. Na área do Direito, isso não poderia ser diferente, sendo fundamental a escolha de um segmento jurídico para desenvolver habilidades e obter reconhecimento no competitivo mercado de trabalho.

O EAD em Direito vem no sentido do avanço tecnológico, trazendo mais economia, comodidade, qualidade e melhor aproveitamento na realização de uma pós-graduação. Porém, existe certo preconceito por parte de alguns com o ensino a distância, já que é natural uma inovação tecnológica provocar receios.

Além do conhecimento e das habilidades adquiridas, há também outras vantagens em uma pós-graduação: pontuações em provas de títulos de concursos públicos, além de acréscimos salariais a que servidores públicos podem fazer jus. Neste artigo, você entenderá como tomar a melhor decisão. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que investir em uma pós-graduação EAD em Direito?

É bom esclarecer que a forma não determina o conteúdo. Aliás, quanto à forma, a pós-graduação na modalidade EAD em Direito é, em muitos aspectos, superior à tradicional modalidade presencial, como veremos adiante. No que se refere ao conteúdo, deve ser observada a qualidade do corpo docente, independentemente da forma, seja presencial, seja a distância.

O fato é que os sistemas educacionais estão passando por uma intensa transformação e, sob essa perspectiva, o EAD em Direito se mostra o futuro. Isso ocorre porque tal modalidade atende às novas demandas, principalmente quanto ao menor custo e à maior flexibilidade.

Situação semelhante ocorre com os sistemas de transporte por aplicativos na mobilidade urbana e nos bancos digitais. Esses novos modelos de negócio e prestação de serviços conseguem, de imediato, oferecer os seus produtos de modo mais eficiente, pois reduzem drasticamente os custos de produção e têm maior poder de escalabilidade.

Em seguida, vamos listar evidentes vantagens de se optar pelo EAD em Direito. Acompanhe!

Custo menor

Geralmente, os cursos de EAD em Direito são bem mais baratos do que os seus similares presenciais. Isso se dá por um motivo simples: o gasto é consideravelmente menor. Não é inteligente acreditar no lugar-comum de que tudo o que é mais caro é melhor. Deve-se observar a relação custo-benefício: se aquilo que se paga corresponde ou não ao seu valor real. O valor de um produto nem sempre equivale ao seu preço de venda.

Os preços mais acessíveis do EAD em Direito relacionam-se ao seu custo de produção reduzido, e não ao seu valor pedagógico. A lógica do curso a distância é que as despesas para produzir uma aula e o respectivo material de estudo podem ser amplamente distribuídos por milhares de alunos, que sequer caberiam em uma mesma sala de aula de um curso presencial.

Nesse sentido, o EAD em Direito tem mais capilaridade, dividindo melhor o seu custo e, portanto, diminuindo o seu preço. Logo, é possível entregar um curso com um valor pedagógico maior do que o preço oferecido.

Tal situação se constata plenamente pelo alto nível do corpo docente que as pós-graduações a distância conseguem oferecer, disponibilizando os melhores profissionais da área em um mesmo curso. Isso seria muito custoso caso os professores tivessem que se deslocar fisicamente.

Nas aulas presenciais, além do custo da pós-graduação em si, há também despesas acessórias, como o deslocamento e o próprio tempo despendido de ida e volta — que poderia ser aproveitado de modo mais produtivo em um EAD em Direito.

Velocidade de aprendizado

Em um ambiente de aula presencial, é muito difícil que toda turma tenha o mesmo desenvolvimento, pois ela é formada por um conjunto heterogêneo de pessoas com demandas distintas. Cada estudante tem um ritmo próprio. Além disso, uma turma presencial se pauta pela média, não acompanhando o aluno avançado, nem ajudando quem precisa de mais tempo.

Portanto, no EAD em Direito, há a vantagem de ditar o ritmo do seu próprio aprendizado, acelerando ou desacelerando de acordo com a sua demanda. A forma como é feita a trilha de aprendizagem também é um diferencial. Vídeos e materiais curtos e concentrados em determinados assuntos se mostram mais eficientes do que uma longa aula presencial.

Mais flexibilidade

Outro diferencial é poder programar os seus estudos de acordo com a sua rotina. Trata-se do desafio de conciliar o trabalho e as aulas. Essa luta, presente na vida de muitos brasileiros, pode se tornar menos árdua no EAD em Direito.

Aqui na EBRADI, as aulas contam com duração de 15 minutos. Isso possibilita a melhor adaptação dos estudos em uma rotina de trabalho mais volumosa. Logo, é possível assistir às aulas de modo distribuído durante o dia, aproveitando pequenos tempos livres.

Desse modo, não é necessário se prender a um horário fixo, podendo utilizar-se de vários intervalos ao longo do dia. Tal flexibilidade auxilia no aprendizado, porque o estudo se dará em um momento que seja mental, emocional e fisicamente apropriado para o aluno.

Tenha as mesmas condições

Estudo no próprio ritmo

Os recursos disponíveis na plataforma de ensino a distância também viabilizam ao aluno seguir o próprio ritmo de estudos. Geralmente, você tem um prazo final para fechar o módulo e, dentro do período, pode planejar o tempo que gastará com aulas, leituras de materiais, exercícios e atividades.

Assim, por exemplo, um assunto mais simples ou já dominado pelo estudante pode ser visto rapidamente, enquanto os mais complexos podem ser passados inúmeras vezes, inclusive, revendo as aulas. Aliás, durante o processo, é possível enviar as suas dúvidas para professores especializados na área do curso.

Possibilidade de começar a carreira mais cedo

Os benefícios apontados convergem para a aceleração de objetivos de carreira. Firmar o nome no mercado, trabalhar em um nicho, ser promovido e montar um escritório de advocacia são exemplos das metas de muitos profissionais, que se tornam mais acessíveis com o EAD em Direito.

Isso ocorre porque, além dos custos mais baixos, é possível conciliar trabalho e estudo. Portanto, você não precisa aguardar um momento favorável, que muitas vezes não chega, para continuar os estudos e destacar-se profissionalmente.

Quais áreas podem ser estudadas?

O EAD em Direito compreende inúmeras especializações jurídicas. Assim, a escolha depende do seu objetivo principal, como reciclar os conhecimentos e qualificar-se para uma especialidade jurídica.

Direito Administrativo

Um bom exemplo são as especializações de Direito Administrativo. Além de ser a área mais abrangente do Direito Público, os interessados na disciplina devem se atualizar sobre a nova Lei de Licitações, uma vez que ela trouxe mudanças relevantes para concurso público e às pessoas focadas em advogar para fornecedores da Administração Pública.

Direito Ambiental

Outra área aquecida é o Direito Ambiental. Como a sustentabilidade se tornou uma preocupação coletiva, é natural que a legislação do setor ganhe relevância. Sem contar que, muitas vezes, o advogado ambientalista gera resultados significativos, como evitar multas ou indenizações vultosas. Logo, é remunerado por isso.

Direito do Consumidor

Já o Direito do Consumidor é uma área que se destaca pelo volume de demanda e liquidez. O motivo é que a maioria das solicitações pode ser solucionada no juizado especial cível, levando a resultados mais rápidos para os clientes da advocacia. Assim, os honorários advocatícios também são mais recorrentes.

Direito do Trabalho

Para finalizar, o Direito Trabalhista também apresenta uma boa velocidade de solução de demanda e bom número de casos, tanto para atuar com empregados como para trabalhar com empregadores. Outra vantagem é que, com as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista e a flexibilização de normas, cresceu a importância da advocacia preventiva, da conciliação e da mediação no segmento.

Quais os motivos para o profissional se especializar?

Os motivos para realizar uma pós-graduação EAD em Direito estão diretamente ligados ao crescimento profissional. Veja por que se qualificar.

Alavancar a carreira

Em primeiro lugar, a especialização é fundamental para se destacar na carreira. Na nota técnica do Censo da Educação de 2018, o curso superior em Direito registra 863.101 matrículas ativas, e, atualmente, há mais de 1 milhão de advogados nos quadros da OAB. Portanto, os números mostram que a faculdade já não basta.

Aumentar as oportunidades

A especialização também é uma maneira de conquistar melhores oportunidades. Para ilustrar tal questão, em levantamento da Catho em 2019, a pós-graduação aumentou em cerca de 47,5% os salários dos profissionais graduados.

Elevar as chances de se inserir no mercado

A especialização é, ainda, o principal veículo para direcionar a carreira profissional para uma área. Quando escolhemos uma disciplina e obtemos um certificado com boa reputação, construímos nossa autoridade em determinado segmento jurídico. Portanto, temos mais atrativos para potenciais empregadores e clientes.

Como escolher uma boa instituição EAD em Direito?

De início, é fundamental averiguar se a pós-graduação EAD em Direito está devidamente registrada e autorizada a operar o ensino a distância pelo Ministério da Educação. Tal preocupação é importante tanto para cursos a distância quanto para os presenciais.

Entretanto, o principal critério para escolher bem uma instituição de ensino é o corpo docente que a integra. Afinal, o conteúdo do ensino ministrado é estabelecido pelos próprios professores. A qualidade dos professores impactará diretamente o aprendizado do aluno. É como diz a célebre frase de Isaac Newton: “se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes”.

É isso que a EBRADI oferece em suas pós-graduações: os ombros de gigantes do Direito, como Flávio Tartuce, em Direito Negocial e Imobiliário, Guilherme de Souza Nucci, em Direito Penal e Processo Penal, e todos os outros grandes nomes que coordenam os cursos oferecidos pela EBRADI.

Sendo assim, o certificado de pós-graduação é amplamente reconhecido e será um diferencial para alavancar sua carreira. Sem contar que a especialização EAD em Direito fornece a melhor experiência para você desenvolver competências e atuar com segurança nas suas atividades profissionais.

Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos cursos de pós-graduação na modalidade EAD em Direito! Especialize-se e dê um salto fundamental na sua carreira!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.