Por Henne Vilhena

O estágio é, sem dúvidas, uma etapa fundamental da formação do estudante de Direito. Seja obrigatório, seja extracurricular, é por meio do estágio em Direito que o estudante tem a oportunidade de pôr em prática o que aprende na faculdade antes de encarar o mercado de trabalho como bacharel ou advogado.

Por mais que o aluno se dedique durante o curso, é preciso entender que a teoria não o prepara totalmente para a realização das suas atividades profissionais. A aula é uma coisa e o trabalho é outra bem diferente, pois apenas a prática profissional ensina, de fato, a aplicar o que é aprendido durante as aulas.

Por isso, o estágio em Direito é tão importante na jornada do aluno. É por meio dele que o estudante consegue assimilar melhor tudo o que aprende, compreender sua aplicabilidade, e aprender a lidar com as situações rotineiras de um operador do Direito.

A importância do estágio é inegável, mas pode ser difícil conseguir o primeiro estágio em Direito. Afinal, a vaga almejada pode ser concorrida, e é comum que se tenha pouca ou nenhuma experiência de trabalho.

Por isso, trouxemos algumas dicas infalíveis de como se destacar para conseguir um estágio em Direito. Acompanhe!

Melhore o seu currículo

Ter um bom currículo é fundamental, pois é por meio dele que acontece o primeiro contato entre o candidato e o recrutador. Em função disso, o currículo deve ser bem elaborado e descrever as experiências e habilidades que o estudante tem de uma forma atrativa para as empresas.

Pode parecer complicado montar um currículo quando se tem pouca ou nenhuma experiência, mas isso não deve ser um empecilho na busca por um estágio em Direito. Afinal, é compreensível que um estudante esteja em busca de suas primeiras oportunidades de trabalho.

Logo, é essencial saber destacar o conteúdo do seu currículo, seja com a descrição detalhada das experiências profissionais já vividas, ou com a inclusão de competências que sejam interessantes para as empresas, mesmo que essas competências sejam adquiridas por meio de cursos de extensão e atividades extracurriculares.

É preciso ter em mente que os recrutadores apenas buscam profissionais que possam cumprir as funções inerentes à vaga e agregar valor à empresa. Portanto, ter uma experiência anterior é totalmente dispensável quando o candidato demonstra ter a capacidade para exercer a atividade em questão.

Treine para os processos seletivos

É comum que a seleção para uma vaga de estágio em Direito seja feita por meio um processo seletivo concorrido e com diferentes etapas. Seja por meio de entrevista, dinâmicas de grupo ou aplicação de testes, os processos seletivos exigem uma preparação especial dos candidatos, pois é o momento em que os estudantes devem saber demonstrar sua adequação à vaga.

Tenha as mesmas condições

A entrevista ou apresentação pessoal é o momento em que o candidato tem que saber falar de si mesmo, sobre suas expectativas, experiências e como pode agregar à empresa em questão. Por isso, para se dar bem em um processo seletivo com entrevista e dinâmica de grupo, o autoconhecimento e o treino são essenciais.

Não adianta ter as melhores notas na faculdade se o candidato não souber falar de si mesmo ou, como dizem, não souber “vender o seu peixe”. Afinal, o recrutador não tem como adivinhar suas qualidades, mas ele com certeza vai decidir com base no que vê e ouve: um currículo interessante, uma postura profissional, as experiências descritas etc.

Portanto, conhecer a si mesmo e treinar sua apresentação é o primeiro passo na busca por um estágio. O autoconhecimento, juntamente ao treino, fornecem a confiança necessária para o candidato encarar os processos seletivos.

Mantenha-se preparado para testes e provas

Quando se pretende uma vaga de estágio em Direito que exige aprovação em prova, é preciso ter alguns cuidados para garantir uma preparação adequada. Estar atento à publicação do edital no site da instituição contratante é essencial, pois é por meio do edital que, além de ter conhecimento sobre a vaga e os seus requisitos, o candidato vai entender o que pode ser cobrado na prova para, então, saber como estudar focado naquela vaga.

A aplicação de provas é muito comum em processos seletivos na área do Direito, especialmente em órgãos e entidades públicas, como o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradorias, entre outros.

Também é comum que o conteúdo a ser cobrado na prova de estágio ainda não tenha sido dado em sala de aula. Logo, é provável que o estudante precise se antecipar às aulas para estudar o que é cobrado nas provas. Ou seja, quem participa de processos seletivos para estágio em Direito precisa adiantar os conteúdos do curso, sempre com base no edital e em provas anteriores que sejam semelhantes.

Invista em cursos e atividades extracurriculares

O melhor caminho para se destacar e conseguir boas oportunidades de estágio em Direito é estar sempre em busca de conhecimento. Todos sabemos que atualização e estudo constantes são características essenciais ao profissional da área jurídica. E essa dedicação deve começar ainda na faculdade!

Além da dedicação ao longo do curso, o estudante que busca realizar cursos de extensão pertinentes à área e às atividades extracurriculares sai na frente no mercado profissional, pois essa dedicação além das expectativas é um diferencial que entra em evidência no currículo.

Sendo assim, não fique preso ao que é dado em sala de aula. Busque reciclar conhecimentos, conheça novas tecnologias e assuntos que sejam pertinentes ao mercado da advocacia, como a advocacia 4.0, ferramentas de gestão e marketing, e tudo que possa vir a auxiliar na sua atividade jurídica e potencializar a sua atuação profissional.

Isto posto, para garantir um estágio em Direito, é fundamental que o aluno sempre busque agregar conhecimentos e competências complementares ao seu currículo, pois eles dão o destaque profissional desejado e possibilitam boas oportunidades de estágio, que serão a porta de entrada para futuras oportunidades de trabalho e parcerias profissionais.

Gostou desse conteúdo ou conhece alguém que está em busca por um estágio em Direito? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude mais pessoas!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.