Por Luana Damasceno

A preparação para o exame da ordem não se limita ao conhecimento isolado. O rendimento do candidato apto a prestar esse tipo de prova depende também da sua capacidade de saber administrar e lidar com as suas emoções. Afinal, não é apenas a sua rotina de estudos que fará a diferença na hora da prova, mas também uma postura mental paciente e generosa.

Quando nos propomos a refletir sobre determinado assunto e a construir um raciocínio crítico do próprio conhecimento teórico, expandimos nossa mente para as correntes filosóficas tendentes a explicar tais questões. É essa a finalidade do estudo da Filosofia do Direito.

A sua relevância encontra-se na capacidade de colaborar para a construção do pensamento crítico dos profissionais de Direito e é dela a função de aprimorar o conhecimento sobre ética, justiça, direito e moral.

Não é à toa que das 80 questões da prova da OAB, 2 são dedicadas a essa disciplina desde o ano de 2013, o que corresponde a pelo menos 5% dos 40 pontos necessários para a sua aprovação na 1º fase do exame.

Entendeu o porquê de ela ser tão importante para o Direito e para o exame da ordem? Então prossiga a leitura e acompanhe as nossas dicas de como facilitar os seus estudos nessa matéria!

Tenha uma visão histórica da matéria

Para entender a relação intrínseca que correlaciona História, Filosofia e Direito, precisamos nos ater também aos grandes períodos da história ocidental, que vão desde a Grécia Antiga até a Contemporaneidade.

Compreender a filosofia também implica em saber dos acontecimentos do passado. Sendo assim, é indispensável que o candidato saiba diferenciar os períodos históricos (Antiguidade, Idade Média, Modernidade e Contemporaneidade) para que, assim, consiga identificar o tema cobrado pela banca e qual autor se refere àquele contexto.

Além disso, mantenha um estudo atento também aos tempos modernos e contemporâneos. Correntes filosóficas como o Jusnaturalismo, Juspositivismo e Pós-positivismo são concepções tradicionais do Direito de suma importância na história da filosofia.

Analise quais são os conteúdos mais abordados

Tenha sempre em mente que, para que o seu estudo seja produtivo, é importante, antes de tudo, compreender o funcionamento da prova da OAB: número de questões, assuntos mais recorrentes, quantidade de questões cobradas para cada matéria, diferenças entre as duas fases do exame e tempo de duração da prova.

Analise como a banca cobra determinado assunto e monte a sua estratégia de estudo de acordo com os conteúdos mais abordados nos últimos anos.

Em Filosofia do Direito, temas centrais de estudo concentram-se em noções sobre justiça, utilitarismo, interpretação e hermenêutica, positivismo, conceito de Direito e moral e integração jurídica.

Tenha as mesmas condições

Saiba também criar um cronograma de estudos consistente e que atenda a todas as suas necessidades. Afinal, todos nós sabemos que um estudo diário é um dos fatores relevantes para um bom rendimento, mas uma rotina equilibrada entre estudo e lazer é um diferencial a mais para conquistar a tão sonhada aprovação.

“O sucesso depende de preparação prévia” – Confúcio

Distribua o tempo de estudo

É preciso saber administrar o seu tempo de estudo diante da diversidade de matérias que são cobradas no Exame da Ordem. Uma alternativa para conseguir dosar o estudo é priorizar as matérias de maior relevância para a prova, distribuindo o seu tempo de acordo com os temas mais cobrados pela Banca.

Otimize a sua preparação reservando um tempo moderado à disciplina Filosofia do Direito. Saiba estudar com qualidade, organizando a sua rotina de estudos, de modo que você consiga apropriar-se de forma prazerosa do conhecimento.

“Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.” – Albert Einstein

Aposte em biografias diferentes

São inúmeros os autores que se destacam na área da filosofia. Contudo, é imprescindível que o candidato tenha um material sólido e direcionado para a disciplina estudada.

Com o apoio de professores especializados na matéria, é possível adquirir esse tipo de material compilado, já devidamente atualizado com as obras de diversos autores da área. Até porque é muito difícil encontrar um livro didático que aborde todos os temas cobrados no exame da ordem.

Por isso, aposte naquele material que dê a você toda a segurança para um aproveitamento adequado na matéria.

Prepare-se para todos os tipos de questões

Um bom desempenho do candidato na hora da prova exige uma visão abrangente da matéria estudada. Não basta apenas se limitar às questões temáticas. É essencial que o candidato conheça os principais autores da disciplina que até hoje são fontes de inspiração para o estudo em Filosofia do Direito.

A título de exemplo, grandes nomes se destacam na história do Direito, como: Aristóteles, Monstequieu, Thomas Hobbes, São Tomás de Aquino, Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau e John Locke.

O exame da ordem, além do conteúdo teórico, requer também do candidato experiência prática ao resolver as 80 questões em determinado período de tempo. E é resolvendo questões das provas anteriores que você conseguirá adquirir essa experiência e responder todas as questões no dia do certame, sem que o tempo se torne um obstáculo para a sua aprovação.

Esse tipo de técnica de estudo permite que você tenha familiaridade com o estilo da banca responsável pela elaboração da prova e consiga colocar em prática o seu conhecimento da maneira certa.

Não se esqueça de que o rendimento de suas atividades depende também de uma rotina de estudos organizada e de autoconhecimento sobre qual método de estudo é o que melhor funciona para o seu dia a dia.

Caso tenha interesse em ter um acompanhamento por profissionais da área na sua preparação, uma ótima dica é optar por cursos preparatórios voltados especificamente para o exame da OAB, que além de ajudarem você a fixar melhor o conteúdo, facilitam também a organizar a sua rotina de estudos, melhorando o seu desempenho.

Curtiu as dicas de como facilitar os seus estudos em Filosofia do Direito para a OAB? Então, que tal potencializar a sua preparação se matriculando no nosso curso preparatório para 1º fase do Exame de Ordem? Acesse o link e garanta a sua aprovação com o nosso time de profissionais da EBRADI que são referência na área do Direito!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.