Quem deseja advogar precisa concluir a graduação em Direito e conseguir a aprovação no exame de Ordem. Porém, chega um momento em que é comum se perguntar: fiz a prova da OAB, quais são os próximos passos?

Realmente, o planejamento de carreira não é uma tarefa simples e exige cuidado para obter os melhores resultados na profissão. No entanto, existem algumas dicas importantes para ajudar você a organizar os seus planos.

Quer saber quais são? Então, continue a leitura deste conteúdo e veja o que fazer para investir na carreira jurídica!

Solicitar inscrição de advogado

Se você fez a prova da OAB e conseguiu a aprovação, é importante se organizar para solicitar a inscrição nos quadros de advogados. Os procedimentos variam em cada seccional, então vale a pena pesquisar as exigências do seu estado.

O primeiro passo é solicitar o Certificado de Aprovação no Exame de Ordem, que comprovará que você pode fazer a inscrição. Ele é emitido pelo Conselho Federal, mas a solicitação é feita na subseção da sua cidade. Depois, você deve apresentá-lo com os demais documentos exigidos, que podem incluir:

  • RG e CPF;
  • título de eleitor;
  • certificado de colação de grau ou diploma;
  • certidão negativa de execução criminal;
  • foto 3×4 com fundo branco e trajes adequados ao exercício da profissão.

Para facilitar, é comum que todas as informações sobre a inscrição estejam disponíveis no site da seccional do seu estado. Senão, entre em contrato com a subseção da sua cidade para conferir a lista completa de documentos. Após entregar a documentação, o pedido será analisado para determinar se o bacharel cumpre todos os requisitos para advogar.

Um ponto importante é se organizar financeiramente para pagar a taxa de inscrição, os custos de emissão da carteira e a anuidade, que varia em cada local. Contudo, muitas seccionais oferecem descontos de até 50% nas mensalidades para os advogados recém-formados.

Abrir o próprio escritório

Depois de fazer a prova da OAB e conseguir a inscrição no quadro de advogados, considere abrir o próprio escritório de advocacia. Essa é uma alternativa interessante para quem busca mais autonomia sobre a própria carreira.

Se existir convênio para advocacia dativa na sua região, informe-se sobre o funcionamento do sistema para se inscrever. Nesse caso, você atua gratuitamente para o cliente, mas receberá o pagamento do estado. Assim, essa é uma boa oportunidade para obter mais experiência e se tornar mais conhecido, pois as pessoas atendidas podem render indicações e atendimentos particulares no futuro.

Para ajudar com os custos, você pode firmar parcerias com outros colegas ou buscar o aluguel de uma sala em uma estrutura compartilhada. É bastante comum encontrar escritórios montados que oferecem a locação de um espaço completo, sem vínculos entre os profissionais.

Conhecer as carreiras jurídicas

Muitas vezes, é a vontade de advogar que incentiva o profissional a cursar Direito. No entanto, mesmo a advocacia conta com várias opções de carreira. Também é possível trabalhar como associado ou empregado em outros escritórios ou em uma empresa, compondo o departamento jurídico. Em todos os casos, é importante conhecer as diversas áreas de atuação que você pode adotar na carreira, como:

Tenha as mesmas condições
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito de Família;
  • Direito Tributário;
  • Direito Digital;
  • Direito Empresarial e Societário;
  • Direito Ambiental;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Imobiliário.

Conhecer as diversas possibilidades de atuação na advocacia é fundamental para conseguir traçar uma carreira satisfatória. Em complemento, você também pode trabalhar como correspondente jurídico, realizando diligências para outros profissionais.

Porém, se decidir que a advocacia não é a profissão ideal para o seu perfil, existem outras opções de carreira jurídica que podem se tornar mais interessantes com o passar do tempo. A busca por mais estabilidade, por exemplo, pode fazer com que os concursos públicos se tornem o objetivo profissional. Veja as opções mais comuns:

  • magistratura;
  • promotoria;
  • defensoria pública;
  • procuradoria.

Especializar-se para dar aula

Você já pensou em dar aula? Depois de fazer a prova da OAB, essa pode ser uma opção bastante interessante, principalmente porque pode ser conciliada com outras atividades com mais facilidade, garantindo uma boa renda complementar.

Essa é uma prática que também ajuda na construção de uma boa imagem profissional, tendo em vista que isso traz mais autoridade sobre os assuntos que são tema das aulas. No entanto, é importante ter uma pós-graduação em Direito para se aprofundar na matéria e ter conhecimentos realmente relevantes para repassar aos alunos.

Além disso, as instituições de ensino sempre buscam professores mais qualificados para o quadro de docentes, com especialização, mestrado ou doutorado. Outra opção é atuar como professor em cursos preparatórios para concursos públicos ou o exame de Ordem, que têm uma grande procura e conseguem proporcionar diversas oportunidades de trabalho.

Manter os estudos

Independentemente dos rumos que você desejar para a sua carreira após fazer a prova da OAB, é fundamental manter uma rotina de estudos constante. O Direito passa por várias mudanças decorrentes de novas leis, alterações na legislação e novos entendimentos nos tribunais.

Desse modo, o profissional precisa se atualizar constantemente sobre as mudanças e tendências para conseguir exercer suas atividades de forma plena e sem erros. Na advocacia, isso influencia no atendimento ao cliente, no peticionamento e, consequentemente, no resultado das ações judiciais propostas.

Da mesma forma, os juízes, procuradores, promotores, analistas e demais profissionais da área precisam estar informados sobre todas essas questões para não cometer erros na atuação, nem prejudicar as partes envolvidas nas demandas.

A dica para isso é contar com especializações ou cursos livres, que ajudarão a aprofundar o conhecimento em diferentes áreas, além de garantir a atualização jurídica para acompanhar as tendências e conhecer as melhores práticas para a sua carreira.

Depois de ler este conteúdo, esperamos que você tenha mais facilidade para definir as melhores estratégias para a sua carreira sempre que se perguntar “fiz a prova da OAB, e agora?”. Para ajudar a conquistar os seus objetivos, conte sempre com uma especialização de qualidade, como as ofertadas pela EBRADI.

Gostou dessas dicas? Se você tem interesse em construir uma carreira de sucesso, entre em contato com a gente para conhecer os nossos cursos e diferenciais!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.