O exercício do Direito encontra desafios na prática para os quais a faculdade não prepara você, como a gestão de escritório de advocacia, tarefa que vai além do conhecimento jurídico e exige alta capacidade de planejamento, organização e execução.

De 1995 para 2015 o número de faculdades de Direito cresceu de 165 para 1.308, de acordo com o MEC, aumento proporcional à quantidade de estudantes matriculados, refletindo também no mercado de trabalho: se em 2006 tínhamos 574 mil advogados no Brasil, em 2018 eram 1,1 milhão, segundo a OAB.

Como criar diferencial competitivo em um cenário tão concorrido? Ganhar seu espaço, conquistar clientela e solidificar seu nome no ramo jurídico são tarefas mais fáceis de serem cumpridas com o devido direcionamento. Siga na leitura para maiores orientações!

Gestão de escritório de advocacia: prospecção de clientes

Esta atividade é especialmente delicada, devendo seguir os preceitos do Código de Ética e Disciplina da OAB, que atesta o “caráter meramente informativo” da publicidade do advogado. Ela deve ser conduzida de forma discreta e sóbria, sendo veda a “captação de clientela ou mercantilização da profissão”, conforme disposto no artigo 39.

O marketing trabalha com recursos visuais e midiáticos vedados pela Ordem, a exemplo da vinculação de imagens e informações em rádio, televisão e outdoors. Desta forma, como lançar seu nome no mercado para criar referência a clientes em potencial?

Páginas online de escritórios de advocacia têm aderido ao marketing de conteúdo para atrair a atenção dos internautas, apresentando em vídeos e textos problemas na área jurídica e suas possíveis soluções no objetivo de estabelecer afinidade com o leitor ou espectador.

Com a utilização de palavras-chave apropriadas e otimizações na redação é possível melhorar seu ranqueamento em sites de busca, facilitando o acesso do usuário ao seu link. Escrever para colunas e dar palestras sobre assuntos atinentes ao Direito também fortalecem seu nome no mercado porque você denota domínio da matéria e é reconhecido como referencial no assunto.

As chances de sucesso são grandes com a identidade visual certa, networking adequado, eleição minuciosa de patrocínio e parcerias em eventos jurídicos e a produção cuidadosa de material na sua área de especialização. A prospecção de clientes não é vedada, apenas precisa ser feita com zelo, dentro dos limites legais.

Gestão de escritório de advocacia: automação de processos

Algumas funções cotidianas neste ambiente de trabalho podem ser otimizadas com a inserção da tecnologia: softwares, robôs e máquinas já trabalham conjuntamente em sistemas integrados para acelerar atividades rotineiras, gerando ganho de tempo e aumento de produtividade.

Estamos falando de programas capazes de buscar a jurisprudência perfeita na internet quando você for peticionar em um caso específico ou aptos para encontrarem em bancos de dados públicos informações sobre as partes envolvidas no litígio em que você advoga.

Ainda, a gestão de escritório de advocacia pode melhorar com notificações em tempo real da movimentação processual de suas causas e também no atendimento ao público. Exemplo disso são os chatbots, robôs responsáveis pelo atendimento online, estabelecendo contato imediato pela geração de respostas apropriadas para cada situação de forma automática.

Tenha as mesmas condições

Advogados trabalham com muitos documentos cujo armazenamento é otimizado se estiver na nuvem. Isso porque poupa espaço físico, evita deteriorações e é facilmente acessado e encontrado pelo empreendedor jurídico. A jurimetria, análise estatística sobre as decisões em certo âmbito também contribuem para a construção das teses, outro benefício da automação capaz de destacar o profissional.

Gestão de escritório de advocacia: gestão financeira

Esta é uma das principais preocupações de toda pessoa que empreende, afinal, é um indicador explícito do sucesso ou fracasso de um negócio, evidenciando gargalos e falhas nos procedimentos e metodologia laboral adotados.

Lidar com a gestão de escritório de advocacia envolve honorários contratuais e sucumbenciais, boletos para a manutenção do espaço físico e translado para comparecimento em audiências, reuniões de clientes e instituições públicas, entre outras medidas.

Além disso, existem gastos inerentes ao procedimento, seja ele administrativo ou judicial, como as custas processuais e o pagamento de valores para a expedição de documentos em via administrativa. A tarefa primordial é não misturar seus encargos com os que devem ser arcados pelos clientes, sendo bom para ambos a prestação de contas aos representados, pois ela esclarece os gastos e ajuda você a controlar o fluxo de caixa.

Esteja ciente dos seus custos fixos (aluguel, por exemplo) e variáveis (impostos, luz, água) para não sair do orçamento. Também analise todos os fatores de cada caso para precificar seus serviços — afinal, eles têm complexidades diferentes entre si.

Gestão de escritório de advocacia: uso de métricas

Quais serão os indicadores eleitos para analisar se suas metas foram alcançadas? Você pode estabelecer um número mínimo de novas causas por mês, quanto deseja obter de faturamento ou um número X de posts para publicar em seu blog mensal ou semanalmente.

Ainda, é possível estabelecer quantos seguidores você deseja ter para deslanchar com sua página profissional nas redes sociais. Tantas opções atestam: tão importante quanto estipular objetivos é ter métricas para mensurar se o resultado almejado foi batido e, em caso afirmativo, mensurar o seu sucesso.

Existe uma famosa ferramenta de gestão chamada ciclo PDCA — planejar (plan), executar (do), checar (check) e agir (act) — que abrange os projetos desde sua estruturação até a implementação. Adotar indicadores para averiguar a eficácia de suas medidas está na etapa de controle, ou seja, admite a identificação de erros e otimizações nos processos adotados.

Por vezes, não notamos que nossa forma de peticionar ou elaborar teses é pouco eficiente, o material utilizado pode ser obsoleto e o conhecimento técnico insuficiente. Diante de tal situação, o PDCA abre um universo de possibilidades, evidenciando, por exemplo, a necessidade de uma especialização em Direito para melhorar sua atuação ou o quanto um software de busca de jurisprudência pode estimular seus argumentos jurídicos.

Empreender não é fácil, mas a gestão de escritório de advocacia normalmente traz satisfação profissional não obtida quando você trabalha para outras pessoas. A autonomia dá ao advogado horários flexíveis, mas exige disciplina para implementação e verificação das medidas gerenciais, desde os setores de marketing até a inserção da tecnologia na rotina do seu negócio.

Gostou do tema? Que tal fortalecer sua rede de contatos compartilhando o post nas redes sociais?

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.