Banner: Fique por dentro do mundo jurídico

Por estarmos no meio de uma pandemia, e para que possamos evitar ao máximo a transmissão acelerada do chamado Coronavírus, grande parte das organizações estão adotando a possibilidade dos colaboradores exercerem suas funções dentro de suas casas, configurando, assim, o home office.

Essa ação é em prol da saúde pública, para que não tenham mais aglomerações, diminuindo os riscos de contaminação das pessoas, para que não haja sobrecarga das unidades de saúde, mesmo que a maioria das pessoas que estão ativas no trabalho não fazem parte do grupo de risco, pois elas podem ser, de modo geral, uma grande fonte de transmissão e disseminação.

Assim, diante de toda essa situação, é imprescindível que saibamos como realizar, de forma correta, o home office, pois existem alguns direitos e deveres que devem ser respeitados quando versamos sobre esse assunto, inclusive, essas práticas são elencadas pela CLT, e há todo um regramento a ser seguido.

Sobre a carga horária, o funcionário deve exercer o mesmo tempo que faria se estivesse no seu local de trabalho, sendo possível a exigência até de marcação de ponto eletrônico, todavia, não é possível que ele trabalhe mais horas do que o acordado no contrato. Além disso, é fundamental que ele cumpra com todas as suas tarefas e atividades conforme for requerido pelo chefe.

Neste ponto, temos também a exigência da realização do intervalo para o almoço, que deve ser respeitado, tanto pela empresa, como pelo funcionário, justamente porque a pausa é fundamental para que exista um bom desempenho no trabalho, assim, esse horário deverá ser o mesmo que o realizado na empresa e estipulado em contrato.

Banner: Fale com consultor

Sobre os equipamentos utilizados para trabalhar, como o notebook ou computador, não é de responsabilidade do funcionário ter a disposição em casa para utilizar, sendo obrigação da empresa fornecer todo o material necessário para o trabalho home office, ficando sob os cuidados do colaborador o equipamento, e este deverá ter todo o zelo, pois é um patrimônio da empresa.

Devemos também saber algumas dicas que farão total diferença no desempenho do home office. Por exemplo, começar no horário que habitualmente faria, ajuda a criar uma rotina, da mesma forma, é fundamental realizar as pausas de almoço e de intervalos, porque isso ajuda a manter a organização e o foco.

Ao acordar, não começar o dia trabalhando de pijama apesar de parecer extremamente confortável, ao invés disso, é recomendado tomar um banho e trocar de roupa, assim, o modo trabalho aparecerá mais rápido.

A comunicação com todos da equipe é fundamental, por isso, devemos zelar pela comunicação clara e transparente, tendo em vista que as reuniões não presenciais podem perder um pouco a sintonia existente entre os colegas de trabalho.

Por fim, o ideal é sempre saber a hora de parar, com o objetivo de evitar a exaustão, porque ninguém sabe quando isso vai passar, então deve-se ter hábitos saudáveis para que isso não seja tratado como um encargo, pois é um serviço prestado à sociedade, com a finalidade de ajudar a saúde pública.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.