O início da vida universitária é repleto de sonhos e novidades. Com um curso de graduação, inicia-se uma nova rotina de amigos, projetos e, claro, estudos. Além de cumprir toda a carga horária obrigatória do curso, os estudantes ainda precisam garantir o cumprimento das horas complementares no Direito.

Grande parte dos cursos de ensino superior exigem que o aluno cumpra determinada carga horária com atividades. Essas horas são realizadas fora do período das aulas e podem ser garantidas de diferentes formas.

Você sabe quais atividades podem ser utilizadas com essa finalidade? Para descobrir quais cursos e eventos contam como horas complementares no curso de Direito, continue a leitura!

Como conseguir atividades complementares para o curso de Direito?

As horas complementares são atividades exigidas nos cursos de graduação com o objetivo de adicionar mais conhecimento sobre a área de atuação. Veja, a seguir, os principais meios de conseguir atividades complementares para o curso de Direito:

  • eventos da universidade: atividades internas da própria universidade, como palestras, monitoria, semanas acadêmicas, entre outras;
  • eventos externos: atividades independentes, como palestras, congressos, simpósios, oficinas, seminários, entre outras;
  • projetos de pesquisa: projetos de iniciação científica realizados na universidade;
  • estágio: o contato com a prática da profissão também é aceito pelas universidades como atividade complementar;
  • cursos extracurriculares de Direito: existem diversos cursos extracurriculares de Direito — gratuitos e pagos — que podem ser utilizados como atividades complementares.

Como os cursos da EBRADI podem ajudar?

Como vimos, os cursos extracurriculares são uma opção para cumprir as horas complementares exigidas na graduação. Além disso, eles se mostram uma ótima oportunidade de acumular aprendizado e qualificação. Desse modo, é importante buscar uma instituição de ensino que contribua com conhecimento e agregue valor ao currículo.

Nesse sentido, a Escola Brasileira de Direito (EBRADI) é uma excelente escolha. Além de contar com profissionais renomados no corpo docente da pós-graduação em Direito, a EBRADI oferece cursos de extensão na modalidade digital, o que se traduz como uma facilidade na rotina corrida do estudante de Direito.

A EBRADI é referência no ensino digital de alta qualidade, com aulas voltadas à prática da advocacia, contribuindo para o engajamento dos alunos. Seu método de ensino oferece conhecimentos aprofundados sobre o assunto, pois conta com suporte de grandes nomes do ramo jurídico. Entre suas principais características, estão:

  • conteúdo desenvolvido por grandes personalidades do Direito;
  • supervisão acadêmica de advogados renomados no mercado;
  • ferramentas tecnológicas de auxílio à aprendizagem;
  • cursos de extensão na modalidade digital;
  • pós-graduação online;
  • acesso ilimitado a milhares de obras;
  • serviços de tutoria, mentoria e coaching.

Quais são os cursos de extensão da EBRADI?

Os cursos de extensão da EBRADI são indicados tanto a profissionais formados quanto a estudantes e valem como horas complementares. Seus temas são relacionados com os assuntos mais relevantes e atuais do mercado jurídico. Confira, a seguir, alguns dos cursos oferecidos pela EBRADI!

Direito Eleitoral

Coordenado pela Professora Nathália Masson — Mestre em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional pela PUC/RJ e doutoranda em Direito Público na Universidade de Coimbra — o curso de extensão em Direito Eleitoral prepara o aluno para prestar os serviços jurídicos na seara Eleitoral, mas também oferece conteúdo de qualidade para quem deseja ingressar no serviço público.

Tenha as mesmas condições

Direito Empresarial Societário

Coordenado pela professora Tatiana Smolentzov — LL.M na Cornell University (Law School) e Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP — o curso de extensão em Direito Empresarial Societário é indicado aos graduandos que buscam um aprofundamento na matéria e aos graduados em preparação para o exame da OAB ou para concursos públicos.

Direito Constitucional

O curso de extensão em Direito Constitucional é coordenado pela Procuradora do Município de São Paulo e Mestre em Direito pela FDUSP Luciana Russo. Seu conteúdo é direcionado a estudantes e operadores do Direito, pois aborda o estudo dos direitos fundamentais, das garantias constitucionais, dos direitos políticos e da ordem econômica, de forma didática e inovadora.

Fundamentos do Direito Civil

Com a coordenação da Professora Patrícia Panisa — Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) — o curso de extensão em Fundamento do Direito Civil abrange temas importantes do âmbito do Direito Civil, sendo indicado para graduandos e graduados que intencionem atuar nesse ramo do Direito.

Língua Portuguesa

O curso de extensão em Língua Portuguesa é coordenado pelo Professor Wallace Magri — Doutor em Linguística e autor de diversas obras voltadas ao mercado jurídico. Assim, o curso é recomendado para estudantes e profissionais do Direito que buscam ampliar seu domínio na norma culta para uma melhor atuação profissional.

Afinal, a língua portuguesa é instrumento essencial para a prática da advocacia, pois o advogado precisa se comunicar, interpretar normas e elaborar peças processuais rotineiramente, sendo exigido o domínio do idioma.

Ciência Política

O curso de extensão em Ciência Política é essencial na formação do bacharel em Direito. Ao apresentar as principais correntes políticas, ele contribui para um estudo detalhado sobre as instituições políticas e os principais sistemas de governo.

O curso é coordenado pelo Professor Alessandro Manduco — Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP — e apresenta os principais tópicos sobre Ciência Política e Teoria Geral do Estado, com foco especial nas teorias políticas clássicas e no Estado Moderno.

Audiência na Vara de Família

Coordenado pela Professora Sabrina Dourado — Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia/UFBA — o curso de extensão em Audiência na Vara de Família é direcionado tanto para estudantes quanto profissionais que atuam ou desejam atuar na área. Com uma carga horária de 4 horas, oferece conhecimento técnico e prático das audiências nesse ramo da advocacia.

As horas complementares no Direito são requisitos obrigatórios para a conclusão do ensino superior. Muitos alunos acabam deixando essa etapa para o final da faculdade, mas isso não é uma boa ideia. Afinal, os últimos períodos da graduação costumam ser bem intensos e atarefados, e correr atrás de mais horas nessa etapa pode não ser possível. Por isso, busque o quanto antes os cursos extracurriculares na área.

Gostou das dicas? Para conhecer mais sobre os nossos cursos, entre em contato conosco e conheça os principais diferenciais da EBRADI!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.